CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 03/04/2024 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que compõem a Gestão, celebrou hoje, 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento foi realizado no CSU - Centro Social Urbano e contou com a participação de várias crianças atendidas pela rede municipal de Saúde, Educação, Ação Social e demais secretarias.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma data importante para aumentar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo. O evento organizado pelo Governo Municipal teve como objetivo conscientizar a população sobre o autismo e destacar a importância do apoio e da inclusão.

Durante o evento, as crianças participaram de diversas atividades lúdicas e educativas, proporcionando um ambiente de diversão e aprendizado. Além disso, foram realizadas palestras e workshops para educar os participantes sobre o autismo e como apoiar aqueles que vivem com o transtorno.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo no CSU foi um sucesso, reunindo a comunidade para aprender mais sobre o autismo e celebrar a diversidade. O Governo Municipal continua comprometido em promover a inclusão e o respeito por todas as pessoas, independentemente de suas diferenças.

#Saúde 08/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde, encaminhou mais de 70 pessoas para realização de exames de imagem.

O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde, encaminhou neste Sábado, 05/08 ne neste domingo 06/08, mais de 70 pessoas para realização de exames de imagem na cidade de Juazeiro do Norte.

#Saúde 26/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE inicio do Mutirão de cirurgias

Teve inicio hoje 26/07/2023 o mutirão de cirurgias do programa olhar pra frente.

#Saúde 26/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Gestor Visita policlínica no mutirão de cirurgias

Gestor Visita policlínica no mutirão de cirurgias

#Saúde 21/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município e SENAR realizam mutirão de atendimentos

Parceria com o SENAR possibilita a população mutirão de atendimentos no distrito do TIPI com foco na saúde do Homem e Mulher

#Saúde 13/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reunião com as enfermerias da Atenção básica

Na manhã da última terça-feira (11), a Coordenadora da Atenção Básica, Ana Maria, juntamente com o Prefeito do município de Aurora, Marcone Tavares, reuniu-se com as Enfermeiras das Unidades de Saúde do nosso município para elaborar planos em que se estabeleçam prioridades e que os integrantes das equipes criem condições para ofertar um serviço de qualidade para os usuários.

Vale destacar que o contato com os profissionais são essenciais para que as ações voltadas para a promoção à saúde e prevenção de agravos sejam fortalecidas.

#Saúde 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Visita da Secretária de Saúde do Estado as Unidade de Saúde do município.

No último dia 07, o Governo Municipal, representado pelo Prefeito Marcone Tavares, visitou a UBS - Dr. Acilon Gonçalves juntamente com a Secretária Estadual de Saúde, Tânia Mara Silva Coelho, a UBS, foi a primeira na Região do Cariri.

Tânia Mara teve a oportunidade de conhecer a UBS Centro e a Policlínica, e demonstrou surpresa diante da estrutura, dos investimentos realizados e da variedade de especialidades disponíveis para a população do município. A visita permitiu que a Secretária Estadual constatasse os avanços e melhorias na área da saúde em Aurora.

O encontro entre o Prefeito Marcone Tavares e a Secretária Tânia Mara Silva Coelho demonstra o comprometimento do Governo Municipal em buscar parcerias e discutir soluções para fortalecer o sistema de saúde de Aurora. A visita da Secretária Estadual de Saúde representa um reconhecimento importante para o município, destacando os esforços e investimentos em prol do bem-estar da população.

#Saúde 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS Araçá recebe PSE e NASF

UBS Araçá recebe PSE e NASF sobre a campanha do Maio laranja e campanha Faça Bonito

#Saúde 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE coordenação de imunização com apoio da secretaria de saúde reallizou a vacinação para funcionários e professores da sedu

Na manhã de hoje, terça-feira, 09/05/2023, a coordenação de imunização com apoio da secretaria de saúde reallizou a vacinação para funcionários e professores da secretaria de educação, pensando em aumentar os índices e indicadores de vacinação do município.

A coordenação de imunização junto a coordenação de epidemiologia, criará uma equipe para vacinação extra muro para que todos trabalhadores aurorense receba a dose da vacina.

Foi ofertado a vacina contra COVID 19 do laboratório pfizer, a vacina bivalente e também a vacina contra influenza.

#Saúde 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Maio laranja na UBS santa vitória

Campanha faça bonito na UBS santa vitória

#Saúde 07/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O Governo Municipal de Aurora-CE tem demonstrado preocupação com a saúde das crianças da cidade

O Governo Municipal de Aurora-CE tem demonstrado preocupação com a saúde das crianças da cidade. Em parceria com o selo Unicef e a Secretária de Saúde, uma reunião foi realizada com enfermeiros de todas as UBS e representantes dos Agentes Comunitários de Saúde para discutir e planejar como melhorar os índices de vacinação das crianças da cidade.

A iniciativa visa garantir que as crianças recebam as vacinas necessárias para prevenir doenças e manter a saúde em dia. Durante a reunião, foram discutidos diversos aspectos da campanha de vacinação, como estratégias para aumentar a adesão das famílias às campanhas, formas de melhorar o acesso aos postos de vacinação e a importância da vacinação na prevenção de doenças.

Segundo a coordenação de imunização da Secretaria de Saúde, a iniciativa faz parte de um esforço conjunto para melhorar os índices de vacinação e garantir a saúde das crianças de Aurora. Com a participação de todos os envolvidos, a expectativa é de que mais crianças sejam vacinadas e que a cidade alcance excelentes resultados em saúde pública.

#Saúde 15/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Governo Municipal realiza Mutirão Novas Cores para cirurgias de catarata

O Governo Municipal, através da secretaria de saúde está realizando o primeiro Mutirão Novas Cores para cirurgias de catarata. A iniciativa tem o objetivo acelerar os procedimentos no município.

As cirurgias serão realizadas no Hospital São Vicente Ferrer, em Lavras da Mangabeira. Ao todo, serão realizadas trinta procedimentos cirúrgicos.

"Devemos cuidar das pessoas, otimizar o serviço de saúde e proporcionar qualidade de vida, com eficiência e responsabilidade, esse é o nosso compromisso!", enfatiza o prefeito Marcone Tavares.

#Saúde 05/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Policlínica Acilon Gonçalves conta, agora, com mais uma especialidade médica: Neurologia.

A Policlínica Acilon Gonçalves conta, agora, com mais uma especialidade médica: Neurologia.

As consultas estão sendo marcadas na sede da unidade de saúde localizada à Rua Vinor Leite, no bairro Araçá, de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h. Em breve, será divulgado o calendário de atendimento.

O neurologista é o especialista que cuida da promoção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal, por exemplo) e periférico (nervos)

#Saúde 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE "Setembro Amarelo": Governo Municipal de Aurora realiza caminhada em defesa da saúde mental e da vida

Dedicada a convidar os aurorenses a refletir sobre a vida e colocar o tema da saúde mental em máxima evidência em nome da prevenção ao adoecimento psíquico, o Governo Municipal de Aurora, através da Secretaria de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta terça-feira, 28, uma caminhada em prol da conscientização da importância de cuidar da saúde mental.

A caminhada, realizada em alusão ao "Setembro Amarelo", percorreu as principais ruas do centro da cidade. Durante o percurso, foi realizada a entrega de material informativo. O momento contou com as presenças do prefeito Marcone Tavares, da Secretária de Saúde, Edana Tavares, dos funcionários da SMS, da Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves, de integrantes da STDS, e da população de um modo em geral.

Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos presentes, o evento contou com a presença do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DEMUTRAN).

É importante lembrar que Aurora conta com a rede voltada para cuidar das pessoas com transtornos mentais, a enfatizar o CAPS, CREAS, CRAS, dentre outros.

Os profissionais destes órgãos estão à disposição para acolher os Aurorenses que precisarem.

#Saúde 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Governo Municipal de Aurora imuniza adolescentes de 12 a 13 anos com a primeira dose da vacina contra Covid-19

O Governo Municipal de Aurora, através da Secretaria de Saúde, realizou, nesta terça-feira (21/09), a vacinação contra a Covid-19 (aplicação da primeira dose do imunobiológico) direcionada aos adolescentes de 12 a 13 anos. A imunização aconteceu na Quadra Poliesportiva do bairro Araçá, obedecendo todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias.

A iniciativa leva em consideração que o Município já atendeu grande parte dos grupos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações e que Aurora se encontra em estágio avançado de vacinação em relação à média estadual.

Conforme a chegada de novas doses, será aberto agendamento para outras idades.

#Saúde 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito e Sec. de Saúde enviam projeto de lei que autoriza convênio com a Clínica Santa Maria

O prefeito Marcone Tavares, juntamente com a secretária da Saúde, Edana Tavares, enviaram, nesta quarta-feira (15/09), à Câmara de Vereadores projeto de lei que autoriza ao executivo firmar convênios com vistas a prestação de serviços médicos, hospitalares e laboratoriais com a Clínica Santa Maria.

Essa parceria é um importante passo para a melhoria na saúde do município, uma vez que a população de baixa renda terá acesso a serviços especializados a baixo custo e com excelência no atendimento, gerando assim maior qualidade de vida para a sociedade e beneficiando também os estudantes que estarão sempre em processo de aperfeiçoamento.

O prefeito Marcone Tavares solicitou que o referido projeto de lei seja tramitado em regime de urgência nos termos regimentais.

#Saúde 17/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde Edana Tavares visita Clínica Escola e dependências da Faculdade Santa Maria em busca de parcerias

A Secretária Municipal de Saúde Edana Tavares, após intermediação do Secretário de Juventude e Esporte Wesley Leite, esteve, nesta terça-feira (17), em Cajazeiras/PB, visitando a Clínica Escola da Faculdade Santa Maria, como também as dependências da instituição de ensino superior para conhecer ambos os ambientes. Durante a visita, a secretária Edana Tavares se reuniu com as representantes da referida faculdade para dialogar visando futuras parcerias entre o município e a entidade que vislumbrem no avanço da saúde de Aurora e na melhoria do atendimento à população.

#Saúde 02/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Junho Laranja

Ser doador de sangue e de medula óssea pode salvar vidas, de quem não se conhece, ou de alguém próximo.

O Junho Laranja é dedicado ao diagnóstico, prevenção e tratamento da anemia e leucemia. A anemia, representada pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, pode ser detectada através de um hemograma. Seu principal sintoma é o cansaço e a identificação precoce da causa é essencial para o melhor tratamento.

Já a leucemia é uma doença ma dos glóbulos brancos e sua origem está na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem a capacidade de fabricação das outras células que compõem o sangue, assim comprometendo suas funções.

Dessa forma, todos nós podemos contribuir para combater ambas as doenças. Ser doador de sangue e de medula óssea pode salvar vidas, de quem não se conhece, ou de alguém próximo.

#Saúde 10/03/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Reunião de combate à Covid-19.

O Comitê de combate ao Coronavirus se reuniu na manhã desta quarta-feira (10) no Auditório Dona Santô, na Casa da Cultura. Entre as pautas levantadas pela equipe, estavam o andamento da vacinação contra COVID-19, cujo plano permanece em consonância com as orientações dos governos estadual e federal, e a importância da aplicação de medidas preventivas, como higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social.

Em reuniões permanentes, o comitê visa acompanhar a situação e eventual evolução da disseminação do novo coronavírus, bem como para traçar estratégias de prevenção e de tratamento contra a doença.

Cuidar da saúde da população de Aurora e traçar estratégias para evitas a disseminação do novo coronavírus também é uma das prioridades da nova gestão!

#Saúde 01/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanhas Março Azul Marinho e Lilás

A nova gestão inicia as campanhas Março Azul Marinho e Lilás. A primeira visa alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer retal, tipo que abrange os tumores com início no intestino grosso, especificamente nas regiões chamadas de cólon, reto e ânus. Já a segunda iniciativa tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau.

O mês de março é voltado ao debate sobre a prevenção ao câncer. É um dos meses que já tem campanhas bem conhecidas e estabelecidas no mundo todo.

Cuidar da saúde do povo de Aurora e orientar sobre prevenção ao câncer também é uma das prioridades da nova gestão!

#Saúde 10/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VOCÊ NÃO VAI QUERER ATENDER ESSA CHAMADA!

"Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer".

O Combate à Dengue é forte porque a situação é grave e requer ação imediata. O mosquito da dengue agora também transmite Chikungunya e o vírus Zika.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.

Por isso, o nosso municípios deve trabalhar junto para a eliminação dos focos do mosquito. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada- ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

#CombateAedes #Aurora #Auroradetodos

#Saúde 29/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Colabore com esta ação de amor a vida!
#Saúde 05/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Retorno dos atendimento presenciais de Ortopedia Retorno aos atendimentos presenciais de ortopedia com o Dr. Danilo Andrade e o técnico em radiologia Ronaldo Passos.
#Saúde 15/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Aurora recebe 2 respiradores Os equipamentos foram enviados pelo Governo do Estado do Ceará após solicitação do Prefeito Júnior Macedo
#Saúde 18/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hemoce coleta 55 bolsas de sangue em campanha realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Aurora A ação do bem recebeu total apoio da gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Aurora.
#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Nota de Esclarecimento, de 03 de junho de 2020. Informamos que a Unidade Sentinela está aberta e em pleno funcionamento.
#Saúde 25/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia D de vacinação contra Influenza no município de Aurora. A Secretaria de Saúde, juntamente com a Coordenação de Imunização, realiza o Dia D de vacinação contra a Influenza.
#Saúde 05/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 05 de maio - Dia Mundial da Higienização das Mãos. Lavar as mãos pode nos prevenir de diversas doenças, e nos últimos tempos tem sido uma das principais ações contra o covid-19.
#Saúde 30/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Aurora disponibiliza à população, Assistente de Saúde Virtual contra o Coronavírus A ferramenta exige o preenchimento de dados pessoais no início, como: nome, data de nascimento, sexo e CPF.
#Saúde 27/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Unidade Básica de Saúde do Calumbí está com obras em fase de conclusão; veja Nas fotos abaixo é possível perceber que o prédio se encontra em fase de acabamento.
#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA FRENTE ÀS EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA-NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA FRENTE ÀS EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA - NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)
#Saúde 02/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Aurora custeará 65 cirurgias de catarata até março, para zerar fila de espera Só nestes dois primeiros meses de 2020, trinta e nove cirurgias de catarata já foram realizadas.
#Saúde 28/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão de combate ao Aedes Aegypti realiza limpeza de terrenos na sede de Aurora “Outras ações com esta finalidade deve se repetir em outras áreas da cidade”, disse Monalisa Holanda.
#Saúde 07/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Aurora e Hemoce realizaram campanha de coleta sanguínea No geral foram 54 comparecimentos, sendo que 39 pessoas realizaram a doação sanguínea
#Saúde 07/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes de Endemias se reúnem com foco no aperfeiçoamento das atividades O momento contou com discussão entre os profissionais, apresentação de slides, etc.
#Saúde 11/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais duas moradias de alvenaria, em substituição a casas de taipa foram concluídas em Aurora As novas moradias oferecem melhores condições de higiene e saúde pública e possuem sala, cozinha, dois quartos e banheiro. As duas próximas casas a terem suas obras concluídas situam-se também na Vila Tuíca.
#Saúde 02/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Aurora zera fila de espera por mamografias Somente este ano, a unidade móvel já esteve três vezes em Aurora, totalizando 240 exames realizados.
#Saúde 11/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Aurora movimentou equipe e distribuiu ações neste domingo Em alusão ao dia do município a secretária Alanna Roberta trouxe mais uma vez à cidade, uma unidade móvel do "Caminhão Amigo do Peito" que realizou 80 exames de mamografias totalmente gratuitas.
#Saúde 08/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde ofertará serviços à população neste domingo, 10 de novembro, dia do município de Aurora A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora ofertará vários serviços à população neste domingo, dia 10 de novembro, data em que serão comemorados os 136 anos de emancipação política de Aurora.
#Saúde 05/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de Aurora em números: Veja o montante de atendimentos somado de janeiro a julho Apesar da crise financeira, os números que serão listados a seguir comprovam a eficiência da saúde pública da “Terra do Menino Deus”.
#Saúde 17/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPS de Aurora deflagra programação alusiva a campanha do Setembro Amarelo Por ocasião das celebrações alusivas ao ‘Setembro Amarelo’, a Secretaria Municipal de Saúde de Aurora por intermédio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) deflagrou nesta terça-feira, 17, evento referente ao período, ou seja, o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A programação teve como ponto inicial a sede do supracitado equipamento de saúde, localizada no Bairro São Benedito, por trás do Hospital Inez Andreazza, ocasião em que os pacientes da sigla juntamente com profissionais da área da saúde, bem como alunos e professores das escolas estadual Leopoldina Gonçalves Quezado e Tabelião José Pinto Quezado, conselheiros tutelares e agentes do Demutran saíram em caminhada com destino a Casa da Cultura, no centro da cidade.




Neste local, houve uma roda de conversa com a médica clínica do CAPS, Drª Kassandra Lins, que na oportunidade discorreu a respeito da importância de prevenção contra o suicídio, cuja primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

Antecedendo a palestrante, a Coordenadora do CAPS, Thammyres Quezado, informou que a citada instituição aurorense atende mais de mil pacientes do município, como também ressaltou sua felicidade de poder fazer parte da entidade, inclusive disse que as portas do CAPS estão sempre abertas para atender a população.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos e Vídeo: Luiz Neto
#Saúde 29/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Nova coleta de sangue realizada pelo Hemoce é bem sucedida em Aurora A coleta de sangue realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), ocorrida na sexta-feira, 26 de julho, na Unidade Básica de Saúde (UBS I), Antonio de Sousa Ramalho, no Bairro Araçá, culminou mais uma vez com números satisfatórios, segundo a equipe do Hemoce que participou da campanha.

Ao todo, 47 pessoas compareceram ao local no sentido de contribuir para o salvamento de vidas. Desse total, tivemos 37 pessoas aptas, 04 inaptas, 04 desistentes e 02 cadastros para doação de medula óssea.

A campanha de doação de sangue através de uma parceria do Hemoce com o Governo Municipal de Aurora através da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Mobilização Social.

Antes de o doador entrar na sala de coleta, o mesmo se submete a um amplo processo de avaliação, tais como: Processo de identificação; Teste de hemoglobina e aferição dos sinais vitais; Triagem (seleção dos doadores aptos e inaptos); Lanche; e por fim é feito o trabalho de coleta de sangue do doador.

A Coordenadora Especializada de Educação em Saúde e Mobilização Social, Wivianny Tavares, juntamente com a Secretária de Saúde, Alanna Roberta, em nome do prefeito municipal Dr. Júnior Macedo agradecem a todos os que se disponibilizaram a esse gesto de solidariedade humana, para com os nossos semelhantes.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto

#Saúde 17/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hemoce estará em Aurora para mais uma campanha de doação de sangue, dia 26 No próximo dia 26 de julho (sexta-feira), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará no município de Aurora para mais uma campanha de coleta de sangue, que ocorrerá no horário das 08:00h as 14:00h, na Unidade Básica de Saúde (UBS I), Antonio de Sousa Ramalho, instalada na Rua Cícero José do Nascimento, no bairro Araçá.

A última coleta sanguínea realizada pelo Hemoce em Aurora foi no dia 28 de março, culminando com 62 candidatos aptos (doaram sangue), 26 inaptos (não puderam doar), além de 8 cadastros para doação de medula óssea. O ato de salvar vidas acontece através de uma parceria do Hemoce com o Governo Municipal de Aurora através da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Mobilização Social.

Antes de o doador entrar na sala de coleta, o mesmo se submete a um amplo processo de avaliação, tais como: Processo de identificação; Teste de hemoglobina e aferição dos sinais vitais; Triagem (seleção dos doadores aptos e inaptos); Lanche; e por fim é feito o trabalho de coleta de sangue do doador.

A Coordenadora Especializada de Educação em Saúde e Mobilização Social, Wivianny Tavares, juntamente com a Secretária de Saúde, Alanna Roberta se dizem convictas de que mais uma vez a população aurorense será solidária com a campanha.

PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO:
- Estar saudável
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Pesar acima de 50kg
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
- apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador.
Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte.

ATENÇÃO: Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar. O Hemoce disponibiliza em seu site o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS que deve ser apresentado para autorização da doação dos jovens nesta faixa etária. O limite de idade para a primeira doação é de 60 (sessenta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

INTERVALO PARA DOAÇÃO DE SANGUE
- Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
- Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

ETAPAS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

1. CADASTRO
Para realizar o cadastro é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto ou cópia autenticada (RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por classe, certificado de reservista ou passaporte) além de informações para contato de forma a garantir a comunicação do Hemoce com o doador.

2. PRÉ-TRIAGEM
Após a realização do cadastro, serão realizados exames de verificação de pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso.

3. TRIAGEM CLÍNICA
O candidato passa por uma entrevista individual e sigilosa para verificar se a doação pode ser feita naquele momento. Para sua segurança é importante que todas as perguntas sejam respondidas com sinceridade, clareza e honestidade. Caso a doação não possa ser feita, o candidato recebe orientações sobre o motivo e o tempo que deverá permanecer sem doar sangue e é encaminhado para acompanhamento, quando necessário. Caso a doação possa ser feita o candidato é encaminhado para coleta do sangue, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

4. VOTO DE AUTO-EXCLUSÃO
Totalmente sigiloso, permite ao candidato confirmar ou negar as informações prestadas sem expor diretamente suas respostas ao profissional da triagem. Se o voto for SIM, o candidato afirma que seu sangue é seguro para transfusão e não oferece risco ao paciente. Se o voto for NÃO, o candidato não está seguro quantos às suas respostas. A coleta e os exames serão realizados, porém o sangue será descartado.

5. LANCHE
O doador faz um lanche para melhorar os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de apresentar problemas durante a doação.

6. COLETA DE SANGUE
Nesta etapa o doador é orientado a lavar os braços (local da punção) com água e sabão. A doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador. O volume máximo de sangue colhido é de 450 ml em um tempo médio de 7 a 10 minutos.

7. EXAMES REALIZADOS NO SANGUE COLETADO
Os exames realizados no sangue coletado são: tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV e HTLV I e II. Para maior segurança o Hemoce realiza também testes de biologia molecular para Hepatites B e C e HIV, chamado de teste NAT. Em algumas situações os testes poderão não ser realizados e o doador poderá ser chamado para orientações e coleta de novas amostras.

8. COMPROVANTE DE DOAÇÃO
Cerca de 45 dias após a doação, será enviado para a residência do doador o Comprovante de Doação com informações do tipo sanguíneo e resultado de exames sorológicos. Caso seja necessário esclarecimento sobre os resultados, será enviada uma carta solicitando que o doador compareça novamente ao Hemocentro para coletar uma nova amostra de sangue e receber orientações.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto


#Saúde 28/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 28 de junho, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Aurora, a Secretaria Municipal de Saúde de Aurora apresentou a prestação de contas referente ao exercício 2018.

Segundo o presidente daquela augusta casa legislativa, o vereador Wellington Rodrigues de Lima (Budú), o assunto atende o que determina a Lei Complementar nº 141/2012, que sem delongas abriu a audiência pública passando a palavra a então secretária municipal de saúde, a jovem Monalisa Holanda, cujo cargo atualmente está confiável a profissional Alana Roberta.

A princípio, Monalisa disse que a realização da referida audiência pública representa mais transparência e mais visibilidade concernente a aplicação do dinheiro público junto a população do município, principalmente as famílias mais necessitadas.

A ex-secretária de saúde, Monalisa falou que a Policlínica Dr. Acilon Gonçalves, instalada no Bairro Araçá, representa um dos maiores investimentos da gestão municipal do prefeito, Dr. Júnior Macedo, na área da saúde, principalmente com a contratação de médicos especialistas para atender o nosso povo carente.

Discorreu que a atenção básica é o coração da saúde, com 12 equipes de saúde da família (ESF), que atende a população de todos os quadrantes da terra do Menino Deus, como também enalteceu o eficaz trabalho de todos os segmentos que representam o setor da saúde.

Monalisa destacou também os investimentos próprios da prefeitura de Aurora que são aplicados, tanto em convênios com diversos hospitais e clinicas da região, além do pagamento de exames e cirurgias para as famílias necessitadas.

Por fim, Monalisa Holanda, que quando pessoa assume um cargo público, tem quer ter Deus no coração, “Deus de verdade”, disse ela referindo-se aos grandes desafios que são enfrentados ininterruptamente pelo agente público.

Participaram também da audiência pública a atual secretária de saúde, Alana Roberta, os vereadores Cícero de Nequin, José Ferreira, Tânia Macedo, Aderlânio Macedo, João Filho, Silvio, Osasco Gonçalves; os secretários municipais José Cícero (da Cultura), Pedro Henrique (Juventude e Esporte) e Wellington Cortez (de Obras), o assessor contábil, Décio Santana, o coordenador da vigilância sanitária, Eliézio Luiz, dentre outros participantes.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto

#Saúde 14/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Policlínica de Aurora já realizou mais de 8 mil atendimentos nos primeiros 5 meses de 2019 As dificuldades financeiras enfrentadas pelas prefeituras municipais do país, principalmente aquelas de menor porte, inclusive a do município de Aurora, na região do cariri cearense tem se tornado num grande desafio dos prefeitos em suas respectivas administrações.

Mesmo diante de tantas dificuldades, na área da saúde, por exemplo, o prefeito municipal Dr. Júnior Macedo tem conseguido proporcionar a população do município, principalmente as famílias mais humildes, um serviço de boa qualidade.

O quantitativo de atendimento deflagrado na Policlínica Acilon Gonçalves, no Bairro Araçá, é uma verdadeira comprovação do tanto quanto o chefe do poder executivo aurorense tem se empenhado no sentido de atender os nossos munícipes, com investimentos bem aplicados.

Na Policlínica Acilon Gonçalves, a gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo oferece a população aurorense os mais diversos serviços de saúde, como por exemplo, Médicos Clínicos: Dr. Arnaldo, Dr. Hedilberto, Dr. Henrique e Drª Lis.

Médicos Especialistas (Dr. André - Cardiologista), (Dr. Arnaldo - Colposcopias), (Dr. Hedilberto - Endoscopia), (Dr. Jânio - Ultrassonografia), (Dr. Manuel - Neurologista), (Drª Najara - Ultrassonografia), (Dr. Washington - Ortopedista), (Dr. Wider - Pediátra). ¹Atende como clínico e como ginecologista, podendo acontece variações, alguns meses atende somente como clínico e outros somente como ginecologista dependendo da demanda.

Na área de Psicologia, as famílias de Aurora dispõem dos serviços de Fisioterapia, com Drª Fabiane. A Policlínica também dispõe de serviços como: Laboratório, Ambulatório total de procedimentos (verificação de pressão arterial, curativos, retirada de pontos, etc.).

Dados informados pela direção da Policlínica Dr. Acilon Gonçalves mostram que de Janeiro à Maio de 2019, já foram realizados 8.572 atendimentos junto a população aurorense. Os próprios números falam por si só a eficácia dos serviços de saúde oferecida as famílias carentes do município de Aurora.

MÉDICOS ESPECIALISTAS: 1.826 Atendimentos
MÉDICOS CLÍNICOS: 798 Atendimentos
PSICOLOGIA: 348 Atendimentos
LABORATÓRIO/NÍVEL SUPERIOR: 3.802 Atendimentos
LABORATÓRIO/NÍVEL MÉDIO: 1.798 Atendimentos

TOTAL GERAL DE ATENDIMENTOS: 8.572

Relação de Serviços Realizados na Policlínica Dr. Acilon Gonçalves

Eletrocardiograma com Laudo Simples;
Eletrocardiograma com Laudo Cirúrgico.
O serviço de Eletrocardiograma é oferecido a população de Segundas a quintas, das 08:00h as 13:00h. A marcação é realizada na Policlínica;

Ambulatório;
Farmácia Básica;

Laboratório, que funciona a partir das 06:00h, realizando os seguintes exames:
Hemograma Completo;
Glicose;
Colesterol;
Triglicerídeos;
Uréia;
Creatinina;
Ácido Úrico;
PCR;
ASLO;
Latex;
TGO;
TGP;
Bilirrubina;
Cálcio;
VHS;
ABO + RH;
Beta-HCG;
VDRL;
Sumário de Urina;
Parasitológico das Fezes;

Profissionais que realizam atendimento na Policlínica Dr. Acilon Gonçalves

Clínicos
(trabalha habitualmente nos cuidados de saúde primários, ele é que deve resolver a maioria dos problemas daqueles que realizam atendimento com ele, quando necessário ele encaminha o paciente a um atendimento especializado).
Nossos clínicos são:

Pediatra
(é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes se estiverem com doenças devem dirigir-se ao pediatra).
Nosso pediatra: Dr.Wider Landim.
Realizando atendimento semanalmente.

Cardiologista
(é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório).
Nosso cardiologista: Dr. André Evangelista.
Realizando atendimento quinzenalmente.

Ginecologista (colposcopia)
(A ginecologia é a pratica da medicina que lida diretamente com a saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero e ovários).
Nosso Ginecologista: Dr. Arnaldo França
Realizando atendimento nos sábados do mês.

Ortopedista
(A ortopediaé a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações,enfim, elemento relacionado ao aparelho músculo-esquelético).
Nosso ortopedista: Dr. Washington Luis.
Realizando atendimento mensamente.

Ultrassonografia
(é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos, utilizando uma máquina de ultrassonografia para o diagnóstico).
Nosso médicos em diagnósticos por imagem:
Dr. Jânio Meira.
Realizando atendimento semanalmente, quinzenalmente.
Drª Najara Heylis.
Realizando atendimento semanalmente as sextas-feiras.

Endoscopia
Endoscopia digestiva alta é um exame endoscópico que permite ao médico visualizar diretamente ou na tela de vídeo o revestimento interno do esôfago, estômago e duodeno, bem como realizar intervenções diagnósticas e/ou terapêuticas simples.
Nosso endoscopista: Dr. Hedilberto Macedo.
Realizando atendimento mensalmente.

Neurologista
(Um neurologista é o médico especialista que dedica-se ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que comprometem o sistema nervoso).
Nosso Neurologista:
Dr. Manuel Gonçalves.
Realizando atendimento mensalmente.

Psicóloga infanto-juvenil (pacientes com idade até 15 anos).
(A psicologia infantil trata de estudar o comportamento da criança, desde o seu nascimento até à sua adolescência. Desta forma, este ramo da psicologia centra-se no desenvolvimento físico, motor, cognitivo, perceptivo, afectivo e social das crianças).
Nossa Psicóloga: Drª. Fabiane Souza.
Realizando atendimento semanalmente as terças e quartas-feiras.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Adriano Souza
#Saúde 30/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia Mundial do Doador de Sangue O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho
#Saúde 08/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conselho Municipal de Saúde de Aurora aprova prestação de contas, exercício 2018 Em reunião ordinária realizada no dia 28 de março passado, os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Aurora apreciaram e aprovaram por unanimidade a Prestação de Contas da Saúde da pasta competente referente ao ano 2018, Programação Anual da Saúde PAS 2019 e SISPACTO 2019.

O momento contou com as presenças da secretária e da ex secretária municipal de Saúde, Alanna Roberta e Monalisa Holanda, respectivamente, o coordenador de projetos da saúde, Mikael Figueiredo, que na ocasião apresentaram os Projetos ao CMS que apreciaram, discutiram e votaram por unanimidade.

O Presidente do CMS Aurora, Eliezio Luiz destaca que o CMS Aurora sempre apoiou a Gestão Municipal nos projetos de interesse de melhoria da saúde aurorense e reitera o esforço e trabalho feito pela Gestão municipal em manter os serviços de saúde mesmo com as dificuldades principalmente pela escassez econômica em que se encontra a saúde do Brasil.

PROJETOS APRECIADOS E APROVADOS PELO CMS AURORA CONFORME RESOLUÇÕES ABAIXO:

RESOLUÇÃO N° 004/2019 - CMS - Aprovar o I Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas 2018 da Saúde de Aurora - CE.

RESOLUÇÃO N° 005/2019 - CMS - Aprovar o II Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas 2018 da Saúde de Aurora - CE.

RESOLUÇÃO N° 006/2019 - CMS - Aprovar o III Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas 2018 da Saúde de Aurora - CE.

RESOLUÇÃO N° 007/2019 - CMS - Aprovar o Relatório Anual de Gestão-RAG de Prestação de Contas 2018 da Saúde de Aurora - CE.

RESOLUÇÃO N° 008/2019 - CMS - Aprovar a Programação Anual de Saúde - PAS 2019 Aurora - CE.

RESOLUÇÃO N° 009/2019 - CMS - Aprovar o SISPACTO - Pacto pela Saúde 2019.

RESOLUÇÃO N° 010/2019 - CMS - Aprovar a Prestação de Contas (Relatórios Financeiros) da Saúde de Aurora Ano 2018.

RESOLUÇÃO N° 011/2019 - CMS - Aprovar a Prestação de Contas referente ao repasse do Fundo Municipal de Saúde pela Secretaria de Saúde de Aurora, referente ao ano de 2018 à Fundação Antônia Maria da Conceição - Hospital Ignez Andreazza.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

#Saúde 04/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Aurora promove evento alusivo ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo A administração pública municipal do prefeito de Aurora Dr. Júnior Macedo através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Núcleo Aurorense de Apoio aos Autistas e Familiares (NAAAF) realizou, na manhã desta quinta-feira, 4, no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, evento alusivo ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.

Oficialmente, a data é celebrada no dia 2 de abril. Em Aurora, a pasta competente festejou a data com uma exitosa programação envolvendo as 30 famílias de crianças autistas assistidas pelo Governo Municipal.

Na oportunidade, as nossas crianças participaram de oficinas terapêuticas aplicadas pela Terapeuta Ocupacional do NAAAF, Tatiane Coutinho; atividades físicas com o Educador Físico do NASF, Djairton Monteiro; além de brincadeiras no parquinho de diversão existente no local do certame, além de entrega de brindes e distribuição de lanches. O NAAAF tem como Coordenadora, Pâmela Bruna, que devido a outros compromissos de agenda, não pôde comparecer ao evento.

Fazendo o uso da palavra, a Psicopedagoga do NAAAF, Socorro Maria, agradeceu a presença de todas as famílias das crianças autistas, inclusive enalteceu a iniciativa do ex prefeito e atual Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo, de ter tido a brilhante idéia de instituir no município de Aurora o Núcleo Aurorense de Apoio aos Autistas e Familiares (NAAAF).

Socorro lembrou que a principio a sigla trabalhava com apenas 15 famílias, sendo que atualmente esse número dobrou - com perspectivas de aumentar cada vez mais, haja vista, que a gestão do prefeito Júnior Macedo tem dado continuado apoiando o projeto.

Os trabalhos foram acompanhados presencialmente pelo Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo; bem como pela Secretária de Saúde e pela Sub Secretária, Alanna Roberta e Pedrina Pereira Ferreira, respectivamente, além de Janne Silanildes (Coordenadora da Atenção Básica), e Wivianny Tavares (Coordenadora Especializada de Educação em Saúde e Mobilização Social), dentre outros.

É importante ressaltar que na região do Cariri, o trabalho prestado pelo NAAAF é destaque, ou seja, Aurora continua sendo um dos poucos municípios a oferecer assistência aos autistas e seus familiares. Este núcleo existe e conta com uma equipe de profissionais multidisciplinares, custeada pela prefeitura de Aurora. O NAAAF é equipado por um Psicólogo, uma Psicopedagoga, uma Terapeuta Ocupacional e uma Fonoaudióloga. As famílias são assistidas regularmente de segunda à sexta-feira, nos períodos manhã e tarde em uma sala reservada, na UBS Araçá II, no Bairro do mesmo nome. Ao todo, 30 crianças estão cadastradas e recebem atendimento dos profissionais multidisciplinares.

Antes da implantação do NAAAF, ou seja, até o ano de 2015, não havia um mapeamento que mostrasse o número de crianças e adolescentes acometidas pelo autismo. A iniciativa da Prefeitura mudou a realidade de várias famílias da Terra do Menino Deus. O NAAAF conta com profissionais especializados para reabilitar, acompanhar e fornecer orientações às crianças e familiares, com o intuito de minimizar as dificuldades e promover a interação, comunicação e qualidade de vida?, disse Pâmela Bruna Moreira, Coordenadora do NASF e responsável por fornecer apoio ao núcleo.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto



#Saúde 02/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Núcleo Aurorense de Apoio a Autistas e Familiares é destaque entre municípios caririenses Ao todo, 26 crianças estão cadastradas e recebem atendimento dos profissionais multidisciplinares.
#Saúde 29/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aurora atinge números considerados satisfatórios na campanha de doação de sangue A enésima campanha de coleta de sangue realizada pelo Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará), em parceria com o Governo Municipal de Aurora através da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Mobilização Social, nesta quinta-feira, 28, foi considerada como de sempre, um sucesso.

O posto de coleta do Hemoce esteve instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS I), Antonio de Sousa Ramalho, na Rua Cícero José do Nascimento (Bairro Araçá), cujo serviço ocorreu no horário das 08:00h às 14:00h. Na oportunidade, 88 candidatos ao ato solidário compareceram a UBS do Araçá, portanto, submetendo-se ao processo de doação de sangue.

O resultado final do processo culminou com 62 candidatos aptos (doaram sangue), 26 inaptos (não puderam doar), além de 8 cadastros para doação de medula óssea. Vale informar que antes do doador entrar na sala de coleta, o mesmo se submete a um amplo processo de avaliação, tais como: Processo de identificação; Teste de hemoglobina e aferição dos sinais vitais; Triagem (seleção dos doadores aptos e inaptos); Lanche; e por fim é feito o trabalho de coleta de sangue do doador.

Os trabalhos foram acompanhados pela Coordenadora Especializada de Educação em Saúde e Mobilização Social, Wivianny Tavares, que após o encerramento do processo disse estar bastante satisfeita com o sucesso do certame, visto que a população aurorense atendeu o chamado da gestão municipal, portanto, contribuindo para o salvamento de centenas de vidas.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto
#Saúde 20/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hemoce estará em Aurora para mais uma Campanha de doação de sangue, dia 28 A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Aurora, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Hemoce tem se tornado num eficaz mecanismo de trabalho no sentido de ajudar a salvar vidas.

No próximo dia 28 de março, uma equipe do Hemoce estará em Aurora para mais uma coleta de sangue. O evento acontecerá no horário das 08:00h às 14:00h, na Unidade Básica de Saúde Antonio de Sousa Ramalho, na Rua Cícero José do Nascimento, Bairro Araçá.

Antes do doador entrar na sala de coleta, o mesmo se submete a um amplo processo de avaliação, tais como: Processo de identificação; Teste de hemoglobina e aferição dos sinais vitais; Triagem (seleção dos doadores aptos e inaptos); Lanche; e por fim é feito o trabalho de coleta de sangue do doador.

É importante frisar que para doar sangue é preciso: Estar bem de saúde; Apresentar um documento oficial com foto; Ter entre 16 e 69 anos; Pesar mais de 50 Kg; Estar bem alimentado.

Os candidatos a doação de sangue com idade de 16 e 17 anos devem apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível, em WWW.hemoce.ce.gov.br

A Secretária de Saúde Alanna Roberta e a Coordenadora Especializada de Educação em Saúde e Mobilização Social, Wivianny Tavares acreditam veementemente que essa coleta de sangue será sem sobra de dúvidas bem sucedida.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#Saúde 28/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atitudes simples ajudam na prevenção e controle do mosquito A prevenção é a melhor opção para uma vida saudável. É importante manter-se vigilante o ano inteiro para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue, zika e chinkungunya. Nesse período de pré-estação chuvosa no Ce
#Saúde 12/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde de Aurora passou a se instalar em novo endereço A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora (SMS) mudou de endereço. Desde a última segunda-feira, 11, de fevereiro, a pasta chefiada por Alanna Roberta Lustaza de Macedo passou a se instalar em novo endereço. Ou seja, na Avenida Antonio Ricardo (Centro), vizinha a Farmácia do Senhor Gregório Gonçalves. Anteriormente, a sigla funcionava na Rua João de Sá Cavalcante, também no centro da cidade.

Vale salientar que no mesmo endereço também estão instaladas as secretarias municipais do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), de Governo e Gestão, e a de Cultura e Turismo (Secult), além da de Finanças, instalada dentro da sede da Prefeitura Municipal.

A mudança de ambiente dará mais conforto, comodidade e acessibilidade, tanto para seus funcionários, como também para as famílias aurorenses que necessitam dos relevantes serviços de saúde ofertados pela gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo.

É importante lembrar que o atendimento ao público acontece das 08:00h as 11:00h e das 13:00h as 17:00h, tendo para contato o seguinte número: (88) 3543-1490.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Foto: Luiz Neto
#Saúde 09/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde passará a funcionar na Avenida Antônio Ricardo, a partir de segunda-feira, 11/02 A Secretaria de Saúde de Aurora funciona de segunda à sexta-feira em horário comercial, ou seja, de 07h às 11h e de 13h às 17h.
#Saúde 14/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conselho Municipal de Saúde realizou reunião ordinária nesta sexta-feira, 11
O Conselho Municipal de Saúde de Aurora (CMS) realizou nesta sexta-feira, 11, no auditório Dona Santô, na Casa da Cultura Moacir Soares Pinto - Centro Cultural Aldemir Martins -, no centro da cidade, a primeira reunião ordinário do corrente ano.




Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da sigla, Eliézio Pereira Luiz, que atentamente ouviu todas as reivindicações e sugestões dos companheiros conselheiros presentes na reunião.




Além da participação dos conselheiros, o evento foi prestigiado pela Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimentos Social (STDS), Gardênia Gonçalves, da mesma forma pela Técnica em Gestão, Fernanda Cartaxo.




Assessoria de Comunicação/Luiz Neto




Foto: Luiz Neto


#Saúde 08/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPS de Aurora promove capacitação para profissionais que trabalham com alunos com transtorno mental Numa louvável iniciativa da Coordenação do Centro de Atenção Psicossocial - CAPAS - de Aurora, acolhida pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu na manhã desta quinta-feira (8/Nov), uma capacitação para professores e cuidadores da rede municipal que trabalham com alunos com transtorno mental.




O evento teve lugar no auditório Dona Santô, na Casa da Cultura Moacir Soares Pinto - Centro Cultural Aldemir Martins, no centro da cidade, tendo como palestrante a psiquiatra Drª Taíse Vasquez Dantas Landim, cujo tema visa melhorar a qualidade da educação inclusiva, que garanta a igualdade de direitos e valorize as diferenças humanas.




A palestrante discorreu acerca de vários tipos de sintomas que atingem as crianças/alunos com transtornos mentais, inclusive os autistas: tais como: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é caracterizado por sintomas de desatenção. Drª Taise disse que crianças com transtorno mental, não pode ser exigidas igualmente as sem o problema, e que a inserção social deve ser feita conforme a faixa etária do aluno.




Taise Vasquez ressaltou o Transtorno do Espectro Autista, cujo ritual diário da criança costuma sempre repetir as mesmas coisas. Falou que o cuidador depende do grau de patologia de cada aluno com o sintoma.




A Coordenadora do CAPS, Alanna Kislley, falou a respeito de se criar um ambiente acolhedor para as crianças que sofrem de transtornos mentais, portanto, um laço de afeto e carinho, onde esses alunos sintam-se bem acolhidos. Falou que o momento não era de ensinar aos professores e cuidadores, mas sim de procurar introduzir novas metodologias de trabalho para esses profissionais, visto se tratar de um trabalho árduo e desafiador.




Alanna mencionou e lamentou casos em que alguns pais estão desistindo dos próprios filhos com transtornos mentais, por não suportarem mais conviver com a situação. Kisley também enalteceu a eficaz parceria com as secretarias de Educação e Saúde, que tende viabilizar audaciosos projetos em prol dessas famílias que convivem com filhos com transtornos mentais.




O professor Raimundo Leal, que na oportunidade esteve representando a Secretária Municipal de Educação, Rose Macedo (que encontra-se a serviço da pasta educacional de Aurora em outro município), classificou de interessante a iniciativa do CAPS, haja vista, que antigamente pegavam-se os alunos com transtornos mentais e simplesmente os colocavam em sala de aula, inclusive falou que o pior é quando os pais se negam a aceitar o caso.




Assessoria de Comunicação/Luiz Neto




Fotos: Luiz Neto


#Saúde 30/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Outubro Rosa: “Unidade Móvel Amigo do Peito” realiza 160 exames de mamografia gratuitos em Aurora A Unidade Móvel “Amigo do Peito” se encontra estacionada em frente a estátua do Menino Deus, no Centro de Aurora, realizando gratuitamente exames de mamografia.
#Saúde 29/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde discutiu saúde pública O Conselho Municipal de Saúde de Aurora realizou nesta sexta-feira (26) uma reunião extraordinária no ‘Auditório Dona Santô’, na Casa da Cultura, para discutir assuntos relacionados à saúde pública do município. A reunião foi comandada pelo presidente do CMS - Eliézio Luiz.



O evento contou com a participação de secretários municipais, dentre eles, Adailton Macedo, que esteve representando o prefeito Dr. Júnior Macedo, que não pôde estar presente ao encontro em virtude de um compromisso fora do município, agendado anteriormente. Os secretários municipais: Monalisa Holanda, Zé Dácio e Wellington Cortêz também marcaram presença, bem como o presidente da Câmara, o vereador Aderlânio Macedo, Décio Santana, o médico Dr. Raimundo Macedo, o diretor administrativo da Fundação Antônia Maria da Conceição, mantenedora do Hospital Geral Ignêz Andreazza, Josimar Freire, conselheiros de saúde, dentre outros.



O Defensor Público, Dr. Francisco Pereira Torres, que havia enviado ofício ao Conselho Municipal de Saúde, requisitando tal reunião, foi o primeiro a fazer uso da palavra. Dr. Torres elogiou o CMS pelo trabalho realizado e destacou uma visita-inspeção realizada pela Defensoria Pública ao Hospital Geral Ignêz Andreazza. Segundo ele, o intuito da defensoria é colaborar para o melhoramento da saúde do município. O Defensor Público aurorense fez a leitura do relatório elaborado após a visita realizada ao hospital. O defensor público também lembrou e reconheceu feitos de Adailton Macedo enquanto prefeito municipal.



O diretor administrativo da Fundação Antônia Maria da Conceição, mantenedora do Hospital Geral Ignêz Andreazza, Josimar Freire também fez uso da palavra e reconheceu algumas deficiências na unidade, porém, destacou que os esforços estão concentrados e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital, inclusive mencionando o apoio que vem sendo dado pelo médico Dr. Raimundo Macedo.



Ao fazer uso da palavra, o ex-prefeito e atual secretário de Governo e Gestão do município, Adailton Macedo disse que enquanto diretor por um bom período naquele hospital sempre prezou e orientou a todos os funcionários que dessem o melhor de si para proporcionar o melhor atendimento possível.



Adailton elencou o montante de serviços prestados pelo município no tocante a saúde. Só a Policlínica Dr. Acilon Gonçalves realizou mais de 8 mil atendimentos neste ano. Já à Policlínica Regional de Brejo Santo, o município arca com o valor de R$ 32 mil mensalmente para que os aurorenses sejam atendidos. Só neste ano a referida unidade de saúde já ofereceu mais de 4 mil atendimentos aos aurorenses. Outro equipamento importante instituído em Aurora na gestão de Adailton, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) já realizou mais de 10 mil atendimentos em 2018.



O secretário também lamentou as dificuldades encontradas para encaminhar pacientes para outros centros hospitalares. Adailton reconheceu a disponibilidade do Defensor Público em buscar discutir a saúde do município e entregou a ele vasto material que atesta as informações prestadas e comprovam os investimentos feitos pela Prefeitura em torno da saúde do município.


Assessoria de Comunicação / Renato Brito
#Saúde 04/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Coordenação dos Agentes de Endemias e Agentes de Saúde parabeniza as categorias pela passagem do seu dia Por ocasião das comemorações alusivas ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e o do Agente de Combate as Endemias, data celebrada oficialmente nesta quinta, 4, a Coordenadora dos Agentes de Combate as Endemias de Aurora, Thammyres Quezado, juntamente com o Coordenador dos Agentes de Saúde, David Duarte aproveitam a ocasião para parabenizar todos os profissionais de ambas as categorias, que têm prestado um serviço de grande relevância a população aurorense.



Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, são algumas atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde o trabalho de registro de famílias de uma microárea, com a responsabilidade da atualização dos cadastros; orientação às famílias quanto a utilização dos serviços de saúde disponíveis; realização de atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; acompanhamento, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, sendo as visitas programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita por família a cada mês, entre outras atribuições.


Já os Agentes de Combate às Endemias, são os profissionais que promovem o vistoriamento de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, realizando inspeção cuidadosa em caixas d’água, calhas e telhados, aplicando larvicidas e inseticidas. Eles também orientam quanto a prevenção e tratamento de doenças infecciosas, atividades fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária.

LEIA A MENSAGEM DE THAMMYRES QUEZADO E DAVID DUARTE NA ÍNTEGRA

Queremos nesta quinta-feira (04), parabenizar de forma especial os Agentes de Combate as Endemias (ACE) e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Estes profissionais que assumem papel fundamental de trabalhar a melhoria da assistência da Saúde Pública e responsável pelo controle e combate às Endemias da população do Município de Aurora.

Pois são estes profissionais simples, todavia de um potencial brilhante, que são responsáveispor promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças, através das visitas aos imóveis e outras localidades com o objetivo decontribuir com a qualidade de vida da comunidade, alertando, prevenindo e identificando os problemas de saúde da sua área.

Parabéns Guerreiros e Guerreiras! A administração Publica Municipal de Aurora tem a honra de parabenizá-los pelo belíssimo trabalho que essa categoria realiza em nossa comunidade.
Encerrando a homenagem, a Coordenadora dos ACE’s Thammyres Quezado e o Coordenador dos ACS’s, David Duarte ressaltam a importância destes profissionais no Sistema Único de saúde (SUS).

“No Sistema Único de Saúde, os ACE/ACS são personagens muito importantes, pois fortalecem o vínculo entre os serviços de saúde e a comunidade. Valoriza as questões culturais integrando o saber popular e o conhecimento técnico. Sendo assim, o Agente de Combates as Endemias e o Agente Comunitário de Saúde é aquele profissional que faz da solidariedade o seu trabalho e da comunidade a sua família. Parabéns pelo seu dia!”



Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

#Saúde 25/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Turma do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Leopoldina e CAPS promoveram “Mutirão pela Vida” O evento teve como meta alertar as pessoas para a conscientização e prevenção ao suicídio, cujo mês de setembro é dedicado, através do “Setembro Amarelo”.
#Saúde 19/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conselho Municipal de Saúde de Aurora aprova Projetos de grande relevância pro município Aconteceu nesta segunda, 17, no Auditório “Dona Santô” da Casa da Cultura, Moacir Soares Pinto - Centro Cultural Aldemir Martins, no centro da cidade, mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), ocasião em que foram aprovados os seguintes Projetos Pautados:

Projetos Apreciados e aprovados pelo CMS Aurora:

Projeto Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio. Projeto apresentado pela Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), Allana Kisley Motta Dias;

Dia da Saúde Mental (10 de Outubro) em Aurora, apresentado pela Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), Allana Kisley Motta Dias;

Projeto Programa Saúde na Escola - PSE, apresentado por Francisca Celiane Leite Pinto.

Todos os Projetos apresentados pela Secretaria de Saúde foram aprovados por unanimidade pelos Conselheiros de saúde presentes.

O mês de Setembro torna-se muito importante pelo trabalho que vem sendo feito pela Gestão municipal, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo).

Na reunião, o CMS parabenizou a Gestão Municipal do Prefeito Dr. Júnior Macedo pelo ótimo resultado do 3º Ciclo do Programa de Melhoria do Aceso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), adesão e contratualização que fora aprovada no ano de 2015 pelo CMS Aurora através da RESOLUÇÃO CMS Nº 024 de 23 de Dezembro de 2015, na Gestão do então prefeito Adailton Macedo.

O presidente do CMS, Eliezio Luiz que estava à frente da Presidência do CMS em 2015, destaca que para alcançar esses objetivos foi necessário além do apoio do Prefeito municipal Dr. Júnior Macedo, a dedicação e apoio da Secretária de Saúde, Monalisa Holanda e da Secretária de Saúde Adjunta, Alanna Roberta Lustosa de Macedo, além da participação direta da Coordenadora da Atenção Básica, Janne Silanildes Duarte de Souza que trabalhou incansavelmente para obter os resultados positivos, sendo eles: 09 Unidades Básicas de Saúde classificadas como “Boas” e 01 Unidade Básica de Saúde classificada como “Muito Boa”.

Vale destacar também a participação das outras coordenações da saúde envolvidas e principalmente dos profissionais da Atenção Básica que diariamente prestam serviços de qualidade para os usuários da saúde de Aurora.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
Informações do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliézio Luiz

#Saúde 11/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Aurora realiza mobilização de prevenção ao suicídio Aderindo ao Movimento Mundial do Setembro Amarelo, mês considerado de Prevenção Contra o Suicídio a Secretaria Municipal de Saúde de Aurora em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou na manhã de hoje (Terça-feira, 11/Set) uma importante mobilização de conscientização.

O evento contou também com o apoio de representantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dentre outros segmentos representativos da gestão municipal do prefeito Júnior Macedo.

A concentração inicial ocorreu na Praça Padre Cícero, que sob o tom da Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus percorreu algumas ruas da cidade, tendo como itinerário final a Casa da Cultura Moacir Soares Pinto - Centro Cultural Aldemir Martins (ao lado da Igreja Matriz). A caminhada reuniu além dos profissionais da área da saúde, alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado, educadores, sociedade civil, assim como a população de modo em geral.



Neste espaço cultural, a organização do certame desenvolveu ações focadas para a prevenção ao suicídio, como por exemplo, fala das autoridades, palestra com a médica Kassandra Lins, apresentação do Grupo de Dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), seguido de apresentação poética, finalizando lanche para todos os participantes.

A Secretária Municipal de Saúde, Monalisa Holanda falou que o suicídio vem sendo uma das causas mais freqüentes de morte, mas que muito bom quando o paciente tem com quem contar, e que cada um de vocês participantes deste momento possa conversar com seus familiares no sentido de prevenir o problema. Monalisa também elogiou veementemente o trabalho desenvolvido pelo CAPS. Também fizeram o uso da palavra a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Gardênia Gonçalves, assim como a Coordenadora do CAPS, Allana Kisley.



A palestrante Drª Kassandra fez um verdadeiro raio X do problema debatido, inclusive alguns dados estatísticos divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), visto que o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.

Kassandra informou que o Estado do Ceará é o 5º colocado do país em casos de suicídio, mas que 90% dos casos podem ser evitados desde que o problema seja trabalhado.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
Fotos e Vídeos: Luiz Neto
#Saúde 31/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vigilância Sanitária de Aurora promove o dia de Combate ao Tabagismo A Coordenação da Vigilância Sanitária de Aurora, que tem a frente o Coordenador Eliezio Luiz em parceria com a Coordenação do CursoTécnico em Enfermagem da Escola Estadual Profissionalizante Leopoldina Quesado, sob a orientação de Mikael de Figueiredo Gonçalves e tendo a frente de sua direção, o professor Isnard Gonçalves, trabalhou a questão da promoção à saúde sobre o tema Tabagismo.

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública.
O tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes.

Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia. Além disso, bebês de mães fumantes podem nascer prematuramente ou então apresentarem baixo peso após o nascimento.

O uso constante do tabaco pode causar dependência em virtude da presença de nicotina, que, além de todos os malefícios já descritos, é capaz de causar dependência similar àquela provocada pela cocaína. Isso faz com que parar de fumar torne-se um grande problema, que pode até mesmo não ter solução.

Para aqueles que pretendem parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante tratamento gratuito, disponibilizando medicamentos, além de fornecer acompanhamento profissional.

Diante dos riscos do tabagismo para as pessoas que fazem uso desses produtos e para quem os rodeia, foi estabelecida a Lei Antifumo (lei nº 12.546/11), que determina a proibição do ato de fumar em ambientes coletivos, públicos ou privados, como restaurantes, clubes e halls de entrada em condomínio.

A determinação afeta até mesmo locais parcialmente fechados com divisória e extingue a existência dos fumódromos e propagandas de cigarro. Em caso de descumprimento dessa lei, os estabelecimentos são multados.

Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária Eliezio Luiz, esse é trabalho de conscientização dos males que o cigarro proporciona a saúde das pessoas dever ser intensificado e precisa contar com a colaboração de todos os agentes públicos e principalmente da sociedade.

Assessoria de Comunicação

Por: Eliézio Luiz (Coordenador de Vigilância Sanitária de Aurora)
#Saúde 30/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comitê Municipal de Enfrentamento às Arbovirores discute destinação de R$ 100 mil no combate ao Aedes Aegypti Tendo como finalidade discutir o gerenciamento e monitoramento das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti no âmbito municipal para o enfrentamento às arboviroses, em parceria com o Estado, além de outros municípios e a sociedade civil, aconteceu nesta quinta, 30, uma valorosa reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento às arbovirores.

As discussões acerca do assunto ocorreram no Auditório Dona Santô, na Casa da Cultura Moacir Soares Pinto; Centro Cultural Aldemir Martins, ao lado da Igreja Matriz, centro de Aurora.

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do citado comitê, o agente de endemias Benaia Ferreira, ladeado da ouvidora da secretaria municipal de saúde, Renata Lira, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliézio Luiz, que também exerce a função de coordenador de vigilância sanitária.

O principal foco das discussões foi a destinação de recursos na ordem de R$ 100 mil, conseguidos pelo município de Aurora por ter figurado entre os 100 municípios cearenses que concentraram os melhores resultados no controle as arboviroses, na mobilização - Todos contra o Mosquito. Ao todo, foram rateados R$ 10 milhões do incentivo instituído pelo Governo do Estado do Ceará.

Benaia esclareceu que a verba deverá ser aplicada exclusivamente em ações de combate as arboviroese, inclusive na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os agentes de endemias, dentre vários outros materiais, porém, priorizando as prioridades da classe trabalhadora.

Na oportunidade, fôra apresentada uma lista de material a ser comprado pelo setor competente, cuja relação de material será apresentada e apreciada pela Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Thammyres Quezado Freire e pela Secretária de Saúde, Monalisa Holanda, e posteriormente aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Por sua vez, Eliézio Luiz disse que o Conselho Municipal de Saúde (CMS) não fará nenhuma objeção para aprovar a lista do material definida pelos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento às arbovirores.

Ademais, vale salientar que o Comitê é responsável por apoiar o fortalecimento das três frentes de trabalho definidas no Plano Nacional: mobilização e combate ao mosquito, atendimento às pessoas e desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
Fotos: Luiz Neto
#Saúde 29/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comitê de Enfrentamento às arboviroses realizará reunião nesta quinta-feira O Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, do Virus Chikungúnya e Zika Vírus foi instituído em Aurora no dia 18 de julho de 2017 .
#Saúde 18/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Aurora realiza Semana do Bebê com exitosa programação Com o apoio total da gestão municipal do prefeito de Aurora, Dr. Júnior Macedo, a Unidade Básica de Saúde do Araçá II, que tem como enfermeira a profissional Janiere Maciel Mendes realizou, no período de 13 a 17 de Agosto a Semana do Bebê. Toda programação foi planejada pela enfermeira Janiere Mendes, apoiada por outros segmentos representativos da prefeitura municipal, a exemplo da Secretaria de Saúde, UBS Araçá 1, Equipe do NASF e Creche Pró Infância.

Segundo Janiere, o trabalho foi uma importante estratégia de mobilização e debate sobre os direitos das crianças na Primeira Infância, gestantes e mães. Sendo o principal objetivo incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde das crianças e com isso melhorar os serviços oferecidos.

A enfermeira Janiere ressalta que, a primeira infância é definida como o período que vai do nascimento até os 6 anos de idade. Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Com o incentivo da Unicef, grande parte dos municípios realizam, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Portanto, durante as comemorações da Semana do Bebê em Aurora, diversas ações foram realizadas, tais como: Antropometria e Avaliação Nutricional, Avaliação da Situação Vacinal, Imunização das Crianças com enfoque na Campanha contra Poliomielite e Sarampo, Avaliação Bucal e Aplicação Tópica de flúor, Shantala (Massagem), Promoção da Atividade Física, Palestras, dentre outras.

Ademais, vale frisar que os profissionais envolvidos na programação foram: Janiere Maciel (enfermeira do Araçá 2), Raniere Figueiredo (fisioterapeuta), Erineuma (assistente social), Djairton (educador físico), Adriano (enfermeiro do Araçá 1), Idemar (dentista), Suzana (fisioterapeuta), além dos técnicos de enfermagem, agentes se saúde, monitores e professores da Creche Pró Infância, Diretora da Creche, Janne (Coordenadora da Atenção Básica), Lorena Férrer (Coordenadora de imunização), Tainá (coordenadora da saúde bucal), Bruna (coordenadora do Nasf), e Monalisa Holanda (Secretária de Saúde).

Assessoria de Comunicação
Luiz Neto

Janiere Maciel Mendes
Enfermeira da Unidade Básica de Saúde Araçá II
#Saúde 17/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes de Endemias de Aurora intensificam ações de combate ao Aedes Aegypti No intuito de intensificar cada vez mais as ações de combate ao Aedes Aegypti, a Secretaria de Saúde de Aurora por meio da coordenação dos agentes de endemias do município executou mais uma etapa do Plano de Ação 2018, de combate as arboviroses (vírus da dengue, chikungunya e zika).

Na ocasião, os trabalhos foram deflagrados nos distritos de Santa Vitória, Tipi e Ingazeiras, bem como na Vila Freire e sede do município. Os trabalhos de campo desempenhados pelos agentes de endemias estão voltados para a promoção da saúde da população de Santa Vitória e Região.

As ações são acompanhadas pelo Agente de Endemias e Presidente do Comitê de Combate as Arboviroses, Benaia Ferreira Moraes - com o apoio da Coordenadora de Vigilância em Epidemiologia, Thamyres Quezado; a Secretária de Saúde, Monalisa Holanda, principalmente pelo Prefeito Municipal, Dr. Júnior Macedo que tem reconhecido o excelente trabalho de toda equipe de Agentes de Endemias na realização dessas ações voltadas para a melhoria da saúde dos aurorenses.

Contudo, o município de Aurora tem buscado cumprir suas metas, obtendo parâmetros satisfatórios nos critérios de avaliação de combate ao Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses, estabelecidos no Termo de Compromisso assinado pelo governo do Estado do Ceará no ano de 2017.

Entre esses critérios estão a instituição do comitê municipal intersetorial de combate ao mosquito, monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município e apresentação do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018.

Assessoria de Comunicação
Luiz Neto
Informações de Eliézio Luiz (Coordenador de Vigilância Sanitária)

#Saúde 16/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Governo Municipal de Aurora realizará o dia ‘D’ da Campanha contra o Sarampo e a Poliomielite neste sábado, 18 Neste sábado, 18/Ago, a Secretaria Municipal de Saúde de Aurora realizará o dia ‘D’ da Campanha contra o Sarampo e a Poliomielite. Na oportunidade, todos os postos de saúde do município, exceto o do Mocó, estarão abertos das 08:00h as 14:00h.

Segundo a Coordenação Municipal de Imunização, tendo a frente Lorena Férrer, durante a citada campanha que começou no dia 6 próximo passado e que terminará no próximo dia 31 vindouro, a meta da pasta competente é imunizar cerca de 1.532 crianças inseridas no público alvo.

Portanto, todas as crianças com idade de 1 ano e quatro anos, onze meses e vinte e nove dias precisam ser imunizadas contra a poliomielite e o sarampo.

Assessoria de Comunicação
Luiz Neto
#Saúde 06/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conselho Municipal de Saúde de Aurora aprecia e aprova projetos em Reunião Ordinária
Foi realizada na última quinta-feira (02) no Auditório “Dona Santô” da Casa da Cultura, no Centro da cidade, uma Reunião Ordinária do CMS-Aurora, onde foram aprovados os seguintes projetos pautados:

Projetos Apreciados e aprovados pelo Cms Aurora:

- Projeto de Orçamento “dia D” (dia 18 - sábado) deste mês de Agosto referente à Campanha de vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo, com *início da campanha nesta segunda-feira, dia 06 de agosto, com término previsto para o dia 31 de agosto e o dia ‘D’, dia 18. Criancas de 1 ano, até 4 anos, 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS da Rde da Atenção Básica Municipal de Aurora com o objetivo de vacinar crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, público mais suscetível a complicações de ambas as doenças. Projeto apresentado pela Coordenadora de Imunização, Drª Lorena Torquato Ferrer.

- Metas de indicadores da saúde SISPACTO 2018, documento que tem por objetivo apresentar e pactuar os 23 indicadores estabelecidos para os anos de 2017 a 2021, tendo como base decisão tomada na reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite em 24 de novembro de 2016 e publicado no Diário Oficial da União, em 12 de dezembro de 2016. Projeto apresentado pelo Coordenador de Vigilância Sanitária e Presidente do CMS Aurora, Eliezio Luiz.

- Plano de Ações da Vigilância Sanitária 2018. Planejamento das Ações da Vigilância Sanitária Para o setor regulado pela saúde de Aurora. Projeto apresentado pelo Coordenador de Vigilância Sanitária e Presidente do CMS Aurora, Eliezio Luiz.

Os Projetos acima citados foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde representada pela Secretária Cícera Monaliza Holanda, que por compromissos pré-agendados não pôde comparecer à reunião do CMS-Aurora, porém, solicitou ao Presidente do CMS que os projetos de extrema relevância para o município fossem apresentados pelos coordenadores das pastas correspondentes em representação à sua pessoa.

Os conselheiros presentes também apreciaram uma apresentação de Drª Juliana Landim, Conselheira de Saúde e Diretora da Policlínica Dr. Acilon Gonçalves, onde a mesma desempenha uma brilhante gestão sempre com muita atenção e humanização para com os usuários da saúde daquela unidade. Foram a presentados os dias de atendimentos e os Especialistas médicos que atendem na Policlínica, que está em pleno funcionamento beneficiando pacientes do Bairro Araçá, da sede e da zona Rural de Aurora.

O Presidente do CMS, Eliézio Luiz parabenizou todos os conselheiros presentes, reiterou ainda que na reunião do mês de junho vários projetos importantes foram apreciados e aprovados, destacando, por exemplo, o Plano Municipal de Saúde de Aurora 2018-2021, Plano que orienta as ações da saúde pública municipal para os próximos 4 anos. O Presidente reitera que o CMS apoiará a Gestão municipal do Prefeito Dr. Júnior Macedo quanto aos benefícios de melhorias da saúde do povo aurorense como parceiro do Controle Social.

Assessoria de Comunica
ção
Renato Brito
#Saúde 27/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hemoce realiza campanha de doação de sangue em Aurora; 50 bolsas de sangue foram coletadas A campanha de doação de sangue realizada nesta quinta, 26, no município de Aurora, pelo Hemoce/Crato em parceria com o Governo Municipal por meio da sua Secretaria Municipal de Saúde, resultou na coleta de 50 bolsas de sangue.

A coleta sanguínea ocorreu na Unidade Básica de Saúde Antonio de Sousa Ramalho, no Bairro Araçá, no horário das 08:00h as 15:00h. Na oportunidade, 66 candidatos compareceram a UBS para se submeter ao ato de doação, sendo 50 considerados aptos e 16 inaptos, além do cadastro de 07 candidatos para doação de medula óssea.

É importante frisar, que antes do doador entrar na sala de coleta, o mesmo se submete a um amplo processo de avaliação, tais como: Processo de identificação; Teste de hemoglobina e aferição dos sinais vitais; Triagem (seleção dos doadores aptos e inaptos); Lanche; e por fim é feito o trabalho de coleta de sangue do doador.

A campanha tem como objetivo contribuir para o fortalecimento do banco de sangue do Hemoce, no sentido de ajudar os irmãos da região do cariri, que porventura venham necessitar do produto, como também é sempre importante frisar que é através de campanhas como esta acontecida em Aurora, que o Hemoce consegue manter o seu estoque de sangue visando salvar milhares de vidas.

Segundo a Coordenadora de Mobilização Social do Município, Wiviane Tavares Pinto, a participação de Aurora neste processo continuo significa muito mais do que um simples gesto de doar sangue, representa na verdade o respeito e o amor ao próximo que os seus irmãos aurorenses demonstram no momento em que se disponibilizam em doar um pouco do seu próprio sangue para as pessoas necessitadas.

Contudo, a pasta da saúde de Aurora, chefiada pela jovem Monalisa Holanda com o apoio da gestão do prefeito Dr. Júnior Macedo, tem trabalhado incessantemente no sentido de prestar um serviço de qualidade a toda população aurorense.

Assessoria de Comunicação

Fot
os: Luiz Neto
#Saúde 17/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aurora participa da V Campanha Nacional contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma A 5ª Campanha Nacional contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma iniciou em Aurora a partir do dia 18 de Abril, indo até o 26 de junho. A abertura oficial aconteceu na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Romão Sabiá, a campanha é voltada aos estudantes de 5 a 14 anos matriculados no ensino fundamental de escolas públicas municipais, e buscava ensinar como se proteger dessas doenças, auxiliar na identificação de sinais e sintomas e esclarecer sobre a cura.

Durante a campanha serão realizadas buscas ativas de novos casos de hanseníase. Serão feitos também tratamento coletivo para verminoses e exames para a detecção e o tratamento de tracoma, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato prestado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a campanha foram realizadas palestras para os pais e professores sobre a campanha e sobre as doenças as quais as campanha trata. A palestra foi ministrada por Dra Cicera Amanda Mota Seabra, medica de Equipe de Saúde da Vila Paulo Gonçalves, os alunos foram examinados para hanseníase e verminose pelas respectivas equipe de saúde da família na qual as escola estar localizada e a avaliação de tracoma se deu pelo Técnico Cleudo Antonio da Silva e pelos apoiadores Benaia Ferreira de Morais e Cicero Cesar da Silva.

Em relação à hanseníase, os estudantes receberam fichas de autoimagem com informações sobre a doença que foram respondidas em casa com seus pais. Para as verminoses, doenças parasitárias intestinais, foram oferecidos medicamentos às crianças após prévia autorização familiar. Para facilitar o diagnóstico do tracoma, doença ocular causada por uma bactéria, foi realizado exame oftalmológico por profissionais capacitados. Os casos positivos, assim como os familiares em contato, foram encaminhados para o tratamento específico nas unidades básicas de saúde.

Vale ressaltar, que essa esta campanha é preventiva, que tem o objetivo de garantir o diagnostico precoce em caso suspeito de hanseníase e evitar casos de verminose com a medicação em dose única, protegendo a criança. Há ainda ações educativas e foi fundamental esse envolvimento da saúde com a educação, bem como a presença das equipes de saúde da família nas escolas fortalecendo essas ações. Eu só tenho a agradecer a cada um que ajudou para que essa campanha acontece-se no nosso município. (Thammyres Quezado Freire- Chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica).


#Saúde 13/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacientes do CAPS participam de palestra com médicos odontólogos O Centro de Atenção Psicossocial CAPS-I, em parceria com o Centro de Especialidades Odontológica (CEO) e o Núcleo de apoio à Saúde da Família (NASF), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira (11/Jul), uma importante Palestra voltada para os pacientes da oficina terapêutica, bem como a instituição com a parceria do educador físico do NASF, uma vez por semana para realizar atividades físicas com os pacientes da oficina terapêutica.

A palestra foi ministrada pelos odontólogos, Natércio e Erisvaldo, cujo momento foi de grande importância, a articulação intersetorial para promover saúde mental e melhorar a qualidade de vida destes pacientes.

A Coordenadora do CAPS, Alanna Kislley, ressalta que a oficina terapêutica do CAPS funciona de segunda a sexta, onde a instituição oferta transporte para deslocamento dos pacientes da sede dos domicílios a instituição, bem como alimentação, oficina de artesanato e orientação com psicopedagoga.

Assessoria de Comunicação
#Saúde 06/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aurora está entre os municípios do Ceará com melhores resultados no controle das arboviroses
#Saúde 14/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Aurora é agraciado na área da saúde pelo Governo do Estado Por ter atingido a meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, ano 2018, a gestão municipal do prefeito de Aurora, Júnior Macedo, foi agraciado pelo Governo do Estado do Ceará, com certificado de reconhecimento.

Vale destacar que dos 9 municípios que compõem a 19ª Regional de Saúde do Brejo Santo, Aurora ficou em 2º lugar; e na 23ª colocação no estado do Ceará.

A Secretária Municipal de Saúde, Cicera Monalisa Holanda Teles de Queiroz, enfatiza que: "Nada disso seria possível se não tivéssemos profissionais tão comprometidos e capacitados para exercer de forma brilhante as suas atividades e deveres na Atenção Básica."

Monalisa aproveita o momento para parabenizar todos os profissionais da saúde que contribuíram para a meta alcançada. A saber: Atenção Básica, Agentes Comunitários de Saúde, Coordenadora de imunização - Lorena Torquato Ferrer; Coordenadora de Atenção Básica, Janne Silanildes Duarte Souza Fernandes e todos os coordenadores e funcionários envolvidos na Campanha Nacional Contra Gripe 2018 pelo o excelente desempenho durante toda a campanha.

Segundo a Coordenadora de Imunização, Lorena Torquato Férrer, ao todo o município de Aurora imunizou 6.049 pessoas dos grupos prioritários, portanto, representando um percentual de 101, 51%.

Assessoria de Comunicação
#Saúde 24/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AURORA está presente no XVII Congresso do COSEMS em Iguatú Durante os dias 23, 24 e 25 de maio, a Secretária Municipal de Saúde de Aurora, Monalisa Holanda, estará participando do XVII Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS), na cidade de Iguatú.

O evento acontece na sede da Universidade Regional do Cariri (URCA), sob o tema “Gestão e Planejamento na Saúde” contando inclusive com um elenco de importantes gestores de representatividade nacional (Ministério da Saúde, CONASEMS e CONASS), além da participação de gestores estaduais e municipais, pautando os principais assuntos na gestão pública atual acerca dos sistemas de informação, controle interno e externo, execução financeira, entre outros.

Cerca de 300 profissionais de todas as regiões do país, incluindo os secretários de saúde dos 184 municípios cearenses, técnicos, coordenadores regionais e demais profissionais da saúde do estado participam do certame.

Atualmente, o COSEMS/CE tem como presidente o profissional Josete Tavares, que na gestão municipal de Aurora concernente ao período de 1993 a 1996, prestou relevantes serviços junto a população aurorense - como secretário municipal de saúde. Emanuel é Apoiador do COSEMS.

Assessoria de Comunicação
#Saúde 14/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aurora realiza dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe; a imunização continua até 1º de junho Nove Unidades Básicas de Saúde de Aurora estiveram abertas durante o sábado,12 de maio, por ocasião do dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe, que inclusive se estenderá até o dia 1º de junho, segundo a coordenador do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Lorena Férrer.

Até a sexta-feira, 11, véspera do Dia D da campanha, mais de 50% do público alvo já se havia tomado a dose da vacina em Aurora.

Devem tomar a vacina os seguintes grupos prioritários da campanha: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto). Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Secretaria de Saúde
#Saúde 25/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aurora inicia campanha de vacinação contra a gripe; dia D ocorrerá no dia 12 de maio Aderindo a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura Municipal de Aurora por meio de sua Secretaria de Saúde iniciou nesta, segunda (23), a aplicação da dose da vacina no público que se enquadra nos grupos prioritários.

Segundo a Coordenadora Municipal de Imunização, Lorena Torquato, o Ministério da Saúde destinará 6.374 doses da vacina para o município, baseado na vacinação efetuada no ano passado. Em Aurora, o dia D da vacinação ocorrerá no próximo dia 12 de maio, e se estenderá até 1º de junho. No dia D da campanha, todas as unidades básicas do município estarão abertas o dia inteiro.

Devem se vacinar pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade - o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto
#Saúde 06/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Gestão Municipal divulga cronograma de atendimento na Policlínica Acilon Gonçalves A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, juntamente com a Direção da Policlínica Dr. Acilon Gonçalves, situada a Rua Vereador Vinor Leite, Bairro Araçá, vem de público comunicar a população aurorense que durante o mês de fevereiro em vigência os atendimentos dos médicos especialistas obedecerá o cronograma abaixo detalhado.

É importante frisar que a gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo tem procurado a todo custo oferecer uma saúde pública de qualidade principalmente para as famílias que mais necessitam do poder público.

Recentemente, o alcaide aurorense classificou a saúde pública do seu município como uma das melhores do Brasil. E para fortalecer ainda mais a veracidade da afirmação do prefeito, o Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo, por ocasião de sua participação na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores ocorrida no sábado, 3/Fev, disse que na próxima reunião do poder legislativo apresentará dados documentais que comprovam a eficácia da saúde pública de Aurora.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto

Foto: Arquivo da Imprensa
#Saúde 06/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais agilidade: exames e consultas serão marcados em postos de saúde do município A medida, segundo a secretária de saúde, visa diminuir os transtornos causados aos pacientes, na marcação de consultas ou exames.
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#Saúde 02/02/2018 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Dr. Júnior Macedo afirma que a saúde de Aurora está entre as melhores do Brasil Em entrevista concedida na tarde de quinta-feira, 1/Fev, ao Site Miséria, de Juazeiro do Norte, o Prefeito Municipal de Aurora, Dr. Júnior Macedo disse que a terra do Menino Deus está entre as melhores do Brasil em saúde pública.

Dr. Júnior esteve recentemente na capital federal, viabilizando demandas de projetos de interesse do povo aurorense. Na oportunidade, Júnior conversou com o Presidente do Senado da república, Eunício Oliveira.

Ainda na entrevista, o chefe do executivo aurorense destacou o zeramento da fila de espera de pacientes para exames de tomografias e ressonâncias magnéticas, como também conseguiu baixar de forma considerável a espera por cirurgias.

Por fim, Dr. Júnior que é médico cirurgião falou que apesar das dificuldades financeiras vivenciada pelas prefeituras, em Aurora a luta em prol de melhorias pra população continua de forma ininterrupta.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto

Foto: da Internet
#Saúde 01/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Policlínica Dr. Acilon Gonçalves fecha ano de 2017 com mais de 11 mil atendimentos Todos os esforços empreendidos no ano de 2017 pela gestão do prefeito municipal de Aurora, Dr. Júnior Macedo, concernente aos serviços de saúde pública deflagrados na Policlínica Dr. Acilon Gonçalves, situada no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, resultaram em números satisfatórios perante as famílias aurorenses, principalmente as mais necessitadas.

Os números abaixo relatados comprovam a eficiência e competência do governo municipal da terra do Menino Deus, que mesmo diante da forte crise financeira provocada pela esfera federal com as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que atinge diretamente as prefeituras, mas que em Aurora o chefe do executivo municipal tem conseguido com muito esforço manter o atendimento médico na Policlínica.

A Diretora Geral do órgão, Juliana Landim, afirma que o número de atendimento junto as famílias aurorenses representa quase 50% da população de Aurora, portanto, um serviço de grande relevância principalmente para os mais necessitados.

Durante o ano de 2017 as famílias carentes de Aurora usufruíram de serviços profissionais de saúde das mais diversificadas áreas especializadas, tais como:

CLÍNICOS (Dr. Arnaldo França, Drª Kassandra, Dr. Raimundo Macedo e Drª Silvana);

MÉDICOS ESP
ECIALISTAS (Dr. Addson - Endoscopia, Dr. André - Cardiologista, Dr. Arnaldo França - Colposcopia, Dr. Jânio e Drª Najara - Ultrassonografia, Dr. Washington - Ortopedista, Dr. Wider Landim- Pediatra);

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/FIS
IOTERAPÊUTAS (Drª Mayara e Drª Suzane);

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/F
ISIOTERAPÊUTA (Drª Jéssica);

SERVIÇO DE PSICOLOGI
A/FISIOTERAPÊUTA (Drª Socorro Maria);

Ao todo, a equipe de profissionais da Policlínica Dr. Acilon Gonçalves realizou 11.315 atendimentos a população de Aurora

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto
#Saúde 29/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conselho Municipal de Saúde realiza 1ª reunião ordinária do exercício 2018 No ultimo dia 26 próximo passado o Conselho Municipal de Saúde de Aurora - CMS -, reuniu-se com seus membros (Conselheiros) no espaço do Auditório “Dona Santô” na Casa da Cultura no Centro da cidade, por ocasião da primeira reunião Ordinária do ano de 2018.

O evento contou inclusive com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Cícera Monalisa Holanda Teles de Queiro, que na ocasião discorreu sobre as ações da saúde de Aurora e novas ações para melhoria da saúde da população, sendo compromisso do Prefeito Dr. Júnior Macedo prestar sempre serviços de qualidade para as famílias aurorenses, principalmente para as mais necessitadas.

Segundo Monalisa, o ano de 2017 “Mesmo com todas as dificuldades encontradas, a saúde de Aurora apresentou números satisfatórios de atendimentos à população, priorizando sempre os mais necessitados. Outra informação importante é o fato de todos os setores da saúde estarem em pleno funcionamento, tais como: Atenção Básica com 12 Unidades de Saúde, CAPS, CEO, SAD, NASF, POLICLÍNICA - com várias especialidades médicas, Vigilância em Saúde Ativa (Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Imunização), além dos atendimentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias-ACE.

Participou também da reunião o Secretário de Transportes, Paulo Roberto Tavares de Macedo, explanou acerca dos veículos disponíveis para atender a população em especial as ambulâncias que atendem as transferências para outros municípios da região do Cariri. Segundo Paulo Roberto o município disponibiliza de transportes para atender os pacientes que se deslocam para atendimento em Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Brejo Santo, além de casos especiais para Fortaleza e outras cidades.

Reforçando as palavras do Secretário de Transportes, o Condutor de Ambulância, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Vice-Presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulâncias do Estado do Ceará - Sindiconan-CE, Senhor Otávio Bruno da Silva Merícias apresentou a tabela abaixo com dados das viagens referentes ao ano de 2017 feitas por apenas 2 ambulâncias, onde segundo o Secretário de Transportes verifica-se a preocupação do Prefeito Municipal Dr. Junior Macedo de priorizar os serviços de Urgência e Emergência para a população, onde o mesmo no segundo semestre de 2017 adquiriu mais 3 novas ambulâncias para atender a população de Aurora.

Km/ano Quant. Viagens/ano Km/dia Viagens/dia
BREJO SANTO 148203 1647 406,04 4,51
CRAJUBAR 98277 1091 269,25 2,99
TOTAL GERAL 246480 2738 675,29 7,50

Fonte: Dados retirados do livro de ocorrências das ambulâncias do Município de Aurora-CE, feitas pelos condutores: Otávio da Silva Merícias, Rossine Brito Silva Francisco Junior Rangel de Macedo Macedo.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Eliezio Luiz parabenizou todos os conselheiros presentes e os profissionais condutores de ambulâncias, servidores altamente comprometidos, preparados e qualificados para atender bem a população. O Presidente agradeceu também a presença dos secretários de saúde e de transportes e reiterou que o CMS estará sempre apoiando a Gestão municipal do Prefeito Dr. Júnior Macedo como sempre parceiro naquilo que for de melhor para a qualidade da saúde do povo aurorense.

#Saúde 23/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Aurora mantém sete especialidades médicas na Policlínica Dr. Acilon Gonçalves e outros serviços
As dificuldades financeiras persistem, mas o prefeito de Aurora Júnior Macedo reitera o compromisso de continuar oferecendo qualidade no atendimento quando o assunto é saúde pública.

A prova disso é o esforço do gestor municipal para manter o atendimento de médicos especialistas na Policlínica Municipal Dr. Acilon Gonçalves.

Ao todo, a prefeitura municipal de Aurora oferece Na Policlínica Municipal, sete diferentes especialidades médicas, além de profissionais clínicos e serviços como: Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Ambulatorial, Laboratorial, Eletrocardiograma, dentre outros.

Atualmente, atendem na Policlínica Dr. Acilon Gonçalves, os seguintes médicos especialistas:

· Dr. Addson (Endoscopia)
· Dr. André (Cardiologia)
· Dr. Arnaldo França (Colposcopia)
· Dr. Jânio Meira Nóbrega (Ultrassonografia)
· Dra. NajaraHeyllis (Ultrassonografia)
· Dr. Washington Luis (Ortopedista)
· Dr. Wider Landim (Pediatra)

A frequência dos atendimentos dos médicos especialistas variam e podem ocorrer semanais ou mensais, dependendo de cada especialidade.

Atendem semanalmente, Dra.Najara Heyllis (Ultrassonografia), Dr. Wider Landim (Pediatra) e Dr. Arnaldo França (Colposcopia).

Atendem quinzenalmente, Dr. Jânio Meira Nóbrega (Ultrassonografia) e Dr. André (Cardiologia).

Atendem mensalmente, Dr. Washington Luis (Ortopedista) e Dr. Addson (Endoscopia).

Durante os dez primeiros meses do ano, a estatística mostra que em média, cerca de 250 consultas foram realizadas mensalmente pelos médicos especialistas.

A Diretora Administrativa da Policlínica Dr. Acilon Gonçalves - Juliana Landim afirma que os esforços são contínuos de toda a equipe para que a população seja assistida da melhor forma possível pelos serviços prestados pela Unidade de Saúde.

“O município de Aurora é privilegiado por contar com uma política extremamente importante, que é a oferta dos serviços através das especialidades”, disse Dr. Wider Landim - Pediatra, que atende na Policlínica.

Angésica dos Santos mora no Bairro Araçá e estava na Policlínica na manhã desta quarta-feira (22) buscando atendimento para sua filhinha de cinco meses. Perguntamos o que ela acha dos serviços da Policlínica. “...O atendimento é muito bom e os médicos também, sempre que procuro a Policlínica sou muito bem atendida. Minha completou cinco meses e esta é a quinta vez que trago ela ao pediatra. Dou nota dez para o serviço”, disse Angésica.

NOVO APRELHO ELETROCARDIÓGRAFO

Recentemente, um novo aparelho eletrocardiógrafo foi adquirido pela gestão municipal do prefeito Júnior Macedo. O equipamento é utilizado para realizar exame de eletrocardiograma (ECG). O referido aparelho encontra-se instalado e em pleno funcionamento na Policlínica Dr. Acilon Gonçalves.

A Policlínica Dr. Acilon Gonçalves funciona de segunda à sábado, sendo de segunda à sexta das 07:00h às 17:00h e aos sábados a partir das 07:00h, até a conclusão do atendimento do médico especialista agendado para a data.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Renato Brito
Fotos: Edson Moreira
#Saúde 22/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Coordenador do Setor de Endemias de Aurora participa de capacitação no Crato O Coordenador de Vigilância Epidemiológica de Aurora, Benaia Ferreira, participou recentemente na cidade do Crato do terceiro módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância e Controle das Endemias e Zoonoses.




A capacitação é uma promoção da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA).




A iniciativa tem como objetivo capacitar os profissionais inseridos no processo de trabalho da vigilância e controle de endemias e zoonoses do Ceará.




O representante de Aurora, Benaia disse que dos cinco módulos previstos pelo órgão competente, o município de Aurora esteve presente nos três já realizados, e garante que o aproveitamento tem sido bastante satisfatório, haja vista o alto nível de conhecimento dos palestrantes. Informou ainda que serão três módulos de forma presencial e dois a distância.




Assessoria de Comunicação





Luiz Neto
#Saúde 21/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comitê de Enfrentamento as Arboviroses realiza palestra no Distrito de Tipi Dando prosseguimento aos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Comitê de Enfrentamento as Arboviroses, da Secretaria Municipal de Saúde de Aurora realizou na sexta-feira (17/Nov), encontro na Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Antonio Amâncio da Cruz, no Distrito de Tipi.




Na oportunidade, o coordenador do mencionado comitê municipal, Benaia Ferreira, discorreu a pauta educação em saúde e combate ao mosquito Aedes Aegypti, portanto falou minuciosamente a respeito dos cuidados e precauções que devemos tomar com o responsável causador da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.




O evento contou com a participação de professores, alunos, funcionários, além da comunidade local, que assistiu atentamente as orientações do palestrante, inclusive tirando dúvidas acerca do problema que tem desafiado tanto as autoridades, bem como a população de modo em geral, porém, em Aurora o assunto tem sido tratado de forma ininterrupta pela gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo.



Assessoria de Comunicação
#Saúde 14/11/2017 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Dr. Júnior Macedo adquiri 3 novas ambulâncias para servir a população aurorense A gestão pública municipal do prefeito de Aurora, Dr. Júnior Macedo, adquiriu 3 (três) novas ambulâncias para servir a população da terra do Menino Deus na área da saúde. Os novos equipamentos foram frutos de emendas parlamentar dos deputados estaduais Daniel Oliveira e Bruno Gonçalves, além de uma aquisição oriunda de recursos próprios da prefeitura municipal de Aurora.




As ambulâncias foram entregues a população na sexta-feira (10/Nov), data em que o município de Aurora completou 134 anos de emancipação cívico-política. Essa conquista foi fruto também de uma luta incessante do prefeito Júnior Macedo e o Secretário Municipal de Governo e Gestão, Adailton Macedo.




O governo municipal de Aurora não tem medido esforços no sentido de viabilizar recursos nas esferas estadual e federal no sentido atender os anseios da população aurorense, principalmente as famílias mais necessitadas.




- Administrar uma prefeitura na crise financeira que passa o país, tem se tornado um grande pesadelo para os governantes. Mesmo assim, não podemos desanimar e continuar trabalhando na perspectiva de dias melhores para o povo de nossa terra - comentou Dr. Júnior Macedo.




Assessoria de Comunicação






Fotos: Luiz Neto
#Saúde 13/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Movimento para Salvar Vidas, do Kariri da Sorte, faz doação ao Hospital Inez Andreazza de Aurora A Associação Beneficiária Movimento Nacional para Salvar Vidas, do Kariri da Sorte, por meio de seus legítimos representante esteve nesta segunda-feira (13/Nov) na cidade de Aurora, mais precisamente no Hospital Inez Andreazza, no bairro São Benedito.




Na oportunidade, os representantes do Kariri da Sorte realizou a doação de material hospitalar, material de escritório, medicamentos, cadeiras de rodas, dentre outros itens hospitalar.




A ação do Kariri da Sorte reuniu dezenas de pessoas no Hospital Inez Andreazza, inclusive o prefeito municipal Dr. Júnior Macedo, a Secretária de Saúde, Monalisa Holanda, dentre outros. No local, a reportagem do Kariri da Sorte entrevistou o Diretor Administrativo do Hospital Josimar Freire e a Secretária de Saúde Monalisa Holanda, ambos agradeceram veementemente a ação do grupo empresarial.




O prefeito municipal Dr. Júnior Macedo conversou em off com alguns dos representantes do Kariri da Sorte, ocasião em que também agradeceu a doação, como também falou a respeito das dificuldades enfrentadas naquele estabelecimento de saúde.




Assessoria de Cominicação





Fotos: Luiz Neto
#Saúde 09/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aurora inicia Campanha de Vacinação Antirrábica pela sede do município A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica iniciou, na segunda-feira (6/Nov) a Campanha de Vacinação Antirrábica (Cães e Gatos).




A primeira etapa da vacinação acontece na sede do município, ocasião em que os agentes de endemias realizam visitas domiciliares no intuito de imunizar os animais. Segundo o Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Benaia Ferreira, cerca de 1.200 animais (cães e gatos) já foram vacinados. Disse que a partir de segunda-feira (13/Nov), os trabalhos de vacinação antirrábica ocorrerão na zona rural do município.




Benai ressalta que no ano passado, a meta estabelecida era vacinar 5.769 cães, porém, o empenho e dedicação de sua competente equipe de trabalho resultou na imunização de 5.786 animais, portanto, superando a meta prevista.




“Para este ano de 2017, em Aurora a meta é vacinar 6.346 animais, mas acreditamos que mais uma vez iremos superar esses números, visto que o nosso município dispõe de profissionais além de qualificados, comprometidos com a função que exercem”, disse Benai Ferreira, ressaltando que nacionalmente o dia ‘D’ da campanha antirrábica acontece no sábado (11/Nov).




A Secretária Municipal de Saúde, Monalisa Holanda, com o respaldo da gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo tem dado todo o apoio necessário para que os agentes de endemias possam cumprir com as suas obrigações profissionais.



Assessoria de Comunicação



Fotos: Luiz Neto
#Saúde 25/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O MUNICIPIO DE AURORA DISPÕE DA MODALIDADE Atendimento Domiciliar - AD2 Pacientes do Programa Melhor em Casa

O MUNICIPIO DE AURORA DISPÕE DA MODALIDADE AD2

A Prefeitura Municipal de Aurora instituiu desde o ano de 2016 o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) na modalidade AD2 - que visa ofertar mais conforto e comodidade aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção.

A prestação de assistência à saúde na modalidade AD2 é de responsabilidade da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e da Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), ambas designadas para esta finalidade.

Critérios de inclusão na modalida
de AD2:

I - Demanda por procedimentos de maior complexidade, que podem ser realizados no domicílio, tais como: curativos complexos e drenagem de abscesso, entre outros;

II - Dependência de monitoramento frequente de sinais vitais;

III-Necessidade frequente de exames de laboratório de menor complexidade;

IV - Adaptação do paciente e /ou cuidador ao uso do dispositivo de traqueostomia;

V - Adaptação do paciente ao uso de órteses/próteses; VI - adaptação de pacientes ao uso de sondas e ostomias;

VII - Acompanhamento domiciliar em pós-operatório;

VIII - Reabilitação de pessoas com deficiência permanente ou transitória, que necessitem de atendimento contínuo, até apresentarem condições de frequentarem serviços de reabilitação;

IX - Uso de aspirador de vias aéreas para higiene brônquica;

X - Acompanhamento de ganho ponderal de recémnascidos de baixo peso;

XI - Necessidade de atenção nutricional permanente ou transitória;

XII- Necessidade de cuidados paliativos;

XIII - Necessidade de medicação endovenosa ou subcutânea;

XIV- Necessidade de fisioterapia semanal.

São critérios para não inclusão no SAD, em qualquer das três modalidades, a presença de pelo
menos uma das seguintes situações:

I - Necessidade de monitorização contínua;

II - Necessidade de assistência contínua de enfermagem;

III - Necessidade de propedêutica complementar, com demanda potencial para a realização de vários procedimentos diagnósticos, em sequência, com urgência; IV - necessidade de tratamento cirúrgico em caráter de urgência; ou V - necessidade de uso de ventilação mecânica invasiva continua.


PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MELHOR EM CASA

LUANA FERNANDA FERREIRA SIMPLICIO - COORDENADORA

RAFAELLY DUARTE FERNANDES - MEDICA

MARIA INÊS FERREIRA FERNANDES - TECNICA DE ENFERMAGEM

JULIETE DE SOUZA SOARES SANTOS - TECNICA DE ENFERMAGEM

MARIA BARBILONIA DA SILVA FERNANDES - TECNICA DE ENFERMAGEM

THYAGO PINTO LOPES - FISIOTERAPEUTA

ANDREIA TORRES DE LUNA - FISIOTERAPEUTA

Assessoria de Comunicação



Luiz Neto
#Saúde 11/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caminhão Amigo do Peito atrai grande demanda de mulheres para exame de mamografia Foram dois dias de intensa movimentação na Praça da Matriz, por ocasião da vinda do Caminhão Amigo do Peito, uma unidade móvel com todos os equipamentos necessários para realização de exames de mamografia.




Ao todo foram realizados 160 exames de mamografias totalmente gratuitas para mulheres de 50 a 69 anos de idade, cuja iniciativa foi fruto de uma parceria entre a gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a ONG Amigos do Peito, com o objetivo de realizar exames de mamografias gratuitos.




Amigos do Peito é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar as pessoas acometidas pelo câncer de mama e reintegrá-las no convívio familiar e social.




A ONG disponibiliza aos municípios profissionais especializados e uma unidade móvel para realização do exame de mamografia, dotada de equipamentos modernos e instalações climatizadas e adequadas para proporcionar conforto, higiene, segurança e agilidade no atendimento.




Assessoria de Comunicação






Fotos: Luiz Neto

#Saúde 06/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Presidente do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses profere palestra no Sítio Terra Vermelha A luta do Comitê Municipal de Enfretamento das Arboviroses do município de Aurora tem se tornado cada vez mais incessante no sentido de combater veementemente o mosquito transmissor da dengue.




Os trabalhos desenvolvidos pelo órgão competente, não se restringe apenas a sede do município não. Na manhã de quinta-feira (5/Out), o presidente do citado comitê municipal e Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Benaia Ferreira, esteve na EEIF Manoel Pimenta da Costa, sítio Terra Vermelha, proferindo palestra acerca do assunto.




Na comunidade, Benaia conversou com professores, pais de alunos e alunos, funcionários, membros do comitê das Arboviroses, a respeito dos cuidados nas residências rurais e urbanas no combate ao Aedes Aegypti, bem como a Prevenção do Tracoma, Doenças de Chagas, Lecshimaniose, dentre outras doenças.




Segundo Benaia Ferreira, a descentralização das ações de combate ao Aedes Aegypti faz parte do cronograma de trabalho do organismo competente, que dentro da medida do possível pretende atender as famílias da zona rural.




Na mesma oportunidade, o representante da Secretaria Municipal de Saúde discorreu a respeito do Outubro Rosa (que trata da prevenção do câncer de mama), bem do Novembro Azul (cuidados contra o câncer de próstata).





Assessoria de Comunicação

#Saúde 05/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE "Caminhão Amigo do Peito" estará em Aurora nos dias 9 e 10/Out, na Praça da Matriz Durante os dias 9 e 10 de outubro, portanto, segunda e terça-feira, estará em Aurora o “Caminhão Amigo do Peito”, uma unidade móvel com todos os equipamentos necessários para realização de exames de mamografia.




A iniciativa é fruto de uma parceria entre a gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a ONG Amigos do Peito, com o objetivo de realizar exames de mamografias gratuitos.




O atendimento ao público alvo será das 08:00h as 11:00h, e das 13:00h as 17:00h, por ordem de chegada. O caminhão ficará estacionado na Praça da Matriz, no centro da cidade.




Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Monalisa Holanda, uma equipe de três profissionais de saúde, realizará 80 mamografias por dia em mulheres de 50 a 69 anos de idade. No ato do atendimento a paciente deve está munida de documentos pessoais, Cartão do SUS, RG e CPF.




Amigos do Peito é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar as pessoas acometidas pelo câncer de mama e reintegrá-las no convívio familiar e social.




A ONG disponibiliza aos municípios profissionais especializados e uma unidade móvel para realização do exame de mamografia, dotada de equipamentos modernos e instalações climatizadas e adequadas para proporcionar conforto, higiene, segurança e agilidade no atendimento.




Assessoria de Comunicação












Foto: da Internet
#Saúde 04/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aurora promove palestra sobre o Outubro Rosa e festeja o dia do Agente de Saúde e de Endemias O Governo Municipal de Aurora, por meio dos Coordenadores dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, David Duarte e Benaia Ferreira, respectivamente, e apoio da Secretaria de Saúde, pasta chefiada pela jovem Monalisa Holanda, realizou nesta quarta-feira (4/Out), uma importante palestra voltada para os profissionais de ambas as categorias.




O evento ocorrido no auditório da Casa da Cultura Moacir Soares Pinto - Centro Cultural Aldemir Martins, teve como objetivo celebrar tanto o inicio da Campanha “Outubro Rosa”, bem como comemorar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde.




Na oportunidade, houve palestra sobre o tema - Câncer de Mama: a importância da prevenção e conscientização, ministrada pelo Fisioterapeuta do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Raniery Figueiredo, acompanhado do colega de trabalho Jailson Lira.




O palestrante fez uma minuciosa explanação acerca de um dos assuntos que mais preocupa a classe feminina, ou seja, o câncer de mama, que segundo pesquisas, 95% dos casos podem ser curados, desde que sejam detectados no inicio. O auto-exame das mamas foi um dos pontos mais explorados pelo palestrante, visto que apenas 20% das mulheres realizam o teste.




Além de importante, a palestra despertou a participação eficaz do público feminino, que indagou o professor Raniery a respeito de várias dúvidas sobre a doença.




Terminada a palestra sobre o ‘Outubro Rosa’, os coordenadores Benaia Ferreira e David Duarte, discorreram acerca de assuntos pertinentes as suas respectivas categorias, inclusive parabenizando as duas classes pela data comemorativa.




A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.




Assessoria de Comunicação







Fotos: Luiz Neto

#Saúde 20/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Atenção Psicossocial de Aurora atende 600 pacientes com prontuários ativos Instituído oficialmente no município de Aurora no ano de 2011, ocasião em que funcionou até 2013 com recursos próprios do município, no primeiro mandato do ex-prefeito Adailton Macedo, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), tipo I, segue funcionando na gestão do prefeito Dr. Júnior Macedo - de forma cada vez mais eficiente, portanto, atendendo atualmente uma demanda de 600 pacientes assistidos com prontuários ativos.




A Coordenadora do CAPS, Alanna Kislley, afirma que todas as dinâmicas trabalhadas no órgão vinculado junto a Secretaria Municipal de Saúde, tendo a frente a profissional Monalisa Holanda são desenvolvidas no intuito de melhorar a qualidade de vida dos usuários e preservar a garantia de seus direitos, dentre eles o sigilo da sua integridade física e moral.




Quanto a sua característica primordial, destaca-se a busca da integração dos pacientes a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares.




ATENDIMENTOS DIÁRI
OS DO CAPS 2017




ATENDIMENTO MÉDICO: Demanda livre semanal: Dra Kassandra Brandão (Quinta e sexta-feira, Manhã);




A
TENDIMENTO PSIQUIÁTRICO: Atendimento semanal agendado: Dr. Demontiêr Aurélio (Segunda-feira, manhã e tarde).




ATENDIMENTO PSICOLÓGICO: Atendimento Semanal: Dra. Fabiane Almeida (Terça, quarta e quinta-feira, manhã).




ATENDIMENTO COM ASSISTENTE SOCIAL: Mágnum Jaymmes. Demanda livre semanal: (Segunda, terça e quarta-feira).




ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM:. Demanda livre semanal: Dra. Thammyres Quezado. (Segunda a sexta-feira)




OFICINA TERAPÊUTICA: Atendimento diário semanal de 07 às 14h.




AT
IVIDADES OFERECIDAS PELO SETOR AOS SEUS USUÁRIOS:




Acolhimento a pessoas com vulnerabilidades psicossociais;
Acompanhamentos terapêuticos grupais e individuais;
Tratamento psiquiátrico;
Transpo
rte para deslocamento dos pacientes da oficina terapêutica ( Domicílio/instituição/instituição/domicílio), diário, semanal.
Psicoterapias individuais e em grupo;
Atendimento médico especializado com o psiquiatra
Estimulo a integração social e familiar,
Direcionamento a busca da autonomia dos usuários;
Assistência social;
Relatórios sociais;
Inclusão social;
Assistência de enfermagem;
Oficinas de arte-terapia;
Terapias corporais;
Terapia ocupacional;
Grupos terapêuticos;
Assistência a familiares de usuários, através do grupo “Cuidando do cuidador”;
Visitas domiciliares de acompanhamento dos usuários;
Sessões de vídeo;
Celebração de datas comemorativas;
Oficinas de arte, música e cultura;
Atendimento médico (clínico e especializado);
Grupo de ansiedade;
Atendimento psicológico (psicoterapia individuais e atendimentos em grupo);
Atendimento multidisciplinar (grupo de dependentes químicos e grupo de familiares);
Oficinas de artesanato;
Matriciamento entre CAPS, ESF, NASF, SAAD, NAAAF e PACS com direcionamento a atividades desenvolvidas.
Grupo de Ansiedade
Diponibilização de alimentação: café da manhã e almoço para os pacientes da oficina terapêutica.





Assessoria de Comunicação
#Saúde 15/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vigilância Epidemiológica de Aurora traça novas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 15, no auditório Dona Santô, Casa da Cultura Moacir Soares Pinto; Centro Cultural Aldemir Martins, ao lado da Igreja Matriz, a reunião de Nº 5, do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, do Vírus Chikungunha e do Zika Vírus - Controle das Arbovirores.




Na pauta, a discussão a respeito do 1º Arrastão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, como também o cronograma de ações a serem efetuadas para as próximas reuniões, além da avaliação referente a última reunião dos membros.




Na mesma oportunidade, o chefe de turma dos agentes de endemias, Cícero Tavares (Esquerdinha) tirou várias dúvidas a respeito da proliferação do mosquito transmissor da dengue, bem como acerca de outras prevenções de combate ao Aedes Aegypti.




Logo após a proveitosa e esclarecedora conversa, o Coordenador de Vigilância Epidemiológica de Aurora, Benaia Ferreira, juntamente com os demais membros do Comitê de Enfretamento a Dengue - decidiram que durante os meses de setembro, outubro e novembro haverá mobilização nas localidades de Mocó, Ingazeiras e sede do município, respectivamente (com datas a serem definidas).




Assessoria de Comunicação





Fotos: Luiz Neto
#Saúde 14/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aurora realizará dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado, 16 Assim como em todo o país, no próximo sábado, 16, a Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, através da Coordenação de Imunização, com o apoio do governo municipal realizar o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.





Segundo a coordenadora do setor de imunização, Lorena Férrer, neste dia os postos de saúde da sede do município estarão abertos no horário das 08:00h as 14:00h, para atender crianças e jovens menores de 15 anos de idade.




Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão convocados para comparecer aos postos e atualizar a caderneta de vacinação. Em Aurora, o atendimento será nas UBSs I e II do Araçá, Centro, Vila Paulo Gonçalves e Bairro São Benedito.




Crianças e adolescentes de até 15 anos são estimulados a atualizar carteirinha de vacinação em qualquer posto de saúde até o dia 22 de setembro.




Assessoria de Comunicação






Foto: Reprodução da Internet
#Saúde 13/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comitê Municipal de Enfrentamento a dengue volta a se reunir nesta sexta, 15 Na próxima sexta-feira, 15 de setembro do corrente ano, as 08:00 h da manhã, no auditório da Casa da Cultura, ao lado da Igreja Matriz, centro da cidade, haverá a 5ª reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, do Vírus Chikungunha e do Zika Vírus - Controle das Arbovirores.




Na oportunidade, será discutida a programação concernente ao 1º Arrastão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, como também o cronograma de ações a serem efetuadas para as próximas reuniões.




O Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Benaia Ferreira, ressalta que caso o membro titular do comitê não possa participar do encontro, cabe ao suplente representá-lo.




Assessoria de Comunicação





Foto: Luiz Neto/Arquivo da Imprensa
#Saúde 06/09/2017 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Dr. Júnior Macedo atende população na prefeitura, priorizando os casos de saúde O Prefeito Municipal de Aurora, Dr. Júnior Macedo, esteve nesta quarta-feira, 6 de setembro, no gabinete da prefeitura, atendendo a população da terra do Menino Deus, priorizando os problemas relacionados a saúde.




De forma cuidadosa, o prefeito João Antonio de Macedo Júnior, que tem como profissão de oficio a medicina - procurou solucionar todos os problemas de saúde das famílias carentes do município a ele apresentado.




Mesmo diante de uma terrível crise financeira enfrentada pelas prefeituras do país, inclusive a de Aurora, Dr. Júnior não tem medido esforços no sentido de resolver tantos imbróglios, principalmente quando o assunto é saúde pública.




“Sabemos das necessidades do povo de nossa terra; sei que ainda há muito que fazer para melhorar cada vez mais a qualidade de vida das famílias aurorenses, principalmente daquelas mais necessitadas, porém, peço a compreensão dos meus irmãos de Aurora para que neste momento de tantas dificuldades possamos dar uma atenção especial à saúde de nossa gente”, disse o prefeito.




Assessoria de Comunicação







Fotos: Adriano Souza
#Saúde 30/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aurora realiza VIII Conferência Municipal de Saúde com sucesso Sob o tema “Juntos Fortaleceremos a Saúde Pública de Aurora”, aconteceu nesta quarta-feira, 30 de agosto, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá, a 8ª Conferência Municipal de Saúde.




Os trabalhos conferencistas foram presididos pela Secretária Municipal de Saúde, Cícera Monalisa Holanda, coordenação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliézio Luiz. A principio, houve a entoação dos hinos Nacional e Municipal, seguido da fala das autoridades.




A anfitriã do evento, Cícera Monalisa, enalteceu a numerosa participação da população, porém, chamou a atenção de todos concernente a importância da elaboração das propostas a serem aprovadas em plenária.




Eliézio Luiz - destacou a presença do ex-prefeito de Aurora, João de Zeca (pai do prefeito, Dr. Júnior Macedo), que no ano de 1992 (quando gestor) criou a Lei Municipal que instituía a conferência municipal de saúde de Aurora. Falou também que Mikael Figueiredo (coordenador adjunto da 8ª conferência municipal de saúde de Aurora) tem contribuído muito para o desenrolar de projetos do respaldo da saúde pública do município.




O vereador Osasco Gonçalves acompanhado pelo colega legislativo, Budú, Ressaltou a importância operacional do Hospital Inêz Andreazza, que vem enfrentando dificuldades financeiras para se manter, porém, disse que juntamente com seus pares farão o que for possível para destinar recursos para o hospital.










Em sua fala, o prefeito municipal Dr. Júnior Macedo (ladeado de sua esposa a Primeira Dama e Chefe de Gabinete, Hellen Macedo), discorreu a principio a respeito de sua opção profissional pela área da saúde; disse que a prefeitura financiou cerca de R$ 300 mil em assistência de média e alta complexidade, para salvar a vida de vários irmãos aurorenses. Na mesma oportunidade, Dr. Júnior destacou o trabalho incessante do seu antecessor, Adailton Macedo, que durante os seus 08 (oito) anos de governo destinou milhões de reais da prefeitura para salvar a vida de centenas de famílias carentes do município.




Presente no evento, o ex-prefeito de Aurora e atual Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo, fez o uso da palavra, a priori dizendo que talvez tenha sido o único prefeito do Brasil a fazer greve de fome na porta de um hospital, no intuito de salva a vida de um irmão aurorense. “O falido Sistema Único de Saúde (SUS) aparenta ser a coisa mais linda do mundo, mas que a realidade é completamente diferente, famílias morrem na fila esperando atendimento que nunca chega. Disse ainda que em 04 anos, a prefeitura de Aurora gastou (com recursos próprios) quase R$ 6 milhões com cirurgias”, informou Adailton, acrescentando que jamais se curvará a nada pra defender o povo da terra do Menino Deus.




A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Aurora foi proferida pelo enfermeiro, João Batista Cirilo, que na ocasião fez uma minuciosa explanação acerca da importância da matéria, principalmente no tocante a elaboração das propostas a serem apresentadas e votas em plenária, visto que as mesmas farão parte do Plano Municipal de Saúde (2018/2021). Contudo, frisou que a atenção básica é a porta de entrada do cidadão.




Logo após, houve a divisão de grupos de pessoas para a elaboração das propostas, seguido de suas respectivas apresentações e votação em plenária. A plateia presente foi dividida em 08 grupos de trabalhos na seguinte ordem:




GT 01: Atenção primária, secundária e terciária em saúde do município de Aurora; GT 02: Vigilância e Saúde; GT 03: Sistema de marcação e regulação em saúde; GT 04: Assistência Farmacêutica; GT 05: Auditoria e Ouvidoria de Saúde; GT 06: Atenção Especializada; GT 07: Controle Social; GT 08: Assistência Integral em Saúde Humanizada




Por fim, a Secretária de Saúde, Monalisa Holanda, agradeceu o empenho de toda sua equipe de trabalho, bem como a participação dos demais segmentos da sociedade.




ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO




FOTOS E VÍDEO: LUIZ NETO

#Saúde 25/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aurora realiza mobilização de combate contra o mosquito Aedes Aegypti Visando intensificar as ações de combate contra o mosquito aedes aegypti, a prefeitura municipal de Aurora, através da secretaria de saúde, juntamente com a coordenação especializada de vigilância epidemiológica e demais parceiros realizou nesta sexta-feira, 25, o “Aurora Movimento Contra o Aedes Aegypti”.




A mobilização teve inicio em frente a Escola Municipal Romão Sabiá, no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, seguindo pelas ruas Bela Vista, Guedes Martins e Cícero José do Nascimento, terminando na Praça Santos Dumont.




O evento envolveu alunos dos educandários Romão Sabiá, Tabelião José Pinto Quezado e Leopoldina Gonçalves Quezado; profissionais da saúde, além da população de modo em geral. Durante o itinerário, houve distribuição de panfletos, adesivos, orientações sobre o perigo da doença, dentre outras ações de combate ao proliferador da dengue, Chikungunha, Zika Vírus e Controle das Arboviroses.












No local de encerramento do evento, o coordenador de vigilância epidemiológica, Benaia Ferreira, agradeceu a participação de todos, afirmando que nos mesmos moldes outras ações de combate ao mosquito da dengue ocorreram no município. A secretária municipal de saúde, Cícera Monalisa, acompanhou todo itinerário da mobilização; da mesma forma o coordenador dos ACSs, David Duarte; a ouvidora da saúde, Renata Lucena; professores, coordenadores e diretores de escolas, dentre outros.




A organização do evento informa a população aurorense que desde o dia 17 de julho do ano em curso, a gestão municipal lançou o Programa de Combate as Arboviroses, que faz parte do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses 2017/2018.




Assessoria de Comunicação




Fotos e Vídeo: Luiz Neto
#Saúde 24/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes de Saúde e de Endemias participam de palestra com biólogo especialista em saúde pública Os Agentes Comunitários de Saúde juntamente com os de Endemias que compõem a gestão municipal do prefeito de Aurora, Dr. Júnior Macedo e o vice Dr. Edglê Filho participaram nesta quarta, 23, de importante palestra.




A conversa ocorreu nas dependências do Salão Paroquial, centro da cidade, e teve como palestrante o biólogo especialista em saúde pública, da cidade de Recife/PE, Irineu dos Reis, que discorreu sobre saúde sexual e motivação profissional.




O ministrante falou de vários tipos de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como por exemplo, a gonorreia, explicando que o homem pega a doença somente através do ato sexual, enquanto a mulher pode ser infectada até mesmo no contato com o vaso sanitário.




Irineu disse que pesquisa afirma que a cada 10 mulheres casadas a mais de 10 anos, 07 delas não conseguem mais ter prazer sexual com seus esposos, portanto, praticam relação com os maridos por mera obrigação matrimonial.




O biólogo palestrante, falou a respeito da inteligência emocional das pessoas, que segundo ele (Irineu), significa enganar o próprio cérebro em favor de si mesmo, isto é, olhar sempre pra frente sem se preocupar com as barreiras a serem superadas.




Ressaltou também que tem como meta visitar todas as cidades do nordeste, inclusive frisou que dos 184 municípios do estado do Ceará, já esteve em pelo menos 65. Os profissionais participantes do evento receberam certificados.




Vale salientar, que a proveitosa palestra foi organizada pelos coordenadores David Duarte (dos Agentes Comunitários de Saúde) e Benaia Ferreira (da Vigilância Epidemiológica), segmentos da Secretaria Municipal de Saúde, pasta chefiada pela jovem Cícera Monalisa, sob os auspícios da administração municipal.




Assessoria de Comunicação





Fotos: Luiz Neto
#Saúde 23/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Administração do prefeito de Aurora Júnior Macedo adquire novo Aparelho Eletrocardiógrafo Com o intuito de melhorar a qualidade da assistência à saúde das famílias aurorenses, a gestão municipal do prefeito de Aurora, Júnior Macedo, efetuou a compra de um novo aparelho de eletrocardiógrafo.




O equipamento é utilizado para realizar exame de eletrocardiograma (ECG). O referido aparelho encontra-se instalado na Policlínica Dr. Acilon Gonçalves, no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, inclusive já se encontra em pleno funcionamento.




O aparelho é utilizado para registrar a atividade elétrica do coração, servindo de subsídio para identificação de possíveis alterações no funcionamento do órgão. Este exame é capaz de registrar arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio, entre outras anormalidades, permitindo que o profissional médico interprete o resultado do ECG e defina a conduta terapêutica adequada de acordo com a situação clínica do paciente.




Contamos ainda com o serviço online de telecardiologia do Telessaúde-CE por meio do qual é possível enviar os eletrocardiogramas para emissão de laudos cardiológicos. Enfatizando que na referida instituição é ofertado o serviço de cardiologia, através do profissional Dr. André Tavares Evangelista, atendendo quinzenalmente, otimizando a qualidade do atendimento.




Atualmente, a Policlínica Dr. Acilon Gonçalves tem como diretora a jovem Juliana Landim, na foto ao lado do enfermeiro Jocélio Vitorino Batista. A secretária de saúde é Cícera Monalisa Holanda.




Assessoria de Comunicação




Fotos: Luiz Neto
#Saúde 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 8ª Conferência Municipal de Saúde será realizada nesta quarta, 30, na Escola Profissionalizante O Governo Municipal de Aurora, através da Secretaria de Saúde realizará nesta quarta-feira, 30 de agosto, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Aurora, sob o tema “Juntos Fortaleceremos a Saúde Pública do Município de Aurora”.




O evento acontecerá a partir das 08:00h da manhã, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá. Todas as diretrizes aprovadas na 8ª Conferência Municipal de Saúde farão parte do Plano Municipal de Saúde (2018/2021).




Os trabalhos da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Aurora serão presidido pela Secretária de Saúde, Cícera Monalisa Holanda e coordenação do Conselho Municipal de Saúde, que tem como presidente o profissional Eliézio Pereira Luiz.




As propostas a serem aprovadas na conferência serão discutidas através de 8 eixos. A saber:




Eixo 01: Atenção primária, secundária e terciária em saúde do município de Aurora




Eixo 02: Vigilância e Saúde




Eixo 03: Sistema de marcação e regulação em saúde




Eixo 04: Assistência Farmacêutica




Eixo 05: Auditoria e Ouvidoria de Saúde




Eixo 06: Atenção Especializada




Eixo 07: Controle Social




Eixo 08: Assistência Integral em Saúde Humanizada




Assessoria de Comunicação



Luiz Neto
#Saúde 15/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue discute ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti A coordenação do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Vírus Chikungunha e do Zika Vírus, controles das arboviroses realizou nesta terça-feira, 15, no auditório da Casa da Cultura, no centro da cidade, a terceira reunião quinzenal do órgão.




Os trabalhos foram ministrados pelo coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Endemias, Benaia Ferreira, ladeado pela Ouvidora da Saúde, Renata Lucena, cuja finalidade é de gerenciar e monitorar em parceria com o estado, outros municípios e a sociedade civil, as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, para o enfrentamento da dengue, do vírus Chikungunha e do Zika.




Na ocasião, houve a oficialização das brigadas e cronogramas de ações a serem efetuadas periodicamente pelos membros que constituem oficialmente o supracitado comitê. Durante as discussões ficou definido que no próximo dia 25 vindouro (uma sexta-feira), acontecerá uma grande mobilização no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade.




A mobilização envolverá alunos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Romão Sabiá, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, além da sociedade de modo em geral, cujo itinerário inicial será a Escola Romão Sabiá, seguindo pelas Ruas Bela Vista, Guedes Martins, Cel. José Leite, finalizando na Praça Santos Dumont, mais conhecida como Praça do Monsenhor.




Durante o trajeto, haverá distribuição de panfletos, visitas domiciliares, cartazes, orientação, dentre outras ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.




Na mesma oportunidade, Benaia Ferreira anunciou que na próxima sexta-feira, 18, também na Casa da Cultura - haverá a entrega de material de trabalho aos agentes de endemias do município.




Assessoria de Comunicação




Foto: Luiz Neto
#Saúde 28/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza capacitação para profissionais da atenção básica A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora realizou nesta quinta, 27 de julho, no auditório da Escola Profissionalizante, no Bairro Araçá, capacitação em sala de vacina voltado para os profissionais da atenção básica.

O curso foi proferido pela enfermeira do Hospital Regional do Cariri, que também atua no PSF da cidade de Cajazeiras, Sandra Beserra. O acontecimento contou com a presença da Secretária de Saúde, Cícera Monalisa, que sua fala agradeceu a presença de todos, bem como disse que aproveitassem a oportunidade da melhor maneira possível, visto se tratar de um momento ímpar.

A coordenadora do programa de imunização, Lorena Torquato, também participou do evento, que serviu para atualizar as profissionais em relação as mudanças no calendário básico de vacinação, já que o mesmo apresenta mudanças; organização interna da geladeira, importância da vacinação em todas as fases da vida.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Adriano Souza
#Saúde 20/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Familiares de crianças autistas de Aurora participam de palestra com médico psiquiátra O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com o NAAAF (Núcleo Aurorense de Apoio ao Autista e Familiares), órgãos vinculados a Secretaria Municipal de Saúde de Aurora realizaram nesta terça, 20, palestra informativa destinada às famílias de crianças autistas assistidas pela gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo e do vice Dr. Edglê Filho.

O evento teve lugar no auditório Dona Santô, do Centro Cultural Aldemir Martins, no centro da cidade, tendo como palestrante o médico Psiquiatra Dr. Demontier Aurélio, que de forma minuciosa conversou com as famílias presentes no acontecimento.

Antes, porém, a Coordenadora do CAPS, Alana Kisley, destacou a importância da parceria do CAPS com o NAAAF, que tem como Coordenadora, Pâmela Bruna. Alanna disse que a parceria irá fortalecer o trabalho de sua pasta junto ao público alvo.

Logo após, o palestrante ressaltou que o autismo é uma doença sem cura, portanto, trata-se de um problema genético, ou seja, as crianças já nascem com ela, inclusive falou que existem casos em que a criança aparenta normalidade até 01 ano de idade.

Dr. Demontier frisou que as crianças com autismo costumam conversar sozinhas, e de que a cada mil crianças, seis nascem com a doença. Os pais presentes no evento discutiram acerca da discriminação por parte da sociedade, como também em muitos casos a falta de paciência dos genitores para com os seus filhos.

Concernente a falta de paciência, o médico palestrante explicou que é preciso continuar ensinando as crianças, como também relatou que algumas delas têm dificuldades para aprender algumas coisas, porém, ao mesmo facilidade para entender outras.

Foi na verdade um momento de grande importância no respaldo da saúde pública do prefeito Júnior Macedo e do vice Edglê Filho, ocasião em que as famílias assistidas pelo CAPS puderam discutir todas as dificuldades por elas enfrentadas no dia a dia, mas que com o apoio dos órgãos competentes da administração municipal, o problema vem sendo minimizado.

No final do acontecimento, a subsecretária de saúde, Alanna Macedo, frisou que a partir de agora a secretaria de saúde trabalhará em sintonia com a pasta da educação, visando fortalecer o nível da educação inclusiva nas escolas da rede pública municipal.

É importante destacar que atualmente o CAPS atende 30 famílias de crianças com autismo, sendo que o médico psiquiatra Demontier Aurélio - atende todas as segundas-feiras, portanto, uma vez por semana.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto
#Saúde 13/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Coordenação de Vigilância Epidemiológica profere palestra na Escola Tabelião José Pinto Quezado Atendendo ao convite dos alunos do 1º Ano ‘A’ da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tabelião José Pinto Quezado, na Vila Paulo Gonçalves, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Aurora, sob a nova chefia de Benaia Ferreira realizou no referido estabelecimento de ensino, palestra acerca do Aedes Aegypti.

A palestra foi proferida pelos profissionais da pasta competente - Benaia Ferreira e Cícero Tavares, coordenador de vigilância epidemiológica e agente de combate as endemias, respectivamente.

Na ocasião, os palestrantes discorreram a respeito de vários tipos de doenças, como por exemplo, Dengue, Chikungunya, Zika, Doenças de Chagas, Leishmaniose, Febre Amarela, entre outras doenças endêmicas, tais como: Febre Amarela Urbana, Fleboton: Leishmaniose ou Calazar, Barbeiro, etc.

A preocupação dos alunos promoventes do evento em contribuir no combater ao Aedes Aegypti, fez com que a turma de discente criasse um grupo nas redes socias (Facebook), intitulado de “Os Combatentes”, no intuito de mobilizar a população no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Todavia, a idéia dos alunos do 1º Ano ‘A’, tem superado todas as expectativas possíveis, visto que a ferramenta tem conseguido envolver e mobilizar o público alvo (alunos) e o principal, a mobilização social.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Alunos do 1º Ano "A"
#Saúde 26/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde e CAPS promovem palestra sobre Ansiedade A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, que tem a frente da pasta a profissional Cícera Monalisa, juntamente com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), segmento coordenado por Alana Kislley realizaram na manhã de sexta-feira, 26, evento voltado para o bem estar e a promoção a saúde mental da população aurorense.

O importante acontecimento ocorreu no auditório Dona Santô, no Casarão da Cultura (ao lado da Igreja Matriz), centro da cidade, sob o tema ANSIEDADE, ministrado pela Drª Kassandra Lins , a qual coordena um grupo de pessoas com ansiedade na sede do CAPS.

Suar, tremer, gaguejar… enfim, todos os sentimentos mais ruins do ser humano ficam a flor da pele quando ele está sofrendo com a ansiedade. Entretanto, muitas pessoas acabam confundindo os sintomas da Depressão, uma coisa totalmente distinta da ansiedade.

Quais os Sint
omas?

Todos sabemos que, uma vez ou outra é completamente normal tem algum sintomas de Ansiedade, afinal, quem nunca ficou apreensivo para encontrar alguém que já não vê faz tempo, ou que nunca ficou nervoso por ter algum compromisso importante no dia seguinte e nem conseguiu dormir.

Isso é bem comum. Entretanto, existem cada vez mais casos, não só no Brasil, como no mundo, que esses sintomas estão tomando conta da vida de uma pessoa. E na maioria dos casos, ela está tão acostumada em sentir essas emoções exageradas que nem percebe que isso se transformou num transtorno.

A ansiedade está ligada diretamente com o nosso sistema mental, por isso, a maioria dos sintomas não são nítidos; não são sentidos na pele, mas sim, psicologicamente. Os principais métodos para o tratamento dos transtornos de ansiedade são a prescrição a médio e longo prazo de medicamentos (ansiolíticos e algumas vezes antidepressivos) e/ou a psicoterapia cognitivo-comportamental.

O diagnóstico deve ser abrangente para que seja possível definir o melhor tratamento. Os vários transtornos de ansiedade podem causar muitos graus de incapacitação. O alívio de alguns sintomas (mesmo os principais) nem sempre indicam uma recuperação significativa ou cura. Por exemplo: não ter ataques de pânico não significa que a agorafobia foi curada.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Secretaria de Saúde
www.aurora.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 20:14:24