NOTÍCIAS

18-AGO-2016

Em alusão ao dia dos pais, Prefeitura de Aurora oferece café da manhã aos presos internos da cadeia pública

18 DE AGOSTO DE 2016
O público carcerário interno do sistema prisional de Aurora, que cumpre pena em regime fechado voltou a vivenciar mais um momento de confraternização proporcionado pela prefeitura de Aurora.

A ação do poder público diz respeito ao café da manhã que a gestão municipal disponibilizou para os presos internos da cadeia pública, como parte das comemorações alusivas ao dia dos pais, data festejada oficialmente a cada segundo domingo do mês de agosto.

Familiares dos presos puderam mais uma vez compartilhar desse momento marcante na história do sistema prisional masculino do país, haja vista, que o fato acontece pela terceira vez consecutiva em Aurora. A primeira aconteceu, no dia 23 de dezembro de 2015, quando a gestão municipal ofereceu um almoço aos presos, numa forma de confraternização de natal, ocasião em que os familiares dos mesmos puderam participar do momento. A segunda, ocorreu durante o período de comemoração a páscoa, portanto, este ano.

Na oportunidade, uma comitiva representativa da gestão municipal - composta pelo Chefe de Gabinete, Dr. Sebastião Rangel; os Secretários de Administração, Francisco Fernandes (Batente); de Finanças, José Pretinho; e a Assistente Social, Cristiane Alencar, esteve no local executando a programação comemorativa.

O evento contou também com as presenças do Promotor de Justiça de Aurora, Dr. Rambrant de Matos Esmeraldo; o Assessor Especial do Gabinete da Secretaria de Justiça do Estado do Ceará e Coordenador da Regional do Cariri, Wanderson Pereira; o Diretor da Cadeia Pública de Aurora, Samuel Santos Matos; as Diretoras das cadeias públicas de Missão Velha e Juazeiro do Norte (Cadeia feminina), Luiza Cruz e Carminha, respectivamente; Agentes penitenciários; dentre outros.

Momentos antes das famílias dos presos adentrarem a parte interna da cadeia, o diretor do órgão, Samuel Santos fez uma sucinta explanação a respeito do nosso sistema prisional, inclusive tecendo fortes elogios a administração municipal do prefeito Adailton Macedo, que tem tratado os presos de Aurora, de forma humanitária, bem diferentemente daquilo que vimos diariamente na televisão.

Samuel disse que assumiu o posto de Diretor da Cadeia Pública de Aurora há dois anos e dois meses, porém, ressaltou que nunca destratou um preso, e que durante esse tempo só houve um caso de agressão entre presos dentro da cela. Falou também que durante toda sua experiência desde quando atuava na polícia (Rota), nunca tinha visto presos sendo tão bem tratados como na cadeia pública de Aurora. Informou ainda que atualmente o sistema prisional de Aurora opera com 35 presos, dos quais 25 deles no regime fechado, 06 no aberto e outros 04 presos cumprem pena no regime semiaberto.

O chefe de gabinete da prefeitura, Dr. Sebastião Rangel, disse que durante as comemorações alusivas ao natal, páscoa, dia dos pais e das mães, é comum o ser humano senti muita falta da família, principalmente as pessoas que vivem em cárcere privado. Portanto, é visando essa vivencia de vocês (presos) que estão aqui (na cadeia) cumprindo uma pena por uma alguma infração cometida. Vocês estão aqui provisoriamente, não existe pena perpétua no Brasil, mais cedo ou mais tarde vocês irão sair, então, eu rogo a Deus que quando vocês saírem - nunca mais voltem, sigam suas vidas normalmente junto a sociedade. Aurora trata os presos internos como serem humanos, com estrutura, uma equipe carcerária disciplinada, que faz um trabalho bem feito com vocês (presos), portanto, eu (Dr. Sebastião Rangel) como representante do poder público municipal só me cabe dizer a vocês que é um prazer está aqui compartilhando desse momento tão especial, discursou.
O Promotor de Justiça de Aurora, Dr. Rambradt de Matos Esmeraldo, iniciou sua fala dizendo parecer ser difícil ver um promotor que normalmente é visto como carrasco, como feitor, mais vocês não são escravos e nem devem ser mal tratados, devem ser respeitados como cidadãos; cidadãos que cometeram erros, mas cidadãos. Portanto, o meu papel como promotor de justiça é fazer com que seja respeitado os direitos dos presos, os direitos da pessoa em tudo aquilo que não foi seciado pela sentença judicial. "Demoro a vi a cadeia pública de Aurora, é bem verdade. Mais demoro porque os afazeres da promotoria de justiça são muitos em Aurora. Hoje, nós temos uma comarca que não tem processo criminal atrasado, o promotor está com os seus processos todos em dia, e isso é bom porque a gente vai tendo mais tempo pra desenvolver em outras atividades. Recorre ao promotor de justiça, todo e qualquer tipo de problema que ocorra na comunidade, desde briga de menino, briga de rua, já estou com medo de chegarem também as brigas de cachorro e de gato (risos), pois é só o que tá faltando vir é isso, discorreu o promotor.

O Coordenador da Regional do Cariri, Wanderson Pereira, destacou o grau de organização e humanização existente na cadeia pública de Aurora, como também se disse bastante satisfeito pelo fato de ter conhecido o promotor de justiça de Aurora, Dr. Rambrandt. Por fim, se colocou a disposição de tudo aquilo que estiver sob o seu alcance para corroborar para o fortalecimento de uma política pública carcerária - mais eficiente e de qualidade, não somente para os presos, mais sim para o corpo funcional das cadeias públicas da região do cariri.

Logo após, os presos e seus familiares foram convidados a degustar do nutritivo e delicioso café da manhã (Meire Calixto).

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 20 dia(s)

Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que comp [...]

#Obra Há 29 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 32 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 32 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 36 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 37 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 89 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 89 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito