Notícias

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é celebrado com exitosa programação em Aurora

Em alusão a Campanha Mundial contra o Trabalho Infantil, data celebrada oficialmente no dia 12 de junho, aconteceu na tarde de terça-feira, 27, no auditório do Casarão da Cultura, centro da cidade, importante palestra concernente ao assunto em destaque.

A programação celebrativa ocorreu através de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o apoio da administração municipal do prefeito Júnior Macedo.

A palestra foi ministrada pelas técnicas do CRAS, Edilene Santos e Yanne Carvalho, assistente social e psicóloga, respectivamente. A principio, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Elma Gardênia, agradeceu a presença dos participantes, ressaltando que o poder público municipal está fazendo a sua parte, porém, espera-se que a sociedade de modo em geral possa fazer a sua.

O vereador Osasco Gonçalves disse que o combate ao trabalho infantil é uma luta de todos, visto que o trabalho infantil tira a infância das crianças, portanto, se não cuidarmos de nossas crianças qual será o futuro delas?, questionou o parlamentar.

Dando inicio a palestra propriamente dita, a assistente social Edilene Santos, a priori definiu o evento como uma roda de conversa, inclusive frisou que os pais não poder tirar seus filhos da escola para que eles exerçam atividades que caracterizem o trabalho infantil, mesmo que seja para ajudar nas despesas da casa.

Por sua vez, a psicóloga Yanne Carvalho discorreu sobre a Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, que altera vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Disse que é preciso diferenciar o trabalho infantil do caseiro, ou seja, aquele em que a criança ajuda a mãe no dia a dia, como por exemplo: varrer a casa, lavar a louça, arrumar o quarto, etc.

Voltando a fazer o uso da palavra, Edilene Santos destacou a união entre os segmentos CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, inclusive falou que o CRAS é a porta de entrada para tentar solucionar problemas dessa natureza, seguido da exibição do vídeo, Meia Infância - o Trabalho Infantil no Brasil.

Por fim, houve várias apresentações dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Pracinha do Menino Deus.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Rosana Araújo

 

Deixe seu comentário







Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS