NOTÍCIAS

08-JUL-2015

Secretaria de Saúde realiza 7ª Conferência Municipal repleta de êxito

08 DE JULHO DE 2015
O auditório da Escola Técnica se tornou pequeno para acomodar o grande número de participantes.
O município de Aurora, na região do cariri, realizou nesta terça-feira, 07 de julho, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, a sua 7ª Conferência Municipal de Saúde, sob o tema: "Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar bem das pessoas"; "Direito do Povo Brasileiro".

O fórum das discussões por uma saúde pública de qualidade para toda população aurorense, teve sua mesa de honra composta pelas seguintes autoridades: José Adailton de Macedo (Prefeito Municipal), José Gean Passos Leite (Secretário Municipal de Saúde), Eliézio Luiz (Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Coordenador da Vigilância Sanitária), Dr. Mikael Figueiredo (Coordenador de Projetos), Chico Henrique e Osasco Gonçalves (Presidente e vice do Poder Legislativo, respectivamente), Drª Emery Ciana Figueiredo Vidal (Palestrante), os secretários municipais de Administração, Socorro Macedo; da Cultura, José Cícero; da Juventude e Esporte, Pedro Henrique; dos Transportes, Jussiê Alves; de Agricultura, José Dácio; de Obras, Antonio Macedo; Professora Tereza Frazão Lita; Irmã Maria José; e Franzé DAurora (Mestre Cerimônia).

As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera, como também visa a construção de políticas públicas que deverão compor o plano municipal de saúde e o plano plurianual PPA.

Logo após a formação da mesa de honra do certame, houve a entoação dos hinos nacional e municipal – executados pela Banda de Música Municipal Sr. Menino Deus -, que por sinal tem causado muito orgulho a sociedade aurorense, principalmente ao prefeito municipal Adailton Macedo (responsável direto pela criação e municipalização desse equipamento musical).

Todavia, os trabalhos foram iniciados oficialmente com a fala do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliézio Pereira Luiz, que a priori pontuou as dificuldades em fazer saúde pública sem partidarismo politico; salientando o desejo de colher do evento novas idéias, tudo por uma saúde de qualidade para toda coletividade aurorense.

O Secretário de Saúde, Gean Passos, iniciou sua fala destacando a união de sua equipe de trabalho, que se dedicou de corpo e alma para o pleno êxito da conferência, inclusive realizando várias pré-conferências nas mais distintas localidades do município, levando informações e colhendo sugestões da população.

O Prefeito Municipal, José Adailton Macedo, começou seu discurso saudando a Banda de Música Municipal Sr. Menino Deus. Disse que o município de Aurora, não firmará convênio com o governo do estado quanto a aquisição de medicamentos, pois a esfera estadual não tem cumprido para com sua responsabilidade de entregar os itens comprados pelo município, ou seja, envia os remédios da forma que achar melhor – prejudicando a população aurorense. Na mesma oportunidade, Adailton assegurou aos agentes comunitários de saúde, que enviará projeto de lei a Câmara Municipal, que autoriza o pagamento de gratificação a classe especificada, bem como falou acerca do seu projeto de instituição do Plano de Cargo e Carreira para os profissionais da saúde. Por fim, discorreu a respeito do descaso do governo do estado concernente a disponibilização do número insignificante de exames, como: ressonância magnética e tomografia, causando sérios prejuízos as famílias carentes do município.

Também fizeram o uso da palavra a professora Tereza Frazão Lira, que na ocasião esteve representando a ex-secretária municipal de saúde, Drª Petrúcya Frazão Lira e a URCA, seguido da fala do vereador Osasco Gonçalves.

A programação da 7ª Conferência Municipal de Saúde teve continuidade com a apresentação teatral do grupo ‘Tábua de Pirulito’, da cidade do Crato, como também da dupla de repentistas da terra os irmãos Alex Luna e Edivânio Luna, seguida da palestra proferida pela representante do governo do estado, Drª Emery Ciana Figueiredo Vidal.

Explorando o tema: "Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar bem das pessoas"; "Direito do Povo Brasileiro", a palestrante disse que fazer saúde é um compromisso continuo; enaltecendo, inclusive, a necessidade da manutenção e do fortalecimento de tudo aquilo que já conseguimos através do SUS.

Drª Emery Ciana fez menção as dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS), que apesar de operar longe dos anseios e da necessidade do povo brasileiro, tem despertado o interesse de países como os Estados Unidos, que segundo a palestrante vem estudando meios para a implantação do mesmo.

Ademais, a palestrante afirmou que o município de Aurora, através do prefeito Adailton Macedo tem se configurado no município mais presente nos constantes encontros de saúde ocorridos no Ceará, inclusive destacou a luta ininterrupta de Adailton Macedo visando melhorar a qualidade de vida do povo de sua terra.

Concluída a palestra, os trabalhos foram suspensos para o almoço, onde em seguida ocorreu a divisão dos grupos de trabalho, seguido da apresentação e aprovação das propostas a serem levadas para a conferência estadual, que ocorrerá no próximo mês de novembro, em Fortaleza. Por fim, houve a Plenária Final do evento, com a eleição dos delegados que representarão o nosso município na conferência estadual.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 21 dia(s)

Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que comp [...]

#Obra Há 30 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 33 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 33 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 37 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 38 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 90 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 90 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito