NOTÍCIAS

09-ABR-2015

Conselho Municipal de Saúde participa de Plenária Popular na cidade de Juazeiro do Norte

09 DE ABRIL DE 2015
Na oportunidade, o município de Aurora esteve representado pelo Presidente do Conselho de Saúde, Eliezio Luiz, juntamente com o representante do segmento profissional de saúde nível superior, Dr. Mikael de Figueiredo Gonçalves
Os conselheiros de Saúde, Eliezio Luiz (Presidente do Conselho de Saúde de Aurora), juntamente com o Dr. Mikael de Figueiredo Gonçalves (representante do segmento profissional de saúde nível superior) participaram no Auditório do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador-CEREST, em Juazeiro do Norte-CE, da Plenária Popular de Conselhos da Macrorregião do Cariri, realizada na última terça-feira, dia 07 de Abril.

O ensejo enfatizou o Controle Social em Defesa do SUS que se prepara para um dos eventos mais significativos da área da saúde, a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), com o Tema "Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: um direito do povo brasileiro.

Cerca de cem membros de conselhos de saúde municipais da Macrorregional de Saúde do Cariri, que abrange as regiões de Icó, Iguatu, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte que englobam o total de 45 municípios com a população total de 4.357.199 habitantes.

O evento foi realizado pelo Conselho Estadual de Saúde - CESAU e foi de suma importância para a discussão de vários assuntos referentes à saúde dos municípios envolvidos, como: PPI de Medicamentos, Controle de Leishmaniose (calazar), Samu, princípios básicos do SUS, Universalidade, equidade, a falta de preparo (humanização e conhecimento técnico) do funcionalismo, público para solucionar as necessidade dos pacientes que buscam os serviços do SUS, a participação dos entes federativos envolvidos, a ineficiência do HRC – Hospital Regional do Cariri que atende somente a população de Juazeiro do Norte, quando deveria prestar serviços a região do cariri em geral de fato, preconceitos e favorecimentos a usuários que buscam os serviços dos SUS e a falta de recursos para que os município, as secretárias de saúde possam desenvolver ações eficientes para atender a população necessitada, falta de ultrassom para atender as gestantes em turno noturno na região do Cariri e outras especialidades que encontram dificuldade na região para obter atendimento em tempo hábil.

O evento foi muito importante por esclarecer assuntos direcionados a saúde que poderão ser desenvolvidos nas conferências municipais que acontecerão até o mês de julho de 2015. Aurora está se preparando para realizar a VII Conferência Municipal de saúde e como faz desde que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, o secretário Dr. Jose Gean Passos Leite sempre priorizou levar para a plenária do Conselho Municipal de Saúde as ações executadas na saúde municipal para apreciação dos conselheiros de saúde do município de Aurora, dando lisura e transparência aos processos de gestão sob sua responsabilidade com a participação efetiva dos diversos segmentos da sociedade representada no Conselho de Saúde de Aurora – CMS, para manter a qualidade dos serviços em saúde aos usuários, uma preocupação constante do Prefeito Municipal José Adailton Macedo.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 16 dia(s)

Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que comp [...]

#Obra Há 25 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 32 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 33 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 85 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 85 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito