CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Gestão 26/01/2023 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Reunião com as equipes de recenseadores do IBGE

O Prefeito Marcone Tavares esteve hoje, dia 26 de Janeiro de 2023, Quinta feira, em momento de acolhida com as equipes de recenseadores do IBGE, que farão a reabertura do Censo 2022.

A participação da população é de extrema importância para o resultado desse trabalho, pedimos que a população recebam os recenseadores em suas residências e prestem as informações necessárias, pois elas são de grande importância para as políticas públicas.

#Gestão 16/12/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Nova Lei Municipal

O prefeito Marcone Tavares sancionou, nesta quinta-feira (16), a Lei Municipal nº 444/2021 que concede o refinanciamento e descontos para dividas com o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demutran).

Fica concedida a remissão dos créditos tributários, cujos fatos geradores tenham ocorrido até 30 de dezembro de 2020, até o valor total de mil UFIRM condicionado ao pagamento de 20%, relativamente aos créditos de competência municipal.

Também fica concedida remissão de 90% dos créditos tributários e não tributários relativamente às motocicletas de até 150 cilindradas cujo valor venal não ultrapasse R$ 5.000,00 (cinco mil reais), com base na avaliação constante na tabela do IPVA 2021 da Sefaz, que estejam apreendidas ou removidas a qualquer título aos depósitos do Demutran.

#Gestão 14/12/2021 GABINETE DO PREFEITO Nova Lei Municipal

O prefeito Macone Tavares sancionou, nesta terça-feira (14), a Lei Municipal nº 443/2021 que garante às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus acompanhantes, atendimento prioritário nos órgãos, estabelecimentos ou empresas públicas e privadas, inclusive concessionárias de serviços públicos, que estejam obrigadas a dispensar, durante todo horário de expediente, atendimento preferencial às pessoas portadoras de deficiência.

Os acompanhantes das pessoas com TEA só terão atendimento prioritário desde que tenham o propósito de tratar de assunto de interesse do acompanhado.

Fica estabelecida e estendida a obrigação da inserção do símbolo que representa a complexidade do TEA, notoriamente conhecida por "fita feita de peças de quebra-cabeça idas", nas placas ou avisos de atendimento prioritário nos órgãos, estabelecimentos ou empresas públicas e privadas, inclusive concessionárias de serviços públicos.

Fica instituída a Carteira de Identificação do Autista (CIA), destinada a conferir identificação à pessoa diagnosticada com TEA, para fins de garantia de seus direitos, como pessoa com necessidades e cuidados especiais.

A CIA terá validade de cinco anos, devendo, no ato de revalidação, permanecer com o mesmo número de identificação.

A Semana Municipal de Conscientização do Autismo a ser comemorada, anualmente, encerrando dia 02 de abril, data em que é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Para o desenvolvimento da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, o Poder Executivo poderá realizar convênios, através da Secretaria Municipal de Saúde e/ou Secretaria Municipal de Educação e/ou Secretaria de Assistência Social, com entidades sociais envolvidas, visando à promoção de cursos e treinamentos para seus profissionais.

#Gestão 14/12/2021 GABINETE DO PREFEITO Nova Lei Municipal

O prefeito de Aurora, Macone Tavares, sancionou, nesta terça-feira (14), a Lei Municipal nº 442/2021 que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPFIBRO) destinada a identificar a pessoa diagnosticada com a referida condição neurológica crônica, de modo a facilitar, enquanto pessoa titular de direitos especiais, o atendimento preferencial em órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, bem como nas instituições de caráter privado.

A CIPFIBRO terá sua primeira via expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico confirmando o diagnóstico com o CID (Classificação Internacional de Doenças), além dos demais documentos exigidos pelo competente órgão municipal.

A CIPFIBRO será expedida pela Secretaria Municipal de Saúde e terá validade de cinco anos, devendo ser revalidada gratuitamente pela mesma pasta e com o mesmo número.

#Gestão 25/11/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Nova Lei Municipal

O prefeito Marcone Tavares sancionou, nesta quinta-feira (25), a lei municipal nº 432/2021 que autoriza ao Poder Executivo a firmar convênio com a Academia Aurorense de Letras e Artes - AALA.

As despesas decorrentes da aplicação da referida lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias do município, previstas na Lei Orçamentária Vigente, que serão suplementadas, em caso de insuficiência.

A Academia Aurorense de Letras e Artes - AALA tem por finalidade preservar, cultivar e promover o desenvolvimento da literatura, artes e dos valores patrimoniais, culturais, educacionais e históricos do Município de Aurora.

#Gestão 25/11/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Nova Lei Municipal

O prefeito Marcone Tavares sancionou, nesta quinta-feira (25), a lei municipal nº 433/2021 que dispõe sobre a implementação da prática de educação física adaptada para alunos com necessidades especiais.

As escolas municipais que ministrarem aulas de educação física para estudantes do ensino fundamental deverão implementar a prática de educação física adaptada para alunos com necessidades especiais.

A prática de educação física adaptada será aplicada para o desenvolvimento e inclusão dos estudantes com deficiência ou qualquer tipo de necessidade especial.

A prática de educação física adaptada deverá observar as seguintes diretrizes:

Garantir a inclusão do estudante com deficiência nas atividades da educação física escolar;

Promover a capacitação de professores da área de educação física para aplicação deste programa de inclusão social;

Garantir a adequação dos espaços físicos das escolas nos termos da legislação vigente no que tange à acessibilidade;

Promover o atendimento educacional no que diz respeito à educação física escolar.

A lei autoriza ao Poder Executivo a firmar convênios com instituições e entidade públicas e privadas para o desenvolvimento da educação física adaptada.

O descumprimento da lei por parte das instituições privadas impede a sua participação em qualquer programa municipal de incentivos diversos.

#Gestão 13/10/2021 GABINETE DO PREFEITO Nova Lei Municipal

O prefeito Marcone Tavares sancionou, nesta segunda-feira (11), a Lei Municipal nº 428/2021, de autoria do Executivo, que cria a Brigada Municipal de Combate a incêndios.

A Brigada será coordenada pela Defesa Civil do Município e terá por finalidade atuar no combate a incêndios florestais, cabendo-lhe, ainda, desenvolver e difundir técnicas de manejo controlado do fogo, capacitar recursos humanos para difusão das respectivas técnicas e para conscientizar a população sobre os riscos do emprego inadequado do fogo.

A Brigada será composta por homens e mulheres, denominados Brigadistas, previamente cadastrados junto à Defesa Civil Municipal, obrigatoriamente maiores de 18 anos e que comprovadamente possuam capacitação no combate a incêndios florestais promovida por órgãos ou entidades devidamente reconhecidas, não podendo o número de brigadistas cadastrados ser inferior a dez nem superior a 50. Esta será acionada sempre que ocorram incêndios florestais que demandem a intervenção do Poder Público para o seu debelamento.

#Gestão 13/10/2021 GABINETE DO PREFEITO Nova Lei Municipal- Convênio com a clínica Santa Maria

O prefeito Marcone Tavares sancionou, nesta segunda-feira (11), a Lei Municipal nº 429/2021 que autoriza o município a firmar convênios com vistas à prestação de serviços médicos, hospitalares e laboratoriais com a Clínica Santa Maria.

Os atendimentos serão prestados em duas modalidades, sendo a primeira modalidade "Clinica Escola - Com estudantes", e a segunda modalidade "Particular social - sem estudante".

Na modalidade "Clinica Escola - Com estudantes", os atendimentos serão realizados por médicos professores de Residência das respectivas áreas, acompanhados por estudantes.

Não será aceito, em hipótese alguma, a realização dos atendimentos exclusivamente por parte dos alunos, devendo estes sempre estarem acompanhados do médico professor de Residência.

As despesas decorrentes da aplicação da lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias do Município, previstas na Lei Orçamentária Vigente, que serão suplementadas, em caso de insuficiência.

Todo dia 10 de cada mês será enviado à Câmara Municipal referente ao mês anterior, relatório com a quantidade de procedimentos e atendimentos realizados, especificando detalhadamente, por especialidade.

#Gestão 16/09/2021 GABINETE DO PREFEITO O prefeito Marcone Tavares envia à Câmara projeto de lei que cria a Brigada Municipal de Combate a Incêndios

O prefeito Marcone Tavares enviou, nesta quarta-feira (15/09), à Câmara de Vereadores projeto de lei que cria a Brigada Municipal de Combate a incêndios.

A Brigada será coordenada pela Defesa Civil do Município e terá por finalidade atuar no combate a incêndios florestais, cabendo-lhe, ainda, desenvolver e difundir técnicas de manejo controlado do fogo, capacitar recursos humanos para difusão das respectivas técnicas e para conscientizar a população sobre os riscos do emprego inadequado do fogo.

A Brigada será composta por homens e mulheres, denominados Brigadistas, previamente cadastrados junto à Defesa Civil Municipal, obrigatoriamente maiores de 18 anos e que comprovadamente possuam capacitação no combate a incêndios florestais promovida por órgãos ou entidades devidamente reconhecidas, não podendo o número de brigadistas cadastrados ser inferior a dez nem superior a 50. Esta será acionada sempre que ocorram incêndios florestais que demandem a intervenção do Poder Público para o seu debelamento.

#Gestão 25/08/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Secretarios municipais participam de reunião com secretarios do estado

Na manhã desta terça-feira (24), em Fortaleza, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Fernando Santana (PT), esteve na Superintendência de Obras Públicas SOP em reunião com o Dr. Quintino Vieira, acompanhado da Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento social, Ana Lúcia Gonçalves, e do Secretário de Governo e Gestão, Henderson Macedo, para tratar sobre importantes demandas e projetos para o município de Aurora. Na ocasião, os secretários aurorenses também se reuniram com o Secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana.

"Nosso trabalho é sempre fazer essa ponte, de Aurora com as secretarias do Estado, para garantir a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Agradeço sempre toda atenção do nosso Governador Camilo e sua equipe", afirmou Fernando Santana.

Na área de ação social, Aurora será contemplada com construção de dois Centros de Educação Infantil (CEI) e mais duas brinquedopraças.

"Agradeço a atenção de sempre do nosso deputado, por estar sempre ao nosso lado, ele que muito tem feito para com o nosso município, muita realização que hoje estamos vendo, tem a marca registrada do trabalho dele. Vamos todos juntos, de mãos dadas, sob o comando do Prefeito Marcone Tavares, em busca da Aurora dos nossos sonhos!", comentou a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

Dando prosseguimento a agenda de hoje, no período da tarde, acompanhados do assessor do deputado Fernando Santana, Ítalo Apolinário, os secretários Ana Lúcia Gonçalves e Henderson Macedo foram recebidos pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Maximiano Quintino, para tratar de assuntos relacionados a execução do Programa Sinalize, que contemplará diversas ruas do município com asfaltamento e sinalização. A recuperação completa da rodovia CE-288, que liga a sede do município à BR-116, também foi temática abordada.

#Gestão 21/08/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Audiência Pública para apresentação da proposta do PPA 2022-2025

Na manhã desta sexta-feira (20), no auditório Dona Santô, na Casa da Cultura Moacir Soares Pinto (Centro Cultural Aldemir Martins), foi realizada a audiência pública para apresentação da proposta do PPA - Plano Plurianual de Investimento para o período de 2022 a 2025.

O Governo Municipal de Aurora apresentou a proposta do Plano Plurianual e os participantes puderam esclarecer dúvidas e apresentar sugestões. A audiência pública é uma oportunidade para que a sociedade organizada possa participar presencialmente no processo de planejamento do Município para os próximos quatro anos.

As próximas etapas do PPA são a consolidação da Proposta no formato de Projeto de Lei, com a previsão dos recursos financeiros para a execução do Plano Plurianual 2022-2025 e a aprovação do PPA na Câmara Municipal de Vereadores, transformando-o em Lei Municipal.

#Gestão 08/07/2021 GABINETE DO PREFEITO Sancionada lei que denomina EEIF do distrito de ingazeiras "Antônio Teles de Pontes"

O prefeito Marcone Tavares sancionou, no último dia 28 de junho, a Lei Municipal nº 414/2021 que denomina a Escola de Ensino Infantil e Fundamental do distrito de Ingazeiras. Com a sanção, a unidade escolar passará a se chamar "Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Teles de Pontes", em homenagem ao ex-vereador (In Memoriam).

O prefeito Marcone Tavares assinou a sanção da lei na presença de familiares do ex-vereador e do autor do projeto de lei do Legislativo 020/2021, aprovado pela Câmara Municipal por unanimidade no último dia 19 de junho, vereador Silvio Benicio.

#Gestão 30/06/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Implantação do equipamento que visa levar qualidade de vida à população aurorense, principalmente às crianças. Implantação do equipamento que visa levar qualidade de vida à população aurorense, principalmente às crianças.
#Gestão 25/06/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Assinada ordem de serviço para instalação de sistema de abastecimento na vila tuíca

Adutora de água tratada

A obra da adutora de água tratada que irá abastecer a comunidade da Vila Tuica, na zona rural do município, já está garantida. Há anos, a localidade carece de água, porém, através de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, a comunidade será contemplada com a implantação do sistema de Abastecimento.

De acordo com o deputado estadual Fernando Santana, a solicitação foi prontamente atendida pela Cagece, através do diretor da companhia no interior Helder S. Cortez. A obra terá início nas próximas semanas, com a conclusão prevista para o mês de dezembro deste ano.

Mais de 100 famílias serão beneficiadas com o sistema levará água encanada e de qualidade.

#Gestão 15/06/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Reunião com o SISAR-BSA

O prefeito Marcone Tavares participou na manhã de hoje na Secretaria de Obras, de uma reunião com o SISAR-BSA (Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia do Salgado). Na ocasião, ficou acordado que a primeira comunidade contemplada com a implantação do SISAR, será o Distrito de Cachoeira, que deverá passar a ser modelo para outras comunidades.

Além do prefeito Marcone Tavares, também estiveram presentes o Vereador Osasco Gonçalves, o vereador Wellington Rodrigues de Lima, o Secretário de Agricultura Tatá Calixto, o Gerente da Cagece Emidio Clebson Batista, bem como a Gerente Técnica do programa, Jomávia Lacerda e a Gerente Social, Marília Queiroz.

O Sisar trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão de garantir a melhoria da qualidade de vida da população rural, assegurando a prestação dos serviços de manutenção em saneamento básico, de forma autogerida e autossustentável, contribuindo para o desenvolvimento social e a preservação ambiental.

#Gestão 14/06/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Comunidades da zona rural comtempladas com poços profundos

Dez comunidades da zona rural de Aurora foram contempladas com a perfuração de poços profundos após o início imediato do Programa de Saneamento Rural, implementado no município pelas equipes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão ligado ao Ministério da Saúde. O Programa consiste na perfuração de poços artesianos e construção de sistemas de abastecimento em comunidades da zona rural. Os recursos são de emendas destinadas pelo deputado federal Domingos Neto.

Foram contempladas as seguintes comunidades:

Sítio Várzea de Conta;

Sítio Cajuí;

Sítio Pau Branco;

Sítio Barro Vermelho;

Sítio Mocó;

Sítio Santo Antônio I e II;

Sítio Saco;

Sítio Frutuoso;

Sítio Caiçara I.

As localidades foram selecionadas pelos técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura. O principal critério foi à dimensão da necessidade de água por parte das comunidades, além do número de famílias beneficiadas. #aurora #auroradetodos #Gestão

#Gestão 11/06/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Prefeito Marcones tavares recebe retroescavadeira do ministério do desenvolvimento agrario

Na tarde desta quinta-feira (10), o Prefeito Marcone Tavares esteve na cidade de Tauá, recebendo das mãos do deputado federal Domingos Neto e do presidente estadual do PSD no Ceará, Domingos Filho, mais um equipamento para o nosso município, uma máquina retroescavadeira, do Ministério do Desenvolvimento Regional

Na ocasião o Prefeito Marcone Tavares estava acompanhado dos vereadores Osasco Gonçalves, Budu, Sílvio Benício e Daniel Gustavo.

"Agora vamos dar ainda mais agilidade na conservação das nossas estradas rurais", afirmou o prefeito Marcone Tavares. #aurora #auroradetodos #Gestão

#Gestão 20/05/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO O novo Secretário de Governo e Gestão do Município de Aurora

O novo Secretário de Governo e Gestão do Município de Aurora é o jovem Engenheiro Civil, Hendderson Macêdo Tavares

Natural de Aurora, tendo experiência em administração e obras na iniciativa privada, Hendderson Macêdo Tavares é Engenheiro Civil formado pela UFC (Universidade Federal do Ceará). O novo secretário é filho do ex-vice-prefeito de Aurora, Sebastião Tavares da Cruz, mais conhecido como Didi Tavares.

Sentindo-se bastante honrado por ter sido convidado para ocupar o cargo de Secretário de Governo e Gestão, que, além do objetivo de dar andamento às demandas existentes e acompanhar projetos perante a administração pública, também está entre as atividades da pasta a formulação de políticas e diretrizes para o aperfeiçoamento contínuo dos processos de gestão de pessoas e serviços públicos. Henderson fala de seu desejo de ajudar a melhorar a qualidade de vida da população Aurorense.

"É com muita responsabilidade que assumo, ainda que de forma interina, o cargo de secretário de Governo e Gestão do município. Buscarei durante o período que estarei à frente da pasta, programar ações que impactem positivamente na melhoria nos serviços públicos, fazendo a interlocução direta tanto dos anseios da sociedade perante o poder público, bem como melhorar cada vez mais a comunicação interna entre as secretarias e seus colaboradores com a administração pública municipal, fazendo com que o cidadão que precisa dos serviços públicos seja bem atendido e tenha sua demanda resolvida de forma rápida e eficaz.

"Agradeço a confiança do Prefeito Marcone Tavares, procurarei trabalhar sempre pensando no bem estar da população Aurorense", finalizou o Secretário.

#Gestão 20/05/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Uma equipe de policiais do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio),

O prefeito Marcone Tavares recebeu, nesta quarta-feira (19), uma equipe de policiais do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), ocasião em que foi feita a análise da estrutura do antigo presídio localizado no bairro Araçá, para verificar a possibilidade de uma reforma e posterior implantação da sede do policiamento naquele local.

A implantação do BPRaio em Aurora acontece após articulação da primeira-dama Onelia Leite e do deputado estadual Fernando Santana, visando atender a solicitação do prefeito Marcone Tavares.

A implantação do BPRaio em Aurora vai fortalecer a segurança em todo o município. As equipes do Raio são preparadas para realizar patrulhamento, perseguição e abordagem policial, prática de tiro, entre outros", destaca o prefeito Marcone Tavares.

#Gestão 18/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Gravação das cantigas de Reisado

A Administração Municipal, através da SECULT - Secretaria de Cultura e Turismo de Aurora realiza a gravação das cantigas de Reisado, com o mestre Chico Leite. A iniciativa visa ajudar na retomada do grupo de Reisado, como também, fomentar e incentivar a cultura tradicional no município.

O Reisado rememora a cearensidade, além de promover a socialização, resgatando a cultura popular.

#Gestão 03/05/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Concluída poda de arvores

A nova gestão, através da Secretaria de Governo e Gestão, elaborou uma estratégia de preservar as praças oferecendo segurança e conforto aos munícipes. O objetivo é garantir o bem-estar da população aurorense.

Na manhã desta segunda-feira (3), foi concluída a poda de árvores da Praça da Ermida da Mãe Rainha, por trás da Igreja Matriz, visando melhorar a visibilidade do local. Durante a semana passada, outras praças do município também receberam os serviços de poda.

A Poda é realizada para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito.

Preservar o espaço público também é prioridade da nova gestão!

#preservação #cuidado #poda #segurança #aurorace #auroradetodos

#Gestão 29/04/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Encerra nesta quinta-feira, dia 29, as inscrições para o Processo seletivo

A nova gestão, através da Secretaria de Governo e Gestão, encerra nesta quinta-feira, dia 29, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de nº 01/2021. Os interessados podem se inscrever na Quadra Poliesportiva, localizada na Rua Cícero José do Nascimento, s/n, bairro Araçá, na saída de Aurora para Caririaçu, no horário das 8h às 13h.

Acesse neste link o edital: https://tinyurl.com/bcvcs5mr

Ao todo, são 132 vagas, mais cadastro de reserva. Os salários variam entre R$ 1.100,00 e 10.068,40.

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado é de um ano contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

#Gestão 12/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E INFRAESTRUTURA Recuperação das estradas na zona rural do município de Aurora.

A nova gestão municipal, por meio da Secretaria de Obras, segue ritmo intensivo de trabalho para a recuperação das estradas vicinais na zona rural do município de Aurora.

Na manhã desta quinta-feira (11), os trechos mais danificados entre a sede do município, Agrovila e Sítio São Miguel foram beneficiados com os reparos das máquinas, facilitando a trafegabilidade de pedestres e veículos.

Além do deslocamento mais seguro, a melhoria viária irá favorecer os negócios na agricultura e no comércio, facilitando o escoamento da produção e impulsionando a economia local.

Recuperar estradas para garantir o deslocamento mais seguro facilitando o escoamento da produção agrílcola e impulsionar a economia local também é prioridade da nova gestão!

#estradas #economia #agricultura #aurorace #auroradetodos

#Gestão 24/02/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Programa de Saneamento Brasil Rural em Aurora

A nova gestão municipal vem buscando parcerias a cada dia. Já foi assinada a ordem de serviço do Programa de Saneamento Brasil Rural em Aurora! É água e saúde chegando para toda a população. São obras de sistema de abastecimento e perfuração de poços. A execução é da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão ligado ao Ministério da Saúde, os recursos são de emendas destinados pelo deputado Domingos Neto, a quem dedicamos nossa gratidão por manter esse compromisso com nossa população. ...

#Gestão 02/02/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Campanha Informativa - Fevereiro Laranja e Roxo

Nossa atenção especial em abraçar essas causas orientando a população aurorense. Fevereiro Laranja O mês de fevereiro é marcado pelo combate à leucemia com a campanha Fevereiro Laranja, que tem como principal missão alertar a população sobre a doença e a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce. A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue, e a doença ocorre quando algumas dessas células sofrem mutações e se multiplicam descontroladamente na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. A detecção precoce é essencial para tratar o tumor em fase inicial, o que possibilita melhores resultados no tratamento. Sinais e sintomas como palidez, cansaço e febre; aumento de gânglios; infecções persistentes ou recorrentes; hematomas e sangramentos inexplicados; e aumento do baço e do fígado devem ser investigados. Fevereiro Roxo Essa campanha engloba três doenças que, à primeira vista, são muito diferentes entre si, exceto por um detalhe: nenhuma das três tem cura. A iniciativa une a fibromialgia, o lúpus e o mal de Alzheimer sob o lema: "Se não houver cura, que, no mínimo, haja conforto". LÚPUS O que é? Doença que faz com que o sistema imunológico passe a atacar células do próprio corpo, que passam a ser vistas como inimigas. Quais os sintomas? Confusão mental, manchas avermelhadas na pele, febre persistente, dor nas articulações e fadiga. MAL DE ALZHEIMER O que é? Doença degenerativa que destrói as células cerebrais. Quais os sintomas? Perda de memória, confusão mental, dificuldade para lembrar como executar tarefas simples do dia-a-dia. FIBROMIALGIA O que é? Síndrome que provoca dores fortes em todo o corpo por longos períodos de tempo. Quais os sintomas? Dor generalizada, inchaço e sensibilidade nas articulações, fadiga e perda de memória. Observação: Fique alerta aos sinais/sintomas e sempre procure a orientação médica.

#Gestão 16/04/2018 CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES Câmara Municipal rejeita projeto de lei do Concurso Público de Aurora MUITO MOVIMENTADA. É assim que pode ser definida a sessão ordinária da Câmara Municipal de Aurora realizada neste sábado (14), que contou com a presença dos onze vereadores.
Além dos tradicionais requerimentos formais e verbais, projetos do Executivo e do Legislativo estiveram na pauta da sessão.

O Projeto de Resolução Nº 02/2018, oriundo do Legislativo foi apresentado neste sábado e encaminhado para as comissões da Casa, pelo presidente Aderlânio Macedo. A matéria visa alterar o art. 32 e revogar o parágrafo 3º do Regimento Interno da Câmara Municipal de Aurora. Em tese, o projeto altera o modelo da eleição dos membros da Mesa Diretora da Câmara, substituindo a votação secreta por aberta, estabelecendo inclusive que os cargos sejam votados individualmente. O projeto é de iniciativa dos vereadores: Wellington Rodrigues, Valmir Costa, Antônio Wilton, Maria Iracilda, João Bandeira e Silvio Bezerra.

Na sequência, um requerimento de autoria dos vereadores Aderlânio Macedo,Cícero de Nequinho e Osasco Gonçalves, solicitou a suspensão da sessão por um prazo de até vinte minutos para que o Projeto de Lei do Executivo Nº 08/2018, enviado à Casa em regime de urgência urgentíssima pelo Prefeito Dr. Júnior Macedo, fosse apreciado pelas comissões e consequentemente retornasse ao plenário para votação.

O projeto alterava a carga horária, a remuneração e extinguia cargos de Monitor de Transporte Escolar, inseridos no concurso público a ser promovido pela Prefeitura.

(Entenda) - Inicialmente constavam 39 cargos de Monitor de Transporte Escolar no edital do Concurso com remuneração de R$ 477,00, ou seja, metade do salário mínimo, por jornada de trabalho de 20h semanais. Acontece que temendo insegurança jurídica para proceder com tais contratações mediante concurso, o Executivo voltou atrás e enviou neste sábado Projeto de Lei semelhante ao anterior com algumas mudanças. No caso, passariam de 39 para 20 cargos e a remuneração, que antes era de R$ 477,00 passaria para R$ 954,00.

Presente à sessão, o Secretário de Governo e Gestão - Adailton Macedo explicou aos vereadores, que a contratação de servidores, mediante Concurso Público com remuneração inferior ao salário mínimo vigente no país poderia ser considerada inconstitucional pela Justiça, por isso pedia a compreensão dos parlamentares para aprovarem o projeto em discussão.

Em seu pronunciamento, Adailton lembrou aos vereadores, que a preocupação não devia se concentrar em torno apenas dessas vagas, mas sim de todo o Concurso, pois em caso de rejeição ao projeto, uma solução para o problema será buscada junto ao Ministério Público e isso poderá atrasar o andamento do Concurso, prejudicando milhares de aurorenses, que estão à espera de médicos, por exemplo, para que recebam pelo menos o atendimento básico de saúde em sua comunidade. O Secretário pediu a compreensão dos vereadores para aprovação da matéria, no entanto, o resultado foi desfavorável e o projeto foi desaprovado por 6 votos a 4, depois de receber pareceres desfavoráveis nas comissões.

VOTARAM A FAV
OR DO PROJETO:

Olavo Batista - PMDB
Osasco Gonçalves - PSL
Cícero de Nequinho - PSDB
Tânia Macedo - PTB

VOT
ARAM CONTRA O PROJETO

João Filho - PSD
Brasa - Patriota
Maria Iracilda - PT do B
Silvio Bezerra - PSD
Dr. Va
lmir Costa - PSD
Budu - PDT

O vereador e presidente da Câmara, Aderlânio Macedo não teve direito ao voto, pois, conforme o regimento, só pode votar nestes casos se houver empate, no entanto, se pudesse votar, seu posicionamento seria a favor do projeto, afirmou o vereador.

CONSEQUÊNCIA

Com a rejeição do projeto, o Executivo acionará o Ministério Público alegando ser inconstitucional a contratação de servidores com remuneração inferior ao salário mínimo vigente, o que poderá atrasar o andamento do Concurso Público.

Outros
projetos aprovados por unanimidade:

O Projeto de Lei do Legislativo Nº 002/2018, de autoria do vereador Osasco Gonçalves, que revoga os parágrafos 1º, 2º e 3º do artigo 11 da Lei Municipal nº 215/2015, que dispõe sobre a execução do serviço de transporte de passageiros em veículo de aluguel (táxi) no município de Aurora, foi aprovado em plenário após tramitar e receber pareceres favoráveis das Comissões.

O referido projeto visa revogar a exigência dos taxistas (pessoa jurídica) trocarem seu veículo com três anos de fabricação, sendo aplicada com esta revogação, a regra geral, que prevê a troca do veículo com cinco anos de fabricação.

Também foi aprovado por unanimidade o projeto do Executivo Nº 009/2018, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial ao orçamento vigente.

ENVIADO PARA AS COMISSÕES

O Projeto de Lei Nº 010/2018, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício financeiro de 2019 do município de Aurora deu entrada na sessão deste sábado e foi encaminhado pelo Presidente, Aderlânio Macedo, para as Comissões.

Texto: Renato Brito

Foto: Adriano Souza
#Gestão 28/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Conselho de Saúde aprova Relatórios Quadrimestrais e Anual de Gestão Em reunião Ordinária ocorrida no dia 26 de março, no auditório Dona Santô, no Casarão da Cultura, no centro da cidade, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou o I, II e III Relatórios Quadrimestrais e Relatório Anual de Gestão - RAG 2017 da saúde de Aurora.

Além dos Conselheiros de Saúde presentes participou também da reunião a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, DrªThamyres Freire, Drª Cícera Monalisa Holanda Teles de Queiroz (Secretária de Saúde) e Dr. Mikael Figueiredo, que apresentou detalhadamente todos os relatórios de gestão da saúde e juntamente com Drª. Monalisa tirou todas as dúvidas dos Conselheiros presentes na reunião.

Os projetos apreciados, relatórios e Plano de Contingência da Dengue 2018 foram aprovados por unanimidade pelos conselheiros presentes.

Os conselheiros e os gestores da saúde agradeceram e aplaudiram o Conselheiro de saúde, Agente de endemias, Senhor Benaia Ferreira de Moraes pelo belo trabalho à frente da Coordenação de Vigilância Epidemiológica ao longo do ano de 2017, já que o mesmo voltou a ocupar o cargo de Agente de endemias neste ano de 2018, onde o mesmo já era concursado.

A secretaria de saúde Drª Monalisa Holanda reiterou que esta a disposição do Conselho Municipal de Saúde - CMS Aurora sempre que necessário para esclarecer sobre as ações da saúde a disposição da população.

O Presidente do CMS, Eliezio Luiz parabenizou todos os conselheiros presentes e reiterou que o CMS estará sempre apoiando a Gestão municipal do Prefeito Dr. Júnior Macedo como parceiro naquilo que for de melhor para a qualidade da saúde do povo aurorense.

Por: Eliézio Luiz
#Gestão 17/01/2018 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Novo Diretor do Demutran de Aurora felicita o órgão pelos seus 7 anos de existência Por ocasião do aniversário de 7 anos de existência do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Aurora (Demutran), o novo Diretor da entidade, Lânio da Silva, vem de público parabenizar a sigla pelos relevantes serviços prestado junto a população da terra do Menino Deus.

Lânio assumiu a chefia do órgão no dia 1º de dezembro do ano passado. O novo diretor do Demutran chega com novas ideias que vêm a corroborar para com o melhoramento do trânsito aurorense.

Falou inclusive de projeto de sinalização para demarcar as áreas de estacionamento do setor central, tornando o trânsito mais organizado, portanto, melhorando o trafégo de veículos. Destacou também, a intensificação de fiscalização nos demais bairros da cidade.



Lânio da Silva ressaltou que está trabalhando no sentido de viabilizar projeto para instalação de fotosensores nos semáforos da cidade, inicialmente no sinal da Beira Fresca, local de grande fluxo de veículos e transeuntes.

- Espero que eu (Lânio da Silva) juntamente com a minha equipe de trabalho possamos realizar um trabalho que venha a atender os anseios da população aurorense -, disse o diretor do Demutran.

Assessoria de Comunicação

Foto e Vídeo: Luiz Neto
#Gestão 14/11/2017 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Júnior Macedo anuncia recursos para abastecimento d'água na zona rural do município O Prefeito Municipal de Aurora, Dr. Júnior Macedo, anunciou recentemente a viabilização de recursos para abastecimento d’água para as comunidades de Cobra, Araújo, Gitirana e Vila Tuíca, zona rural do município.




Dr. Júnior disse que mais de R$ 1.600.000,00 (Hum milhão e seiscentos mil reais) oriundos do Ministério da Integração estão garantidos para atender as necessidades das três primeiras localidades acima mencionadas.




Falou também ter conseguido fazer projeto de abastecimento para a Vila Tuíca, saindo da Agrovila, Logradozinho até o local de destino, cujo projeto já se encontra em processo inicial de licitação, como também 50% da verba já se encontra creditado em conta.




Júnior Macedo confessou sua felicidade em poder realizar em breve essa importante benfeitoria para as famílias das localidades supramencionadas, visto que a obra melhorará a qualidade de vidas daquelas famílias.



Assessoria de Comunicação




Foto: Luiz Neto
#Gestão 05/10/2017 CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES Vereadores de Aurora participam de Seminário na cidade de Juazeiro do Norte O Presidente do Poder Legislativo de Aurora, vereador Aderlânio Macedo esteve participando nesta quarta-feira (4/Out), no Hotel Verdes Vales, na cidade de Juazeiro do Norte, de evento intitulado de Seminários Estaduais de Formação Legislativa.




O certame de competência da União dos Vereadores das Câmaras do Ceará (UVC) é voltado para a capacitação e qualificação de mandatos. Além de Aderlânio, estiveram presentes os edis Osasco Gonçalves, Cícero de Nequin, Iracilda, Budú, João Filho, Silvio e Tânia Macedo.




Segundo Aderlânio Macedo, o momento foi de grande valia para novas aprendizagens no que diz respeito os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Aurora, além da troca de conhecimentos entre os parlamentares presentes no acontecimento.




Assessoria de Comunicação









Fotos: Reprodução do facebook
#Gestão 21/09/2017 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Advogado Vicente Aquino, filho de Aurora é empossado como conselheiro Federal da Ordem O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia deu posse, nesta terça-feira (19), ao advogado Vicente Aquino como conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil.




A cerimônia que empossou o advogado contou com a presença do ministro Valdetário Monteiro, do Conselheiro Nacional de Justiça, também empossado ontem.










Fonte: Ceará News
#Gestão 17/08/2017 GABINETE DO PREFEITO Governo Municipal de Aurora realizará audiência pública para discutir o PPA 2018/2021 A Prefeitura Municipal de Aurora, por meio do gestor Dr. Júnior Macedo realizará nesta terça-feira, 22 de agosto, as 09:00h da manhã, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá, audiência pública com a finalidade de discutir programas e ações do Plano Plurianual - PPA 2018/2021, portanto, é o Municipio cumprindo com as obrigações da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como a Transparencia.




Vale frisar, que nessa audiência a população aurorense terá a oportunidade de discutir as prioridades de investimentos e os serviços de duração continuada para o próximo quadriênio, despertando o espírito de cidadania e contribuindo para o engrandecimento do nosso município.




O PPA é um instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas.




Assessoria de Comunicação



Luiz Neto
www.aurora.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 13:39:26