CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Programa Bolsa Família (PBF) realizou reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família.

Essas condicionalidades representam compromissos que as famílias assumem nas áreas cruciais de Saúde, Educação e Assistência Social. O cumprimento dessas condicionalidades é fundamental para que as famílias continuem a receber o benefício financeiro do programa.

O principal propósito das condicionalidades é garantir que os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) tenham acesso às políticas sociais essenciais, como saúde, educação e assistência social. Isso, por sua vez, visa aprimorar significativamente a qualidade de vida.

#AssistênciaSocial 11/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Passeio com o grupo de idosos do SCFV do CRAS , para o engenho do senhor Francinete no sítio Gitirana.

O Governo Municipal através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social por meio do CRAS, estiveram na manhã do dia 08, um passeio com o grupo de idosos do SCFV do CRAS , para o engenho do senhor Francinete no sítio Gitirana.

Momento prazeroso e de muita recordação das memórias que norteiam e enchem de alegria nossos queridos idosos.

Sobre a coordenação de Karyna Leite, os idosos puderam reviver tempos de muita alegria e felicidade, recordando do passado.

Passeios assim mostram o compromisso do Governo Municipal em garantir dignidade e qualidade de vida para os que estão na Melhor Idade.

#AssistênciaSocial 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Escola tarcísio Gonçalves recebe conselho tutelar

Escola tarcísio Gonçalves recebe conselho tutelar e támbém esta engajada na campanha Mio Laranja e Faça Bonito

#AssistênciaSocial 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Campanha maio laranja na comunidade do sitio japão

Campanha maio laranja na comunidade do sitio japão

#AssistênciaSocial 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SCFV engajado no Maio Laranja

SCFV esta engajado durante todo o mês de Maio na campanha Maio Laranja e na campanha Faça Bonito

#AssistênciaSocial 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A campanha do maio laranja segue a todo vapor

A campanha do maio laranja e da campanha faça bonito seguem a todo vapor em aurora, hoje na E.E.I.F. JOAQUIM SERAFIM recebeu a equipe do conselho tutelar e da secretaria de trabalho e desenvolvimento social na esocla para trabalhar o tema

#AssistênciaSocial 08/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Lista dos faltosos do Vale-gás Social Governo Municipal divulga lista das pessoas que faltam receber o vale-gás social ASSESSE: https://www.aurora.ce.gov.br/arquivos/1607/OUTRAS%20PUBLICACOES_01_2022_0000001.pdf
#AssistênciaSocial 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Nota informativa aos beneficiários do Cartão Mais Infância Ceará

O Governo Municipal, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), informa aos beneficiários do Cartão Mais Infância Ceará que a transferência de renda do mês de janeiro está prevista a ser realizada no próximo mês, fevereiro, ainda sem data definida (duas transferências serão realizadas juntas). Isso ocorre devido à elaboração do orçamento anual realizado pelo Governo do Estado, tendo em vista os ajustes necessários. A STDS lembra que assim que a data for confirmada, será divulgada.

#AssistênciaSocial 09/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretária Ana Lúcia Gonçalves participa de reunião em busca de investimentos para a assistência social do município

Dando prosseguimento a agenda de compromissos em Fortaleza, a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Ana Lúcia Gonçalves, esteve, nesta quinta-feira (9), na sede da Secretaria Estadual de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em busca de investimentos para a assistência social do município.

Na ocasião, a secretária Ana Lúcia reuniu-se com a assessora especial do Programa Mais Infância Ceará, Dra Glória Burlamaqui, visando tratar sobre as últimas questões burocráticas para a instalação de BrinquedoCreches em Aurora, dentre outros convênios, tais como a compra dos dois veículos liberados através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Fernando Santana, para a STDS.

"Estamos buscando investimentos para a assistência social do nosso município e dando agilidade aos convênios entre Governo do Estado e Prefeitura. É uma parceria muito importante que só irá gerar mais benefícios para o nosso povo", pontua a titular da STDS

#AssistênciaSocial 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo Municipal de Aurora realiza distribuição de kits de limpeza e alimentação no Distrito de Ingazeiras

O Governo Municipal de Aurora, através das secretárias de Trabalho e Desenvolvimento Social e de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, realizou, nesta terça-feira (28), a distribuição de kits limpeza, para auxiliar no combate à Covid-19, e alimentação, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Distrito de Ingazeiras. O momento também marcou o encerramento das atividades alusivas ao "Setembro Amarelo", mês de prevenção ao suicídio.

O evento contou com as presenças da equipe do CRAS Volante, da assistente social Damiana, da psicóloga Samara, dos agentes sociais Edilanio e Janaina, da professora Nívia de Ingazeiras, das representantes do PAA (Sec. Agricultura), Edna e Alice, bem como das famílias beneficiadas.

Ressaltasse que as ações da STDS estão sendo descentralizadas, com foco, também, na zona rural. Durante este mês de setembro, a pasta realizou visitas em todas as regiões do município, tendo início no Distrito de Cachoeira Agrovila e região; posteriormente, em Santa Vitória e adjacências; logo em seguida, no Distrito do Tipi e sítios vizinhos; e por último, no Distrito de Ingazeiras.

"Tive a oportunidade de conversar com muitos assistidos pelo social do nosso município. Percebi a necessidade de cada vez mais buscar recursos para a assistência social de Aurora, pois tem muita gente precisando de apoio, de um olhar especial, mesmo porque, com a pandemia, se agravou ainda mais a situação das famílias e elas passaram a ter mais dificuldades, principalmente no básico, como alimento, necessário para se viver", frisou a titular da STDS, Ana Lúcia Gonçalves.

#AssistênciaSocial 28/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeito assina termo de adesão ao Pacto pelo Fortalecimento das Políticas Públicas

O prefeito Marcone Tavares assinou, nesta segunda-feira (27), o termo de adesão ao Pacto pelo Fortalecimento das Políticas de Assistência Social. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças dos prefeitos de todos os municípios cearenses, do governador Camilo Santana, da primeira-dama, Onélia Santana, da vice-governadora, Izolda Cela, da Secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, entre outras autoridades. A Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves, participou por meio remoto.

Com a adesão, Aurora receberá uma série de investimentos:

Construção do Centro de Educação Infantil (CEI);

Um automóvel a mais para o CRAS, além de mais dois veículos já garantidos através de emenda do deputado estadual Fernando Santana;

Equipamentos eletrônicos, tais como computadores, tablets, etc;

Conectividade de todos os serviços;

Big data social, facilitando, assim o acesso a todos os dados do município;

Capacitação para os agentes alimentarem o sistema;

Triplicar o cofinanciamento do CRAS;

Premiação anual para os CRAS com melhor desempenho nos seguintes indicadores: Índices de desenvolvimento de assistência social (IDCRAS) e atendimentos realizados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF).

#AssistênciaSocial 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Em parceria com SINRURAL e Saner/CE, Governo Municipal promove curso de derivados de Frutas

O Governo Municipal de Aurora, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS Menino Deus), em parceria com o Sindicato Rural (SINRURAL Aurora), está promovendo, deste terça-feira, 21, o curso de Derivados de Frutas do Senar/CE - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O curso explora alternativas de fabricação de alimentos artesanais com frutas regionais proporcionando assim alternativa econômica para geração de renda em períodos turísticos e até mesmo fora dele em feiras de produtos rurais com o "sabor da roça".

Com carga horária de 40h/a, sendo direcionado à um grupo de mulheres atendidas pela assistência social, o curso acontece no Distrito de Santa Vitória, sob a orientação da instrutora Joana, após solicitação da prefeitura, por meio da titular da STDS, Ana Lúcia Gonçalves, ao presidente do SINRURAL Aurora, Dr. Marcílio Roberto Macêdo Tavares, que encaminhou o pedido ao Senar/CE, sendo prontamente atendido.

Na manhã desta quarta-feira (22), a secretária Ana Lúcia Gonçalves esteve acompanhando o andamento curso. "Buscamos fomentar constantemente sua qualificação pessoal e profissional daqueles que são atendidos pela assistência social, vendo o desenvolvimento deles como algo que também nos ajuda a desenvolver o município de Aurora", pontua a titular da STDS.

#AssistênciaSocial 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL "Setembro Amarelo": Governo Muncipal promove palestra para os participantes dos grupos do SCFV

O Governo Municipal de Aurora, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, prossegue com a programação alusiva ao "Setembro Amarelo". Nesta quarta-feira (14), na sede do CRAS Menino Deus, foi realizada uma palestra com o tema: "O silêncio que mata", que teve como público alvo Idosos participantes dos grupos do SCFV. A palestra teve ministrantes os técnicos Rita de Cássia e Cassiano. Seguindo todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias no combate a pandemia de covid-19, o momento foi divido em dois turnos: Manhã e tarde. Durante a explanação, houve a distribuição de material informativo.

Também estiveram presentes além dos palestrantes, a coordenadora do CRAS, Karyna Greyce, e os agentes sociais Edilanio e Ana Paula.

#AssistênciaSocial 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS realiza distribuição de kits de limpeza e higiene no distrito de Agrovila Cachoeira

O Governo Municipal de Aurora, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou, nesta segunda-feira (13), a entrega de kits de limpeza/higiene às famílias de baixa renda atendidas pela assistência social residentes nas comunidades da Cachoeira, Cachoeirinha, Jatobá, Agrovila e adjacências, na zona rural, enviados pelo Governo do Estado após a solicitação da titular da STDS, Ana Lúcia Gonçalves, junto à Secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, como também kits de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente contendo carne, bolo, verduras, dentre outros alimentos.

O momento contou com as presenças das técnicas do CRAS Menino Deus, a psicóloga Samara, a assistente social Damiana, a coordenadora Karina, a agente social Ana Paula, e a coordenação do programa PAA nas pessoas de Edna e Alice.

A psicóloga Samara proferiu a palestra em alusão ao setembro amarelo, de prevenção ao suicídio, tema que trabalhado pela STDS, através do CRAS Menino Deus, durante este mês de setembro.

"Fico feliz em participar e poder, através do nosso trabalho, contribuir para melhoria na qualidade de vida do nosso povo, descentralizando, assim, cada vez mais as ações da assistência social para a zona rural. Iremos buscar beneficiar o maior número possível de famílias do nosso município", ressalta a titular da STDS, Ana Lúcia Gonçalves.

A secretária também aproveitou o momento para agradecer a parceria dos estes das esferas estadual e municipal.

"Gostaria de agradecer ao deputado estadual Fernando Santana, a primeira Dama do Estado, Onélia Leite, e a Secretária da SPS do Estado, Socorro França, por ter disponibilizado estes kits de limpeza/higiene, ajudando, assim, as famílias neste momento difícil de pandemia que estamos vivenciando. Agradeço, também, ao prefeito Marcone Tavares, por todo apoio que tem dado à assistência social de Aurora, dando condições de trabalho que visam unicamente beneficiar a população, ao Secretário de Agricultura, Tatá Calixto, pela parceria", finalizou.

#AssistênciaSocial 28/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS realiza X Conferência Municipal de Assistência Social

O Governo Municipal de Aurora, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social realiza, nesta segunda-feira (30), a X Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema abordará o "Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social". A população poderá acompanhar a conferência a partir das 13h, através das redes sociais da STDS (Facebook, Youtube), como também pela plataforma Google Meet.

#AssistênciaSocial 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Parceria entre SPS e STDS garante benefícios ás famílias baixa renda do município

Durante reunião realizada nesta terça-feira (24), na sede da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), em Fortaleza, com a titular da pasta, Socorro França, a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves, angariou kits higiene que serão distribuídos às famílias de baixa renda atendidas pela assistência social do município. "Viabilizamos muita coisa para o nosso município. Em breve estaremos colhendo vários frutos dessa nossa visita, sempre pensando na melhoria da qualidade de vida do nosso povo", frisou a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

Os kits de higiene contém 18 itens para higiene pessoal e do domicílio, como álcool gel, sabonete, detergente, sabão em barra, sabão em pó, água sanitária, papel higiênico, máscaras reutilizáveis e creme dental. Junto aos kits são entregues cartilhas com orientações para crianças e suas famílias quanto à prevenção ao coronavírus.

#AssistênciaSocial 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Mobilização da secretária Ana Lúcia Gonçalves garante atendimento do caminhão

Dando prosseguimento às diversas ações, e visando, principalmente, tratar sobre importantes demandas e projetos para o município de Aurora, na manhã desta quarta-feira (25), em Fortaleza, a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves, acompanhada do assessor do deputado Fernando Santana, Ítalo Apolinário, e do Secretário Municipal de Governo e Gestão, Henderson Macedo, esteve na sede da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), ocasião em que foi recebida pela titular da pasta, Socorro França. Durante a reunião, foi solicitado pela secretária Ana Lúcia Gonçalves os serviços do Caminhão do Cidadão, unidade móvel da SPS, para realizar a emissão de documentos básicos de identificação durante o período de 10 dias no município, pedido este que foi prontamente atendido.

"Encontro muito produtivo, a Secretária Socorro França. Ela enalteceu o trabalho da nossa primeira Dama do Estado, por Aurora. Solicitamos o Caminhão do Cidadão para passar 10 dias em nosso município, emitindo documentos, tais como identidade, CPF, antecedentes criminais, carteira de trabalho, dentre outros. Em breve, a Unidade Móvel da SPS estará atendendo nosso povo. Desde já agradeço a atenção da secretária Socorro França, que se colocou à disposição do município de Aurora. Agradeço também ao Deputado Fernando Santana e a primeira Dama Onélia Leite, por articular este encontro", disse a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

Caminhão do Cidadão

Unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Caminhão do Cidadão oferta a emissão das 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), 1ª via do CPF e emissão do comprovante, emissão do atestado de Antecedentes Criminais, impressão da Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital).

#AssistênciaSocial 20/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS realiza momento recreativo para as crianças atendidas pelo Programa Criança Feliz

Em alusão ao encerramento das comemorações do mês da Primeira Infância, o Governo Municipal de Aurora, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, tendo à frente a Secretária Ana Lúcia Gonçalves, promoveu, na manhã desta sexta-feira (20), na Brinquedopraça Padre Cícero, um momento recreativo e de diversão para as crianças atendidas pelo Programa Criança Feliz.

Durante o momento, além da distribuição de refrigerante, cachorro quente, pipoca, geladinho e muito mais para a criançada, também houve a participação de Renê Rodrigues, da Secretaria de Cultura e Turismo - Secult, com a contação de histórias.

A secretária Ana Lúcia agradeceu a toda equipe que ajudou na realização do momento recreativo e de diversão. "Agradeço a toda equipe que nos ajudou na realização, a equipe da STDS, do CRAS, do programa Criança Feliz, a coordenadora Vildenelia Rodrigues, as supervisoras, Bárbara e Najara e a todas as visitadoras, pois graças a vocês conseguimos mais uma realização com sucesso total, fica aqui meu reconhecimento e gratidão. Dizer por último da minha alegria em participar de um momento como esse, enquanto estiver à frente da STDS, buscarei sempre apoiar e incentivar momentos assim, valorizar a criança também faz parte das políticas públicas da assistência", disse.

#AssistênciaSocial 19/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS realiza oficina para gestantes do Programa Criança Feliz

A Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social Ana Lúcia Gonçalves, participou, na manhã desta quinta-feira (19), de uma oficina promovida pelo Governo Municipal de Aurora, através da STDS, no Centro Social Urbano - CSU, na Vila Paulo Gonçalves, momento muito especial com a gestantes atendidas pelo Programa Criança Feliz.

"Enquanto estiver à frente da STDS, buscarei constantemente incentivar e ajudar ao grupo de gestantes acompanhadas pela assistência social do município", ressaltou a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

A realização da oficina foi idealizada com dois focos: o pensamento no desenvolvimento emocional, como também em criar mecanismos que ajudem na confecção de lembrancinhas para os bebês das gestantes atendidas pelo Programa Criança Feliz, dando todo suporte necessário, ensejando sempre na melhoria na qualidade de vida.

A oficina faz parte das comemorações do mês alusivo a Primeira Infância, com olhar especial para os pequeninos que estão por nascer. Os bebês também serão acompanhados pela STDS, através do programas existentes na pasta.

Além da secretária Ana Lúcia Gonçalves, também participaram da oficina a subsecretária Rogéria Leite, a coordenadora do Programa Criança Feliz, Vildenelia Rodrigues, a supervisora Bárbara Ellen Tavares Grangeiro, e os visitadores.

#AssistênciaSocial 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS realiza encontros alusivos à realização da Pré-Conferência de Assistência Social

O Governo Municipal de Aurora, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, tendo à frente a secretária Ana Lúcia Gonçalves, por meio do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Menino Deus, este representado pelas profissionais Karyna Greyce Leite Santos (Coordenadora do CRAS), Damiana Deuzulene Gonçalves Saraiva (Assistente Social e Membro da Equipe Volante), e Cícera Leal (Representante do Conselho Municipal de Assistência Social) realizou, nesta terça-feira (17), dois encontros alusivos à realização da Pré-Conferência de Assistência Social que possui como temática central: "Assistência Social - Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social". Este é considerado um momento histórico para a construção e fortalecimento da Política de Assistência Social.

Ao longo do dia, ocorreram, por meio de encontros grupais, dois eventos: o primeiro, pela manhã, na localidade da Agrovila. Já o segundo foi realizado no período da tarde, em Santa Vitória.

"Com fé em Deus estamos aos poucos retornando os trabalhos presenciais, momento de ouvir as proposituras das nossas comunidades na Pré-Conferência Municipal da Assistência Social", ressalta a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

É importante ressaltar que, ambos os eventos contaram com a participação ativa dos usuários e buscou-se construir conjuntamente propostas a serem apresentadas e avaliadas democraticamente na conferência Municipal de Assistência Social que irá ocorrer no próximo dia 30 de agosto

#AssistênciaSocial 13/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Evento em comemoração a semana da família e ao dia dos pais com idosos participantes do SCFV

O Governo Municipal de Aurora, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, realizou, nesta sexta-feira (13), nas dependências do Centro Social Urbano - CSU, um evento em comemoração ao dia dos pais, como também em celebração a semana da família, com os idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social do Município. O momento também contou as presenças do prefeito Marcone Tavares, da titular da STDS Ana Lúcia Gonçalves, do secretário de Transportes Valdir do Balneário, do secretário de Agricultura Tata Calixto, das coordenadoras do CRAS e do CREAS, Karine e Sara, respectivamente, da Subsecretária Rogéria da coordenadora do SCFV Nena Pinto, e dos vereadores Silvio Benício, Osasco Gonçalves e Daniel Gustavo. Foram obedecidos todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias no combate a Covid-19.

Em sua fala, a secretária Ana Lucia comentou sobre o atual momento vivido em virtude da pandemia de Covid-19. "Fico bastante feliz, mesmo com as dificuldades que estamos atravessando, depois de quase dois anos, estamos se adaptando a essa nova realidade. Com muita Fé em Deus, venceremos todos os obstáculos e retornaremos em breve gradativamente, conforme orientação das autoridades sanitárias, as nossas atividades", disse a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

Durante o momento, além da distribuição de presentes aos pais, e brindes aos familiares que participaram da celebração, também houve uma palestra sobre os serviços desenvolvidos pela STDS ministrada pela psicóloga do CRAS, Rita de Cassia, e pela assistente social Alice. Ao final do evento, foi oferecido um almoço a todos os participantes.

#AssistênciaSocial 06/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS promove agenda de atividades no "Mês da Primeira Infância"

Neste ano, agosto foi instituído como o Mês da Primeira Infância, iniciativa organizada pelo Ministério da Cidadania, e como parte das atividades que integram a pauta em Aurora, O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, através da titular da pasta Ana Lúcia Gonçalves, desenvolveu uma programação objetivando uma maior atenção para nossas crianças. Todos os trabalhos serão realizados pela equipe de visitadores do programa Criança Feliz.

"Nós firmamos o compromisso com ações que potencializam políticas públicas voltadas à primeira infância. Mesmo diante a pandemia, as atividades do programa não pararam, a equipe se reinventou, e através do trabalho remoto deu orientações e apoio, o que nos permitiu manter o bom desempenho do programa aqui no município. Este mês daremos continuidade aos debates e troca de experiências", reforçou secretária Ana Lúcia Gonçalves.

O Mês da Primeira Infância é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância.

#AssistênciaSocial 05/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Implantação da brinquedocreche no CSU

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social (SPS), em parceria com o Governo Municipal de Aurora, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizará a implantação de uma brinquedocreche na sede do CSU (Centro Social Urbano). A iniciativa consiste na instalação de espaços lúdicos para crianças da pré-escola, com o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil.

A brinquedocreche integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, idealizado por Onélia, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço possui oito brinquedos, como gira-gira, gangorras, balanço, casinha, túnel, travinha, além do tapete de EVA.

"Já conseguimos inaugurar a BrinquedoPraça Pe. Cícero, a liberação de mais 2 que estamos projetando para os Distritos, e agora para o CSU a BrinquedoCreche, investimentos que farão a diferença na vida dos nossos irmãos Aurorenses. Continuamos aqui, firmes no propósito de trabalhar para o nosso povo, enquanto estiver à frente da STDS, buscarei meios de melhorar cada vez mais a qualidade de vida do nosso povo, especialmente para aquelas famílias de baixa renda, pois como sempre digo, são as que mais precisam do poder público", pontua a secratária Ana Lúcia Gonçalves.

A implantação da brinquedocreche é resultado da articulação da primeira-dama Onélia Leite e do deputado estadual Fernando Santana, com o governador Camilo Santana, visando atender a solicitação do prefeito Marcone Tavares e da secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves.

#AssistênciaSocial 04/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Capacitação da nova equipe do Programa Bolsa Família

O Governo Municipal de Aurora, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos - SPS, deu início, nesta terça-feira (3), a capacitação da nova equipe do Programa Bolsa Família com seguinte a temática: "Orientação para os novos profissionais do Cadastro Único/Programa Bolsa Família". A capacitação, que esta sendo ministrada pela Assistente Social/Instrutora Cynthia Maciel, acontecerá até o próximo dia 6 de agosto, sexta-feira, no auditório da Casa de Cultura Aldemir Martins.

A intenção, além de fazer parte da constante ação na busca da melhor qualidade nos serviços prestados à população por parte da secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social Ana Lúcia Gonçalves, é garantir que os novos profissionais obtenham instruções quanto aos conceitos do Cadastro Único, abordagens e postura para realização das entrevistas com as famílias e, assim, o preenchimento correto dos formulários do referido cadastro.

"Tivemos um início de capacitação muito produtivo. A capacitação acontece até a sexta-feira, ou seja, todos esses dias serão importantes para passar orientações e esclarecer dúvidas. Nosso objetivo e prestar o melhor atendimento possível à população assistida pela assistência social do município", afirma a titular da STDS.

Além das presenças da secretária Ana Lúcia Gonçalves e da Assistente Social/Instrutora Cynthia Maciel, evento de abertura da capacitação também contou com as participações da subsecretária Rogéria e da superintendente do Bolsa Família, Ana Valdênia.

É importante lembrar que para se candidatar ao Bolsa Família é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Essa ferramenta seleciona e ajuda através de vários programas, como o Bolsa Família, pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O objetivo é que os beneficiados consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

#AssistênciaSocial 20/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS realiza abordagem social para identificar e acolher pessoas em situação de rua

O Governo Municipal de Aurora, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, tendo a frente a secretária Ana Lúcia Gonçalves, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realizou abordagem social nessa terça feira (20), com intuito de identificar e acolher pessoas em situação de rua em Aurora. A abordagem foi realizada em pontos estratégicos da cidade como a Praça da Matriz. Na oportunidade, a equipe distribuiu um lanche e kit de higiene e proteção.

"Esta ação tem o objetivo de coletar dados das pessoas que estão em situação de rua, como nome, renda e endereço, para que elas possam ser encaminhadas para órgãos específicos da rede de apoio", pontua a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

A STDS, após a solicitação conjunta do prefeito Marcone Tavares e da titular da pasta Ana Lúcia Gonçalves também está fornecendo refeições diárias às pessoas em situação de rua por meio da Cozinha Comunitária, garantindo a segurança alimentar e nutricional, de modo a suprir as necessidades energéticas e nutricionais de maneira adequada em quantidade e qualidade.

"O projeto da Cozinha Comunitária é uma inovação social que a gestão municipal encontrou para garantir a alimentação daquelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e de rua durante a pandemia", finaliza a secretária. #aurora #auroradetodos #Gestão

#AssistênciaSocial 14/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Entrega dos cartões do auxílio cesta básica do Governo do Estado

O Governo Municipal de Aurora, por meio da Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, tendo à frente a titular da pasta Ana Lúcia Gonçalves deu início, nesta quarta-feira (14), a entrega dos cartões do auxílio cesta básica do Governo do Estado, disponibilizados para aos Aurorenses cadastrados no site da SPS (Secretaria de Proteção Social), que foram aprovados e estão aptos a receber o benefício de R$ 200,00, em um cartão-alimentação, em duas parcelas mensais, de R$ 100.

A iniciativa é desenvolvida pelo Governo Municipal, através da STDS, em parceria com o Governo do Estado. A entrega dos cartões aconteceu hoje na sede da STDS.

O Auxílio Cesta Básica é destinado a trabalhadores de transportes escolar e alternativo, ambulantes, feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas. #aurora #auroradetodos #Gestão

#AssistênciaSocial 13/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Recebimento dos cartões do Auxílio Cesta Básica

A Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves esteve, nesta terça-feira (13), em Juazeiro do Norte, para receber os cartões do auxílio cesta básica do Governo do Estado, disponibilizados para aos Aurorenses cadastrados no site da SPS(Secretaria de Proteção Social), e foram aprovados.

Esta é mais uma iniciativa desenvolvida pelo Governo Municipal de Aurora em parceria com o Governo do Estado. A STDS, tendo à frente a secretária Ana Lúcia, sempre tem buscado ampliar estas, ações que visando melhorar a qualidade de vida dos aurorenses.

"Fiquei muito feliz também, por ter encontrado nosso conterrâneo e prefeito da vizinha cidade de Caririaçu, Edmilson Leite. Conversamos um pouco e, o mesmo, parabenizou o nosso município pelas ações implantadas no âmbito social nos últimos meses, disse que acompanha nosso trabalho pelas redes sociais, agradeço ao Prefeito Edmilson Leite pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho", pontua a secretária Ana Lúcia Gonçalves. #aurora #auroradetodos #Gestão

#AssistênciaSocial 09/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Reunião do comitê Gestor Municipal do Programa Cirança Feliz

Nesta quarta-feira (7), Comitê Gestor Municipal do Programa Criança Feliz, se reuniu para se tratar da temática: "Construção do diagnóstico Municipal da primeira infância!". A reunião foi realizada no Centro de Referência e Assistência Social - CRAS, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social.

O Comitê Gestor Municipal do Programa Criança Feliz tem a finalidade de planejar e articular as ações necessárias para alcançar os objetivos do referido programa, contribuindo na promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

A formação do comitê consiste na participação de representantes da área de Assistência Social, Educação, Cultura, Saúde e Conselho Tutelar, formando uma integração e proporcionando o atendimento inter-setorial. #aurora #auroradetodos #saúde #Gestão

#AssistênciaSocial 05/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E INFRAESTRUTURA Redistribuição de leite do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Leite. Redistribuição de leite do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Leite.
#AssistênciaSocial 02/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E INFRAESTRUTURA Inauguração da Brinquedopraça Inauguração da Brinquedopraça
#AssistênciaSocial 01/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A entrega de kits bebê. Cada kit possui 26 unidades. A entrega de kits bebê. Cada kit possui 26 unidades.
#AssistênciaSocial 25/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Brinquedopraça pronta para inauguração

A primeira Brinquedopraça de Aurora, localizada na Praça Padre Cícero, entre os bairros Centro e Araçá, já está pronta para inauguração. O espaço de lazer recebeu todos ajustes para ser entregue à população aurorense, principalmente às crianças, proporcionando para elas melhor qualidade de vida. A entrega está prevista para o início do mês de julho.

Além da entrega do primeiro equipamento, o município de Aurora também será contemplado com mais duas brinquedopraças através de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado. A implantação das novas Brinquedopraças é resultado da articulação da primeira-dama Onelia Leite e do deputado estadual Fernando Santana, com o governador Camilo Santana, visando atender a solicitação do prefeito Marcone Tavares e da secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves.

"Conseguimos com a primeira-dama do Estado, nossa conterrânea Onélia Leite, através do nosso Deputado Fernando Santana, mais duas Brinquedopraças, que iremos contemplar mais praças do nosso município. Também iremos contemplar os distritos. Nosso trabalho continua, tendo sempre como foco a assistência social e o bem estar de nossas crianças, bem como de toda nossa população", pontuou a secretária Ana Lúcia.

Idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite, o espaço da Brinquedopraça, faz parte do programa Mais Infância Ceará, sendo diretamente voltado para as crianças de dois a 12 anos. O equipamento é cercado, tendo área de 200m² com brinquedos como casinha dupla com dois escorregadores, casinha dupla com um escorredor, duas gangorras, dois cavalinhos de mola e escorregador com balanço triplo. #aurora #auroradetodos #Gestão

#AssistênciaSocial 25/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Mais de cinco mil refeições servidas na cozinha comunitária

Instituída no último dia 17 de maio após sancionada a Lei Municipal nº 407/2021 de autoria conjunta do prefeito Macone Tavares com a Secretária Ana Lúcia Gonçalves e com a técnica de gestão, Dra. Fernanda Cartaxo, a Cozinha Comunitária de Aurora está reforçando a segurança alimentar de diversas famílias em situação de vulnerabilidade social agravado em decorrência da pandemia da Covid-19, assistidas pela assistência social, por meio do CRAS e CREAS. Todas as despesas são custeadas pelo erário municipal.

"Nosso intuito desde os primeiros dias de trabalho foi e será sempre de ajudar a combater as desigualdades sociais em nosso município", destaca secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves.

De segunda a sexta-feira, exceto feriados e fins de semana, são distribuídas 200 refeições, sendo 100 no almoço e outras 100 no jantar. A entrega acontece no CRAS. Todas as refeições são preparadas sob a orientação de profissionais nutricionistas. O funcionamento da cozinha comunitária está previsto inicialmente pelo período de três meses, podendo ser prorrogado através de decreto municipal.

#AssistênciaSocial 23/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Distribuição de cestas básicas do Programa Mais Nutrição.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, deu início, nesta terça-feira (22), a distribuição de cestas básicas do Programa Mais Nutrição. A iniciativa trata-se de uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretária de Proteção Social (SPS), e a gestão municipal, via STDS. Seiscentas famílias aurorenses de baixa renda atendidas pela assistência social do município foram contempladas.

Clique no link e confira a lista: https://tinyurl.com/yvy9x5wc

"Com o coração cheio de alegria, começamos hoje a entrega das cestas básicas do programa Mais nutrição, parceria do Governo do Estado, com o município de Aurora, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social", comemora a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

A entrega acontece em ordem alfabética e por dia, igualmente ao do vale gás social, na sede da STDS, situada à Avenida Antonio Ricardo, vizinho ao prédio prefeitura. Para receber as cestas básicas, as famílias contempladas precisam levar Documentos de Identidade, CPF, Comprovante de residência e comprovante do NIS (Numero de identificação Social).

Cronograma

Dia 22 de junho - Das 13h às 17h

Letras: A, B, C e D

Dia 23 de junho - Das 07h às 17h

Letras: E, F, G, H, I, J, L e K

Dia 25 de junho - Das 07h às 17h

Letras: L, M, N, O, P, R, S, T, U, V, W

"De janeiro até agora, já realizamos a distribuição de mais de 1.000(mil) cestas básicas a famílias de baixa renda, fruto de um trabalho conjunto da administração municipal, que tem a frente o Prefeito Marcone Tavares e a STDS, e a grande parceria que temos com o governo do Estado, através da primeira Dama Onélia e do Deputado Fernando Santana, e do Governador Camilo", ressalta a titular da STDS.

#AssistênciaSocial 22/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL lista das seiscentas famílias contempladas no programa mais nutrição

Foi divulgada nesta segunda-feira (21), a lista das seiscentas famílias aurorenses de baixa renda atendidas pela assistência social do município contempladas com cestas básicas do Programa Mais Nutrição. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretária de Proteção Social (SPS), e a prefeitura de Aurora, via Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que tem a frente à Secretária Ana Lúcia Gonçalves. Todas as localidades do município foram beneficiadas e a entrega acontecerá em ordem alfabética e por dia, igualmente ao do vale gás social, na sede da STDS, situada à Avenida Antonio Ricardo, vizinho ao prédio prefeitura. Para receber as cestas básicas, as famílias contempladas deverão levar Documentos de Identidade, CPF, Comprovante de residência e comprovante do NIS (Numero de identificação Social).

Clique no link e confira a lista: https://tinyurl.com/yvy9x5wc

Dia 22 de junho - Das 13H às 17H

Letras: A, B, C e D

Dia 23 de junho - Das 07H às 17H

Letras: E, F, G, H, I, J, L e K

Dia 25 de junho - Das 07h às 17h

Letras: L, M, N, O, P, R, S, T, U, V, W

"A assistência social do município vem monitorando os mais vulneráveis durante a pandemia e tem adotado políticas emergenciais para atender essa população. A oferta desses alimentos é uma maneira de dar mais condições para que essas pessoas enfrentem o momento que estamos passando. Nossa missão é fazer o máximo possível pelos que mais necessitam, para garantir melhores condições de vida", destaca a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

"Mais uma vez venho a agradecer a primeira-dama Onelia Leite, ao deputado estadual Fernando Santana que, constantemente, tem contribuído para na articulação de recursos e benefícios para a população aurorense, e ao Prefeito Marcone Tavares, pela adesão do município a esta parceria" finaliza.

#AssistênciaSocial 18/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 600 cestas básicas para familias carentes

Através de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Aurora, via Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que tem a frente à Secretária Ana Lúcia Gonçalves, o município irá entregar a população de baixa renda atendida pela assistência social mais 600 cestas básicas disponibilizadas pela Secretária de Proteção Social (SPS). Cada cesta básica contará com 26 itens. O cronograma de entrega já foi elaborado. Todas as pessoas que serão contempladas já foram cadastradas na STDS. A entrega acontecerá em ordem alfabética e por dia, igualmente ao do vale gás social.

Conforme a prefeitura, na sede do município, a entrega será feita na sede da STDS, na Avenida Antonio Ricardo, vizinho ao prédio prefeitura. Já para os contemplados da zona rural, acontecerá nos distritos. "Pedimos as famílias contempladas que levem Documentos de Identidade, CPF, Comprovante de residência e comprovante do NIS (Numero de identificação Social)", lembra a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

A titular da pasta também agradeceu a primeira-dama do estado, Onélia Leite Santana, por sempre olhar para os mais necessitados do município, ao deputado Fernando Santana que tem contribuído para na articulação de recursos e benefícios para a população aurorense, e ao prefeito Marcone Tavares pelo empenho para realizar a adesão. "Queremos agradecer de coração à primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, por esse olhar pelos mais necessitados, nos ajudando sempre, ao deputado estadual Fernando Santana que, constantemente, tem contribuído para na articulação de recursos e benefícios para a população aurorense, e ao Prefeito Marcone Tavares, pela adesão do município a esta parceria. O prefeito que não tem medido esforços para amenizar o sofrimento da população carente. Em um momento critico como esse, devemos trabalhar dobrado, visando o bem estar da nossa gente, principalmente aqueles que estão passando por dificuldades, e é pra esse público que nosso trabalho é voltado, com fé em Deus atravessaremos este momento difícil. Podem ter certeza que não descansaremos um só instante na luta para redução das desigualdades sociais" ressaltou.

#AssistênciaSocial 08/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE PAA LEITE Suspenso por tempo inderteminado

As aquisições e entregas do leite, oriundo do Programa de Aquisição de Alimento na Modalidade Incentivo à Produção e ao Consumo do Leite do Governo Federal em parceria com o Estado do Ceará, estão suspensas por tempo indeterminado. A motivação se dá devido o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania não ter renovado o convênio nº011/2013 o qual encerra a vigência no próximo dia 30 de junho.

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), foi tentado de todas as formas evitar a suspensão, prolongando as entregas até onde foi possível, até a finalização da aplicação de todo o recurso, porém chegou-se ao fim da disponibilidade do mesmo, ocasionando a descontinuação imediata das atividades do PAA-Leite no Estado do Ceará até que o Governo Federal se posicione quanto e continuidade do Programa neste Estado.

Portanto, sem a prorrogação ou renovação do convênio, não há possibilidade de realizar pagamentos das aquisições e nem mesmo dos serviços de pasteurização e entregas. #aurora #auroradetodos #Gestão

#AssistênciaSocial 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Entrega da premiação do primeiro concurso de desenho Faça Bonito

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS realizou, nesta quarta-feira, 2, a entrega da premiação aos alunos do primeiro Concurso de Desenho Faça Bonito - 2021. O Concurso de Desenho foi voltado para as crianças e adolescentes que estiverem cursando o ensino fundamental nas escolas da rede pública e privada de nosso Município. O desenho vencedor será utilizado para escolha da logomarca oficial da Campanha Junho Laranja, mês de enfretamento ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes.

Além do apoio do prefeito Marcone Tavares e da secretária Ana Lúcia Gonçalves, também contribuíram o CRAS, Conselho Tutelar, Ministério Público, Delegacia Municipal de Aurora, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esporte e Juventude e Secretaria de Educação.

No decorrer da semana o CREAS divulgará através de suas redes sociais os demais desenhos entregues.

#AssistênciaSocial 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS foi realizada a entrega dos Kits aos jovens bolsistas.

Na manhã desta sexta-feira, 28, na sede da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS foi realizada a entrega dos Kits aos jovens bolsistas selecionados para os cursos de Marketing e vendas e Redes sociais para empreendedores.

Foram selecionados 60 jovens, que receberão mensalmente uma bolsa, como incentivo para a aprendizagem.

Através do programa primeiro passo, a Administração Municipal busca incluir os jovens aurorenses no mercado de trabalho, ajudando assim a conseguir sua primeira oportunidade de emprego.

"Agradeço de forma especial a primeira-dama do Estado, nossa conterrânea Onélia Leite, por mais essa grande conquista para o nosso município", enfatiza a secretária Ana Lúcia Gonçalves.

#AssistênciaSocial 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeito Marcone Tavares acompanha distribuição de refeições da Cozinha Comunitária; mais de 2 mil já entregue.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS prossegue, por meio da Cozinha Comunitária, reforçando a segurança alimentar de diversas famílias em situação de vulnerabilidade social agravado em decorrência da pandemia da Covid-19, assistidas pela assistência social, por meio do CRAS e CREAS. Em duas semanas de funcionamento já foram servidas 2.000 refeições de forma gratuita. Nesta sexta-feira, 28, o prefeito Macone Tavares esteve acompanhando de perto a distribuição das refeições.

A entrega da alimentação acontece no CRAS, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, até terminar a meta diária de 200 refeições, sendo 100 no almoço e outras 100 no jantar. O fornecimento de refeições balanceadas recebe orientação de profissionais nutricionistas.

Todas as despesas são custeadas pelo erário municipal e o funcionamento da cozinha está previsto inicialmente pelo período de três meses, podendo ser prorrogado através de decreto municipal.

No último dia 3 de maio, o prefeito Marcone Tavares sancionou a Lei Municipal nº 407/2021 de autoria conjunta do Executivo com a Secretária Ana Lúcia Gonçalves e com a técnica de gestão, Dra. Fernanda Cartaxo, que institui a cozinha comunitária em Aurora.

#AssistênciaSocial 19/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A entrega de kits bebê. Cada kit possui 26 unidades.

Com a finalidade de promover o fortalecimento de vínculos com as futuras mamães, a Administração Municipal por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social promoveu na manhã desta quarta-feira (19), no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, a entrega de kits bebê. Cada kit possui 26 unidades. O momento contou com as presenças do prefeito Marcone Tavares, da primeira-dama Edana Tavares, da secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves, da Subsecretária Rogéria Leite e da coordenadora do CRAS, Karine e da assistente social Wanessa. Todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde no combate à pandemia da Covid-19 foram adotados.

Os Kits foram entregues para as grávidas do município que estão sendo acompanhadas pela assistência social do município.

Mesmo diante do atual cenário pandêmico, as gestantes continuam sendo acompanhadas pela equipe da STDS, por meio remoto, como também, presencialmente, com a adoção de todas as medidas de segurança no combate ao novo coronavírus.

"O momento representa o cuidado da gestão municipal com as mulheres. Por todo o período da gestação, elas são acompanhadas por profissionais habilitados", lembra o prefeito Marcone Tavares.

Para a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves, a iniciativa visa à garantia e o fortalecimento dos direitos da população usuária dos serviços socioassistenciais no município. "Talvez, muitas até planejaram realizar um chá de bebê, mas acabaram desistindo por questões financeiras, principalmente nesse período de pandemia. O nosso objetivo é estar lado a lado em todas as necessidades, com intuito de somar, garantindo os direitos da população usuária dos serviços socioassistenciais no município", pontuou a secretária.

#AssistênciaSocial 18/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cozinha Comunitária

A Administração Municipal, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS inaugurou, hoje, 17, a Cozinha Comunitária, com capacidade para servir alimentação gratuita e saudável para as famílias em situação de vulnerabilidade social agravado em decorrência da pandemia da Covid-19, assistidas pela assistência social por meio do CRAS e CREAS.

Representando o prefeito Marcone Tavares, a primeira-dama Edana Tavares e a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves, estiveram presentes hoje desde o início da manhã no CSU, acompanhando de perto a confecção das refeições. "Tudo feito com muito amor e carinho pela equipe da STDS para as famílias que realmente estão necessitando de alimento, nosso intuito desde os primeiros dias foi e será sempre de ajudar a combater as desigualdades sociais em nosso município, não iremos descansar um só minuto, sempre buscando soluções que amenizem a situação das famílias atendidas pela assistência social de Aurora", destacou a Secretária.

A entrega da alimentação acontecerá no CRAS, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, até terminar a meta diária de 200 refeições, sendo 100 no almoço e outras 100 no jantar.

O fornecimento de refeições balanceadas recebe orientação de profissionais nutricionistas.

As despesas serão custeadas pelo erário municipal e o funcionamento da cozinha está previsto inicialmente pelo período de três meses, podendo ser prorrogado através de decreto municipal.

#AssistênciaSocial 11/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A entrega do segundo lote do Vale-Gás Social.

A administração municipal, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, tendo à frente a secretária Ana Lúcia Gonçalves deu início hoje, terça-feira (11), a entrega do segundo lote do Vale-Gás Social. A entrega segue um cronograma e acontece de acordo com os lotes disponibilizados pela Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará (SPS).

Os tíquetes estão sendo entregues na sede da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, nos horários das 8h às 12h e13h às 17h. A STDS solicita que os beneficiários usem máscara, levem sua própria caneta e evitem aglomeração no local.

Acesse aqui a lista completa: https://tinyurl.com/4k8bjjyr

Cronograma:

Terça-feira e quarta-feira, dias 11 e 12:

Letras: L e M

Quinta-feira, dia 13:

Letras: N, O, P e R

Sexta-feira, dia 14:

Letras: S, T, U, V e W

Os beneficiários só receberão os tíquetes se estiverem munidos do RG, CPF, NIS e comprovante de endereço. Os tíquetes são intransferíveis, portanto, somente o próprio beneficiário inscrito na lista poderá realizar o recebimento.

O vale-gás de cozinha vai auxiliar as famílias em situação de maior vulnerabilidade social, durante o período de enfrentamento ao coronavírus. Neste segundo lote, assim como no primeiro, foram disponibilizadas 413 recargas.

#AssistênciaSocial 10/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2º lote do Vale-gás Social em aurora

A nova gestão, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo do Estado informa o cronograma de recebimento do vale-gás social, bem como os documentos necessários que devem ser levados no dia. A distribuição acontecerá de acordo com os lotes disponibilizados pela Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará (SPS). O vale-gás de cozinha vai auxiliar as famílias em situação de maior vulnerabilidade social, durante o período de enfrentamento ao coronavírus. Neste segundo lote, assim como no primeiro, foram disponibilizadas 413 recargas.

Clique aqui e confira a lista completa: https://tinyurl.com/v5pu5zzh

Cronograma:

Terça-feira e quarta-feira, dias 11 e 12:

Letras: L e M

Quinta-feira, dia 13:

Letras: N, O, P e R

Sexta-feira, dia 14:

Letras: S, T, U, V e W

Os tíquetes serão entregues na sede da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, nos horários das 8h às 12h e13h às 17h. A STDS solicita que os beneficiários usem máscara, levem sua própria caneta e evitem aglomeração no local.

Os beneficiários só receberão os tíquetes se estiverem munidos do RG, CPF, NIS e comprovante de endereço. Os tíquetes são intransferíveis, portanto, somente o próprio beneficiário inscrito na lista poderá realizar o recebimento.

Para receber a recarga de gás o beneficiário precisa possuir o botijão. Cada vale-gás dá direito a uma recarga de um botijão de 13 quilos. Com o vale-gás em mãos, a família terá três formas de receber sua recarga de gás, que será feita pela Nacional Gás, parceira na ação. A primeira é procurando diretamente o ponto de revenda mais próximo de casa. A segunda é ligando para a revendedora do município e agendando a entrega. A terceira é entrando em contato com a central da Nacional Gás pelos canais de atendimento ou pelo telefone 0800-7021200.

#AssistênciaSocial 03/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Projeto de Lei a Cozinha Comunitária de Aurora

Foi aprovado na última sexta-feira, 30, o projeto de Lei de autoria conjunta do Prefeito Marcone Tavares, da Secretária Ana Lúcia Gonçalves e da técnica de gestão, Dra. Fernanda Cartaxo, que institui a cozinha comunitária no município, neste momento crítico de pandemia.

O objetivo de implantar a Cozinha Comunitária de Aurora visa, sobretudo, propiciar alimentação de qualidade e gratuita à população de baixa renda do município.

Serão beneficiadas pessoas referenciadas no CRAS e CREAS, que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional, vulnerabilidade social, agravados em decorrência da pandemia da Covid-19.

As despesas serão custeadas pelo erário municipal e o funcionamento da cozinha está previsto inicialmente pelo período de três meses, podendo ser prorrogado através de decreto municipal.

#AssistênciaSocial 28/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Inscrições para o programa Primeiro Passo.

A nova gestão, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, tendo à frente a secretária Ana Lúcia Gonçalves, em parceria com o Governo do Estado, abre as inscrições nesta quarta-feira, 28 de abril, para o programa Primeiro Passo. A iniciativa visa à promoção da inclusão social de jovens de baixa renda através do desenvolvimento de competências sociais e profissionais voltadas para o mercado de trabalho.

O município foi contemplado com dois cursos: Marketing e vendas (30 vagas) - Redes sociais para empreendedores (30 vagas).

Cada curso terá duração de três meses e acontecerão de forma remota. Cada jovem selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 300,00, quantia dividida em 3 vezes, R$ 100,00 por mês.

Para se inscrever, o jovem deverá se dirigir até a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, nos horários das 8h às 12h e13h às 17h. A secretaria solicita que os interessados os usem máscara e evitem aglomeração no local.

Requisitos

Jovens com idade de 15 a 29 anos, com renda máxima de meio salário mínimo, que não estejam recebendo bolsas em outros programas sociais;

Jovens cursando o 8º e 9º ano do ensino fundamental e os que estão cursando ou que tenham concluído o ensino médio em rede pública de ensino.

Documentos necessários para a inscrição:

Folha do Cadastro Único (CadÚnico);

Cópia do RG, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço com CEP;

Cópia do Cartão do Bolsa Família - Caso tenha;

Numero do NIS do Educando(a);

Declaração Escolar ou Certificado de conclusão do ensino médio;

Cópia do documento do (a) Responsável (RG e CPF) legal.

#AssistênciaSocial 13/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Aurora inicia distribuição do Vale Gás

Prefeitura de Aurora inicia distribuição do Vale Gás

A nova gestão, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS iniciou a distribuição do Vale Gás Social. O primeiro lote, repassado pelo Governo do Estado, contempla os beneficiários com nomes iniciados com letras de A até L. Os vouchers serão entregues para representantes de famílias em estado de vulnerabilidade social, a partir de listagem já disponibilizada no site oficial da administração municipal.

É importante lembrar que os beneficiários só receberão os tíquetes se estiverem munidos do RG, CPF, NIS e comprovante de endereço.

A entrega está sendo realizada na sede da STDS, nos horários das 8h às 12h e13h às 17h. A secretaria solicita que os beneficiários usem máscara, levem sua própria caneta e evitem aglomeração no local.

#AssistênciaSocial 31/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cestas básicas e o peixe da Semana Santa às famílias carentes do Distrito de Ingazeiras

O Prefeito Marcone Tavares a primeira-dama Edana Tavares, juntamente com a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Ana Lúcia Gonçalves e equipe da pasta, realizaram na manhã desta quarta-feira 31, a distribuição de máscaras reutilizáveis feitas de tecido, leite, cestas básicas e o peixe da Semana Santa às famílias carentes do Distrito de Ingazeiras, também aquelas atendidas pela assistência social de Aurora.

A iniciativa no período da Semana Santa representa mesa farta visando assim reduzir as dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus no município.

No momento da entrega dos alimentos foram obedecidos todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde. Amanhã será dada continuidade a entrega de mais cestas básicas.

A entrega dos alimentos foi realizada após um processo de seleção das famílias, deste modo,mostrando transparência na distribuição das cestas.

As cestas são compostas por açúcar, biscoito doce, biscoito salgado, café, farinha de mandioca, vitamilho, feijão de corda, leite em pó integral, macarrão tipo espaguete, margarina vegetal, óleo de soja refinado, rapadura, sardinha, quitute e o peixe da semana santa.

Lembramos que é importante evitar aglomerações, mantendo o distanciamento de no mínimo 2 metros de cada pessoa, devido ao atual cenário pandêmico.

O beneficiário já cadastrado, receberá o contato da STDS, indicando o local e horário para recebimento da cesta.

#AssistênciaSocial 22/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A nova gestão, prossegue com a entrega de leite às famílias em situação de vulnerabilidade.

A nova gestão, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social que tem a frente a secretária Ana Lúcia Gonçalves, prossegue com a entrega de leite às famílias em situação de vulnerabilidade, atendidas pela assistência social do município. A iniciativa faz parte das ações de enfrentamento à pandemia do coronarívus. Nesta segunda-feira, 22, foram entregues mais de mil litros de leite.Em breve mais famílias serão beneficiadas devido ao cadastro de pessoa estar passando por atualização. Dar assistência às famílias aurorenses em situação de vulnerabilidade também é prioridade da nova gestão!

#AssistênciaSocial 17/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Distribuição de mais de 1.000 litros de leite nas residências de famílias em situação de vulnerabilidade

As ações de enfrentamento a pandemia do coronarívus tem se multiplicado a cada dia em Aurora. Nesta semana, a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves, juntamente com a equipe da STDS, realizou a distribuição de mais de 1.000 litros de leite nas residências de famílias em situação de vulnerabilidade, atendidas pela assistência social do município. A STDS lembra que o cadastro de pessoas está sendo atualizado para beneficiar mais famílias.

A iniciativa tem como objetivo atingir as famílias que realmente necessitem do amparo da gestão municipal.

Dar amparo às famílias aurorenses em situação de vulnerabilidade também é prioridade da nova gestão!

#AssistênciaSocial 03/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Visita ao Centro de Referência da Assistência Social Senhor Menino Deus (CRAS)

O prefeito Marcone Tavares, ao lado da secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gonçalves Benício, esteve, nesta terça-feira (2), no Centro de Referência da Assistência Social Senhor Menino Deus (CRAS) para ouvir sugestões e acompanhar os serviços desenvolvidos pelo órgão visando buscar melhorias nas condições de trabalho dos profissionais, para que eles possam realizar os trabalhos de forma adequada à população. Encontro realizado na sede do equipamento teve também entre os assuntos a atual situação em que se encontra a entidade encarregada por oferecer serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Mesmo durante o período de pandemia, o CRAS Senhor Menino Deus, vinculado a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, tem prestado inúmeros serviços à população, desta forma, mostrando o compromisso da pasta responsável pelo equipamento, como também, da nova gestão com o povo de Aurora.

Serviços realizados

223 famílias cadastradas no sistema;

849 visitas realizadas;

Orientação sobre pandemia online;

Orientações sobre pré-natal online;

Orientações sobre amamentação;

Orientações sobre como brincar com crianças;

Reuniões semanais de planejamento de equipe técnica;

Realização de escuta e acolhida de demandas das famílias.

Oferecer melhores condições de trabalho ao funcionalismo público para a população aurorense ser bem atendida também é prioridade da nova gestão!

#AçãoSocial #aurorace #auroradetodos

#AssistênciaSocial 10/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Beneficiários faltosos à entrega dos cupons do vale-gás têm até o dia 13 de julho para resgatarem tíquetes Os beneficiários do auxílio do vale-gás social do município de Aurora que não compareceram à entrega dos cupons, têm até o dia 13 de julho para resgatarem seus tíquetes.
#AssistênciaSocial 10/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cerca de 430 kit's lanche do SCFV serão distribuídos pela prefeitura a crianças, adolescentes, idosos e gestantes Pensando no bem-estar e segurança dos beneficiários, a STDS está realizando a entrega em domicílio e local fixo.
#AssistênciaSocial 15/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tíquetes do 3º lote do vale-gás serão distribuídos nesta terça e quarta-feira em Aurora; VEJA LISTA A entrega dos cupons ocorrerá no Centro Social Urbano (CSU), localizado no Bairro Vila Paulo Gonçalves das 08h às 12h.
#AssistênciaSocial 04/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Confira a lista de faltosos ao recebimento dos cupons do 2º lote do vale-gás em Aurora Ao todo, não compareceram ao local de recebimento dos cupons relativos ao 2º lote de distribuição, 111 beneficiários.
#AssistênciaSocial 01/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS de Aurora entregará tíquetes do 2º lote do Vale-gás nos dias 2 e 3 de junho; confira lista de beneficiários A STDS de Aurora agendou a distribuição dos tíquetes para a próxima terça-feira (02) e quarta-feira (03)
#AssistênciaSocial 18/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS de Aurora divulga lista de beneficiários que não compareceram à entrega de cupons do vale-gás Ao todo, não compareceram ao local de recebimento dos cupons, 44 beneficiários.
#AssistênciaSocial 16/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Distribuição de tíquetes do 1º lote do vale-gás será concluída nesta segunda-feira (18) em Aurora; confira a lista. Na segunda-feira (18) devem comparecer ao local da distribuição; os beneficiários cujos nomes se iniciam com as letras D, E e F.
#AssistênciaSocial 13/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Vale-gás: Distribuição de tíquetes começará nesta quinta-feira (14) em Aurora; confira lista Em Aurora, os tíquetes serão distribuídos a partir desta quinta-feira (14) no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves.
#AssistênciaSocial 03/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Aurora antecipa distribuição de cestas básicas, por conta do coronavírus Como neste momento os esforços são no sentido de evitar aglomerações, a entrega das cestas básicas se deu em domicílio.
#AssistênciaSocial 21/03/2020 SECRETARIA DE GOVERNO E GESTÃO Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – 21 de março. O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março.
#AssistênciaSocial 05/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Aurora distribui kits bebês a gestantes A distribuição foi realizada pela Secretária Gardênia Gonçalves e pela Técnica Wanessa Lustosa.
#AssistênciaSocial 18/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo Municipal de Aurora realiza doação de 150 cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade Estas 150 famílias beneficiadas estão inseridas no CadÚnico ou possuem filhos inseridos nos programas Criança Feliz ou Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
#AssistênciaSocial 16/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Caminhão do Cidadão chega à Aurora Já se encontra instalado no entorno da Praça da Matriz, centro da cidade de Aurora, o Caminhão do Cidadão, ofertando a população da terra do Menino Deus, serviços de emissão de 1ª e 2ª vias de RG, 1ª via do CPF, certidão de antecedentes criminais, além da atualização de dados cadastrais junto à Receita Federal.

No local, o equipamento do governo do estado do Ceará permanecerá durante os próximos dois dias, portanto, sexta e sábado, dias 16 e 17 de agosto. Neste primeiro dia de atendimento pudemos constatar inloco uma enorme fila de pessoa a procura de atendimento.

Atendimento ampliado

Agora com quatro carretas e um ônibus, os programas Caminhão do Cidadão e Rotas da Cidadania ganham mais força e dinâmica para atender os cearenses, condições de atender mais pessoas na Capital e no Interior, garantindo-lhes a documentação básica, o direito à cidadania.

Os caminhões e o ônibus são equipados com computadores e impressoras para facilitar o atendimento à população e contam com rampa para cadeirantes e painel de chamada de senhas. Equipes treinadas pela coordenadoria de Cidadania da SPS realizam e monitoram todos os serviços.

As carretas do programa desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS ), ofertam serviços de emissão de 1ª e 2ª vias de RG, 1ª via do CPF, e de certidão de antecedentes criminais, além da atualização de dados cadastrais junto à Receita Federal.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto



#AssistênciaSocial 22/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Município de Aurora deflagra programação de Combate a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a prefeitura municipal de Aurora por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sigla ligada a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou, nesta quarta-feira, dia 22 de maio, exitosa programação na casa da Cultura, centro da cidade.

Oficialmente, a data é celebrada no dia 18 de maio, mas na terra do Menino Deus o tema - Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater, ocorreu nesta quarta (22), com a participação de diversos segmentos representativos tanto do governo municipal, bem como da sociedade de modo em geral.

Na abertura dos trabalhos, a assistente social, Edilene Santos, lembrou que há exatos 38 anos, amenina Araceli Cabrera Sanches Crespo era assassinada em Vitória, capital do Espírito Santo, em dos mais brutais crimes da história do Brasil. Ressaltou que neste dia, o país inteiro volta-se para essa causa, repensando o seu papel diante dessa violação.

A anfitriã do evento a psicóloga, Gardênia Gonçalves, falou a respeito da importância de massificar o tema em discussão, visto que nossas crianças e adolescentes são vitimas da impunidade, mas que a luta em favor dos direitos desse público alvo sejam respeitados e propagados, conforme rege o estatuto da Criança e do Adolescente.

Também discorreram acerca do assunto - a Coordenadora do CREAS, Maria Erilânia; a Psicóloga, Maria Islândia; o Advogado do CREAS, Wemerson Leandro; a Conselheira Tutelar, Irislene Oliveira; e a Irmã Maria José. Dentro programação houve apresentação das crianças do serviço de convivência e fortalecimentos de vínculos, alunos das escolas Romão Sabiá e Padre Cícero de Ingazeiras, como também teve a apresentação do cantor Andrey Santos (do serviço de convivência).

Participaram também do acontecimento, o Secretário de Educação, Raimundo Leal; Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral, Tabelião José Pinto Quezado; a Coordenadora do Grupo de Idosos, Lúcia Quezado; a Diretora da Escola Antonio Landim, Daniele Peixoto; Coordenadora do Programa Criança Feliz, Karyna Greyce; Coordenador do SCFV, Elisberto Júnior; Coordenadora Adjunta do SCFV, Ellaine Cristina (Nana), dentre outras participantes.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto

#AssistênciaSocial 15/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Representantes do Governo Municipal de Aurora participam de reunião em Fortaleza Quatro representantes da gestão municipal do prefeito de Aurora, Dr. Júnior Macedo estiveram nesta terça-feira, 14, na capital cearense participando de importante reunião técnica sobre o cartão Mais Infância Ceará, do governo do estado.

Na oportunidade, a terra do Menino Deus esteve representada pela Coordenadora do Programa Bolsa Família, Lívia Araujo, ladeada pelas assistentes sociais Cynthia Maciel e Edilene Santos, além da técnica operacional do sistema Mais Infância, Ana Cristina. O assunto discorrido na conversa realizada em Fortaleza diz respeito, por exemplo, a informações técnicas de como proceder no acompanhamento das famílias aurorenses participantes do programa; informações a serem repassadas a população sobre o cartão Mais Infância; dentre outras informações.

Segundo a Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Aurora, Edilene Santos, 189 famílias aurorenses recebem o benefício mensalmente.

O cartão é mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, em prol do desenvolvimento das crianças cearenses. O benefício de R$ 85 mensais é pago a famílias cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, incluídas no cadastro único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). O total anual do benefício é de cerca de R$ 50 milhões. A iniciativa é executada pela SPS.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#AssistênciaSocial 08/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretária de Ação Social se reúne com coordenações para tratar de assuntos da pasta Visando melhorar cada vez mais o relacionamento bem como aperfeiçoar os trabalhos de todos os segmentos ligados a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), de Aurora a titular da sigla, Gardênia Gonçalves, esteve reunida com todas as coordenações da pasta.

A conversa aconteceu na manhã desta terça-feira, 7, na sede da supracitada secretaria, na Avenida Antonio Ricardo (Centro), ao lado da prefeitura municipal. Segundo a secretária, Helma Gardênia Gonçalves, o momento foi por demais proveitoso, visto que todos os participantes puderam expor os erros e acertos de suas respectivas repartições.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

#AssistênciaSocial 05/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.
#AssistênciaSocial 25/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria de Ação Social promove encontro intergeracional para público alvo do BPC Na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Aurora, tendo a frente da pasta a psicóloga Helma Gardênia Gonçalves, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou encontro intergeracional dos grupos idosos e responsáveis de usuários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) na escola.

O acontecimento aconteceu na Casa da Cultura (Centro), ocasião em que os técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Fhellip Fernandez e Jociene Fernandes, psicólogo e assistente social, respectivamente, ministraram palestra sob o tema ‘Inclusão Social’.

Segundo a assistente social, Jociene, 25 famílias de crianças (com deficiências) da rede pública municipal de ensino de Aurora recebem o benefício, além de outras dezenas de idosos que também são contempladas com o mesmo benefício.

Oportunamente, a assistente social, Jociene, informou que a partir de agora a mesma assumirá a técnica do grupo BPC na escola, enquanto o psicólogo Fhellip será o responsável pela parte técnica do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Fhellip discorreu de forma minuciosa e esclarecedora acerca do tema trabalhado, isto é, a inclusão social, inclusive destacando vários tipos de deficiências, como por exemplo, as pessoas portadoras de deficiência múltipla que são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações.

A singela programação contou também com dinâmica sobre deficiência visual - trabalhada pela coordenadora do SCFV/IDOSO, Lúcia Quezado e a assistente social, Jociene Fernandes. Por fim, foi servido lanche para todos os participantes do evento.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto

#AssistênciaSocial 20/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Coordenação do SCFV de Aurora realiza Blitz do Abraço no centro da cidade A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Aurora por meio da Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizou, na manhã desta quarta-feira, 20, ações definidas como ‘Blitz do Abraço’. A iniciativa, não faz parte das festividades alusivas ao Dia do Abraço, mas sim uma maneira de expressar o tanto quanto significa um simples abraço, principalmente naqueles momentos mais difíceis da vida.

O ato festivo teve como ponto de concentração, a Praça da Matriz, no centro da cidade, ocasião em que os alunos do serviço de convivência - orientados pela coordenadora geral da sigla, Ellaine Cristina (Nana), a exemplo das técnicas Sabrina Pereira (Psicóloga) e Edilene Santos (Assistente Social), dentre outros profissionais. A Pasta da Ação Social tem como secretária, a psicóloga Gardênia Gonçalves.

Houve ainda, caminhada por algumas ruas do centro da cidade, com carro de som e apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demutran), finalizando no mesmo local que começou, inclusive com música (voz e violão) com o jovem Andrey, do SCFV.

O abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente, o abraço pressupõe alguma intimidade, mas algumas culturas são mais "abraçadeiras" do que outras.


Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 18/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Aurora celebra Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência com palestras nas escolas Aderindo a Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, evento que vem acontecendo oficialmente no país desde o dia 1º de fevereiro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com o apôio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), vem realizando uma série de palestras de cunho preventivo e educativo nas escolas da rede pública municipal e estadual de Aurora.

Em Aurora, os profissionais do CRAS se revezaram com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, visto que segundo a lei, nesse período, atividades de cunho preventivo e educativo deverão ser desenvolvidas conjuntamente pelo poder público e por organizações da sociedade civil. O Estatuto da Criança e do Adolescente define como criança quem tem até 12 anos incompletos e como adolescente, quem tem idade entre 12 e 18 anos.

Segundo a Técnica de Referência dos Idosos do CRAS, Jociene Fernandes, as palestras foram iniciadas na segunda-feira, 11, na Escola Municipal Romão Sabiá (Araçá), ministrada por Jociene Fernandes (Técnica), Wanessa Lustosa (Assistente Social) e Fhelip (Psicólogo); Na terça, 12, as atividades ocorrerão na Escola Municipal Antonio Landim de Macedo (Bairro Mororó), com as profissionais Edilene Santos e Sabrina Pereira, assistente social e psicóloga, respectivamente;

Na quarta-feira, 13, o assunto foi debatido na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral, Tabelião José Pinto Quezado (Vila Paulo Gonçalves), com Edilene Santos e Sabrina Pereira no comando;

Nesta quinta-feira, 14, o tema foi discorrido na Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado (Araçá), tendo como palestrantes, Jociene Fernandes e Fhelip.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#AssistênciaSocial 08/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Coordenação do programa ‘Criança Feliz’ de Aurora participa de reunião em Fortaleza A Coordenadora Municipal do Programa ‘Criança Feliz’ de Aurora, Karyna Greyce participou, nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, em Fortaleza, da reunião ampliada do Programa Primeira Infância no SUAS (Criança Feliz).




Na capital alencarina, a representante da gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo participou das discussões acerca da ampliação do programa em Âmbito municipal.




A ampliação do programa ‘Criança Feliz’ em Aurora deve-se ao fato do município ter cumprido as metas exigidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ocasião em que Aurora atingiu o percentual de 90% dos critérios estabelecidos pela sigla, portanto, passando a acompanhar a partir de agora o total de 300 famílias ao invés das 150 anteriores.




Segundo Karyna, a reunião teve também como objetivo orientar os municípios na fase de implementação e execução das novas metas pactuadas junto ao MDS (Ministério do Desenvolvimento Social).




Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#AssistênciaSocial 29/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS e CREAS ofertam café da manhã para pessoas em situação de rua A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Aurora em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ofertaram, na manhã desta terça-feira, 29, café da manhã para as pessoas que estão em situação de rua.

A ação do poder público municipal de Aurora ocorreu na Praça Santos Dumont, conhecida também como Praça do Monsenhor, no Bairro Araçá, local onde costuma concentrar pessoas em situação de rua.

Profissionais da gestão municipal que participaram diretamente da ação afirmam que o serviço social tem como objetivo conhecer a história de vida dessas pessoas, inclusive tentar buscar solução para a problemática que tornou-se um caso de saúde pública ,envolvendo uso de álcool e outras drogas.





Assessoria de Comunicação/Luiz Neto


#AssistênciaSocial 24/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Gestão do prefeito Dr. Júnior distribui kits natalinos a famílias de baixa renda O ato de entrega dos kits natalinos aconteceu no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves.
#AssistênciaSocial 17/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Município de Aurora realiza V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente O Governo Municipal de Aurora por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou na manhã de segunda-feira, 17/Dez, no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.




Os trabalhos foram iniciados oficialmente com a fala da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ellainne Cristina (Nana), que a principio deu boas vindas ao público presente e declarou aberta a conferência.




Também fizeram o uso da palavra a anfitrião do evento, Gardênia Gonçalves e a Técnica em Gestão, Fernanda Cartaxo, que discorreram acerca da importância do acontecimento. A palestra magna foi proferida pela Assistente Social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Sabrina Pereira, sob o tema - “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”.




Vale frisar que antecedendo os assuntos acima relatados, houve credenciamento, foi servido café da manhã para os participantes do certame, apresentação cultura, bem como a leitura e aprovação do Regimento Interno. Dando prosseguimento a programação, aconteceu a divisão dos grupos de trabalhos por eixo temático na seguinte ordem:




GT - Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social



GT - Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes



GT - Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes



GT - Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes



GT - Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescente




Por fim, teve a apresentação e aprovação das propostas por eixo temático, seguido da eleição dos Delegados Municipais para a X Conferência Regional.




Assessoria de Comunicação/Luiz Neto




Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 14/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Aurora conclui mais um curso profissionalizante para famílias de baixa renda Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 14, no Centro Social Urbano (CSU), as margens da Avenida Vicente Tavares Simões, na Vila Paulo Gonçalves, a solenidade de encerramento do Curso Profissionalizantes de Tortas e Bolos Decorados.




O curso teve como pasta demandante a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), subsidiada pela administração do prefeito de Aurora, Dr. Júnior Macedo. A oficina contemplou 40 (Quarenta) mães dos alunos dos programas sociais - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Criança Feliz, além de famílias usuárias do Bolsa Família, CRAS, dentre outras que se enquadram no sistema da ação social.




As mães foram divididas em duas turmas de 20 mulheres, cujo curso teve duração de 40 horas por turma, tendo como instrutora Maria Manuela Souza Domingos (da cidade do Crato).




Foram duas semanas de aprendizagem, que a partir de agora renderão bons resultados para as famílias participantes do evento, visto que as mesmas estarão habilitadas a produzirem o produto para comercialização, portanto, melhorando a própria renda familiar.




Fazendo o uso da palavra, a Coordenadora Municipal do Programa ‘Criança Feliz’, Karyna Greyce, destacou a importância do curso, frisando inclusive, que a aprendizagem das participantes da oficina trata-se de algo que alguém jamais irá tirar delas. Por fim, houve o momento de degustação dos bolos e tortas por elas produzidas.




O acontecimento contou com a presença da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Gardênia Gonçalves; a Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Ellainne Cristina (Nana); dentre outros.




Vale lembrar que, no último dia, 9/Nov. houve a solenidade de encerramento do curso de Customização de Kit Bebê, cuja oficina contou com a participação de um grupo de 20 (vinte) gestantes assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As oficinas profissionalizantes deflagradas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) são executadas por meio da empresa Convida.




RELAÇÃO DOS CURSOS QUE ESTÃO SENDO OFERTADOS




Oficina de Decopagem em Imagens




Oficina de Pinturas em Tecidos




Oficina de Cupcake para Festas




Oficina de Auxiliar de Corte e Costura e Customização




Oficina de Salgados para Festas




Oficina de Artesanato Natalino em Feltro




Oficina de Patchwork Criativo e Descomplicado




Oficina de Bordados em Fitas




Oficina de Tortas e Bolos Decorados (Encerrada)




Oficina de Customização de Kit Bebê (Encerrada)




ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/LUIZ NETO




FOTOS: LUIZ NETO



#AssistênciaSocial 09/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Garotada do SCFV participa de festa alusiva ao dia das crianças no CSU Como parte da data comemorativa ao dia das crianças (12 de outubro), a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Aurora (STDS) realizou, na manhã de sábado (3/Nov), no Centro Social Urbano (CSU), uma singela programação voltada para os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV - Crianças e Adolescentes) cadastradas no programa.




Segundo a anfitriã do certame, a psicóloga Gardênia Gonçalves, o evento teve como objetivo a valorização da criança, visto que o lazer e a recreação proporcionam o desenvolvimento bio-psico-social do indivíduo, “inclusive estamos sempre procurando ofertar serviços que proporcionem o desenvolvimento das nossas crianças de forma global”, falou Gardênia, acrescentando que é muito grande sua satisfação enquanto secretaria da assistência social em poder contribuir com esses momentos de lazer que proporcionam alegria e sorriso no rosto dessas crianças, concluiu.




O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é uma ferramenta que oferta atividades tais como: esporte, lazer e cultura. O evento contou com sorteios de brindes, lanches , guloseimas, câmara elástica e muitas brincadeiras. A sigla tem coordenadora geral, a professora Ellainne Cristina (Nana), que inclusive esteve trabalhando no acontecimento, contando também com a parceria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).




Assessoria de Comunicação/Luiz Neto




Fotos: Gardênia Gonçalves
#AssistênciaSocial 24/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura Municipal de Aurora doa novo fardamento para crianças e adolescentes do SCFV Cerca de 250 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) receberam da prefeitura municipal de Aurora o novo fardamento a ser utilizado exclusivamente nos dias de atividades.



O ato de entrega do material ocorreu na tarde desta terça-feira, 23, no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, ocasião em que a coordenadora geral do SCFV, Ellainne Cristina (Nana) chamou a atenção da garotada concernente a conservação do equipamento, como também exigiu o bom comportamento dos alunos dentro o ônibus escolar.



As crianças e adolescentes são atendidas duas vezes por semana, quer seja, nas terças e quintas-feiras, no CSU, nos horários manhã e tarde, com direito a refeição. No local, o alunado participa de várias atividades desenvolvidas pelos profissionais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).



O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.



Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).



Assessoria de Comunicação/Luiz Neto



Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 11/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CRAS de Aurora promove palestra para grupo de idosos em alusão ao Outubro Rosa Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, palestra proferida pelo Enfermeiro Adriano Feitosa, que abordou a questão da saúde da mulher.

O tema debatido diz respeito a campanha ‘Outubro Rosa’, que trata justamente acerca da saúde da mulher. O evento teve como público alvo o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Idoso (SCFV), sob a coordenação da Srª Lúcia Quezado.

O acontecimento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem a frente a jovem Monalisa Holanda.

Em 2018, a campanha do INCA (Instituto Nacional de Câncer) no Outubro Rosa tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A campanha:

Enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;

Informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;

Mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;

Esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;

Informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.



Assessoria de Comunicação/Luiz Neto


#AssistênciaSocial 31/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Pais do Grupo de Idosos do SCFV foram homenageados nesta quinta (30), no CSU Os pais participantes do grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) assistidos pelo Governo Municipal de Aurora por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) participaram nesta quinta, 30, no Centro Social Urbano (CSU) de um jantar super especial.

A singela homenagem ainda diz respeito às festividades alusivas ao dia dos pais, cuja data foi celebrada oficialmente no segundo domingo do corrente mês, portanto, no dia 12 de agosto, mas como bem diz o velho adágio popular - o que vale é a intenção -, os papais do grupo de idosos da prefeitura municipal festejaram a data, nesta noite de quinta (30/8).

Além do jantar, os pais da melhor idade foram homenageados com o cantar de parabéns, mensagens, sorteio de brindes e muito forró pé de serra, sob a animação de Chamba do Acordeon e o Grupo Forró Pesado

A Coordenadora do Grupo de Idosos, Lúcia Quezado, destacou o empenho de toda equipe de trabalho no sentido de organizar minuciosamente a singela programação comemorativa, cujos trabalhos foram ministrados pela Coordenadora Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Elaine Cristina (Nana).

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
Fotos: Luiz neto
#AssistênciaSocial 24/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CREAS intensifica trabalho no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes O Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Aurora tem intensificado seu trabalho a fim de assistir da melhor maneira possível, famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.

Parte da equipe do CREAS e membros do Conselho Tutelar de Aurora estiveram nesta quinta-feira (23) na Rádio Sol Nascente FM falando acerca do trabalho realizado pela unidade pública.

O Advogado do Creas, Dr. Wemersson Luna destacou a participação do órgão nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Dr. Wemersson reconhece que casos do tipo têm se tornado cada vez mais frequentes no município. O advogado enalteceu a parceria firmada entre o órgão junto à Polícia, ao Ministério Público, Judiciário e Conselho Tutelar.

A Assistente Social do Creas, Cristiane Alencar destacou a importância de se denunciar casos de violação de direitos, sejam estes, sociais ou pessoais.

O Psicólogo, também membro da equipe, Matheus Luna falou da gravidade dos transtornos causados às vítimas assistidas pelo órgão.

Acompanharam a equipe do Creas na entrevista ao ‘Jornal da Sol Nascente’, as conselheiras tutelares: Irislene e Vildenélia.

A equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) é formada por profissionais capacitados e qualificados para melhor atendimento das demandas. Formam a equipe os seguintes profissionais: Assistente Social, Psicólogo, Advogado, Educador Social e Coordenador. O órgão é integrado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Recentemente, a gestão do prefeito Dr. Júnior Macedo contratou vários profissionais para favorecer os melhores resultados, em defesa dos assistidos pelo Creas.

O CREAS de Aurora recebe denúncias pelo seguinte telefone: (88) 9.9778-0283. Denúncias podem ser feitas também pelo Disque Direitos Humanos, discando o número 100.

O CREAS de Aurora está localizado na Rua Coronel José Leite, Nº 26, no Bairro Araçá.

Assessoria de Comunicação / Renato Brito
#AssistênciaSocial 23/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Comunicado da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e Bolsa Família A gestão do cadastro único comunica as famílias que recebem o beneficio de prestação continuada (BPC) ou (AMPARO SOCIAL) que as mesmas têm que se cadastrarem junto ao cadastro único; beneficiários com deficiência e idosos, para que o benefício seja mantido, e para acessar outros programas.

O responsável familiar tem que procurar o posto de cadastramento (BOLSA FAMÍLIA) localizada ao lado da praça da matriz, o prazo é até dia 31 de dezembro de 2018, horário de funcionamento de 7:00 às 13:00.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#AssistênciaSocial 22/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Grupo de Gestantes do CRAS de Aurora participa de ‘Chá de Boas Vindas’, na Casa da Cultura Aconteceu nesta manhã de quarta-feira, 22, na Casa da Cultura Moacir Soares Pinto - Centro Cultural Aldemir Martins ao lado da Igreja Matriz no centro da cidade de Aurora, o ‘Chá de Boas Vindas’ do Grupo de Gestantes do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.

O evento de competência da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a frente a psicóloga Gardênia Gonçalves, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgãos representativos da gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo, foi coordenado pela técnica do grupo de gestantes a assistente social, Wanessa Lustosa, que a principio deu boas vindas as futuras mamães, bem como destacou a importância desses momentos, ocasião em que são trabalhados diversos temas voltados para a gestação.

Wanessa ressalta que os encontros acontecem uma vez por mês, tendo como público alvo as gestantes que recebem o benefício do Bolsa Família, assim como aquelas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

As gestantes aurorenses participam do grupo, sendo que aos 9 meses de gravidez recebem o Kit Bebê. Durante a programação ocorrida nesta quarta, as gestantes participaram de dinâmicas, brincadeiras e distribuição de brindes, tudo num clima de muita animação e felicidade. Neste sentido, 05 gestantes prestes a darem a luz foram contempladas com o Kit Bebê.

Um dos momentos mais emocionantes do evento aconteceu por ocasião da leitura de cartinhas escritas por cinco gestantes direcionadas aos seus filhinhos que brevemente virão ao mundo, mas que os corações das futuras mamães já se encontram cheio de amor por eles.

Por fim, foi dito que a próxima reunião acontecerá no dia 19 de setembro, a partir das 08:00h, na sede do CRAS, na Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 10/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ACSs de Aurora participam de encerramento do Curso Qualificação em Desenvolvimento Infantil A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora por meio da sua Coordenação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sigla representada pelo jovem David Dantas, realizou nesta segunda (9/Jul), o encerramento do Curso Qualificação em Desenvolvimento Infantil.

A solenidade de encerramento aconteceu no auditório Dona Santô, Casa da Cultura Moacir Soares Pinto ao lado da Igreja Matriz, centro da cidade. Os trabalhos foram coordenado pela Tutora representante da Escola de Saúde Pública do Ceará, Verônica Silva.

O curso ofertado aos ACS de Aurora teve duração de 10 horas, dividido em duas partes, presencial e online, ocorrido através de uma Parceria entre a Escola de Saúde Pública do Ceará e Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação dos Agentes Comunitários de Saúde.

Todos os ACS receberam certificado de participação. O curso representa também mais uma conquista classe trabalhadora, que muito representa para as famílias aurorense. O momento foi prestigiado também pela Sub Secretária Municipal de Saúde, Alana Macedo, bem como pela Supervisora do programa ‘Criança Feliz’, Rita de Cássia.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 20/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Aurora recebe a visita de Técnicas do Programa Criança Feliz de Fortaleza Nesta quarta (20/Jun) a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), tendo a frente a Psicóloga Gardênia Gonçalves, por meio da Coordenação do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, sob a chefia da jovem Karyna Greyce Leite Santos recebeu a visita das técnicas do citado programa social em âmbito estadual, Noelia Loureiro e Keren Hapuk (de Fortaleza).

O encontro ocorrido na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), na Avenida Antonio Ricardo, centro, ao lado do palácio municipal, foi tema de monitoramento do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz.

Segundo Karyna Greyce, as técnicas da capital cearense fizeram um diagnóstico das ações e visitações realizadas nas residências das famílias aurorenses inseridas no programa, ou seja, se as metas estabelecidas pelo órgão competente estão sendo rigorosamente cumpridas.

Em Aurora, o Programa Criança Feliz foi lançado no mês de dezembro de 2017, e atende 150 famílias, isto é, crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade; de 0 a 6 anos que possuem BPC (Benefício de Prestação Continuada); além de gestantes.

Em âmbito municipal, o Programa Criança Feliz tem como supervisora a profissional Rita de Cássia, e como visitadoras - Rute, Eliane, Verônica, Tatiane e Kilvia. O momento contou ainda com a presença da Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, Socorro Macedo.

Assessoria de Comunicação

Foto: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 05/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Aurora promove 1º Encontro com Trabalhadores do SUAS A Prefeitura Municipal de Aurora por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou na tarde de segunda-feira (4/Jun) evento concernente ao 1º Encontro com Trabalhadores do SUAS - Sistema Único de Assistência Social.

O momento instrutivo teve espaço no auditório Dona Santô, na Casa da Cultura, no centro da cidade, ministrado pela Consultora em Política de Assistência Social, Eliane Pedro. Os trabalhos foram abertos pela Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, a Psicóloga Gardênia Gonçalves, que a principio justificou o emperramento temporário das ações a serem deflagradas pela pasta competente.

Gardênia disse há muito o que se fazer em benefício das famílias carentes do município, mas que devido o período da realização do Processo Seletivo as ações encontram-se acumuladas, portanto, passada essa fase tudo voltará a sua normalidade.

Em seguida, a palestrante Eliane Pedro discorreu minuciosamente acerca dos desafios que os trabalhadores do SUAS, em âmbito municipal terão pela frente. Disse que é preciso o engajamento de todos para que a máquina funcione de forma adequada.

Eliane apresentou também dados do IBGE/2010 apontando que 6.040 famílias de Aurora encontram-se em situação de extrema pobreza; renda domiciliar per capta abaixo de R$ 70,00, portanto, representando 24% da população.

Foi na verdade um momento de grande importância para os trabalhadores do SUAS, principalmente para os iniciantes.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 17/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Aurora celebra dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes Sob o Tema - “Abuso e Exploração Sexual e Crianças e Adolescentes - Faça Bonito”, o Governo Municipal de Aurora por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar, realizou nesta quinta, 17, evento alusivo ao dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater), data celebrada oficialmente, sexta-feira, 18/5.

A roda de conversa teve lugar nas dependências do Salão Paroquial, na Rua São Vicente, centro da cidade, oportunidade em que os palestrantes do certame buscaram orientar e informar a sociedade aurorense, principalmente as crianças e adolescentes sobre os sinais, as conseqüências desse tipo de violência e como buscar ajuda, prevenindo e rompendo com o ciclo de violência possivelmente instaurado. No Brasil, silêncio e impunidade são palavras que rodeiam tais crimes contra crianças e adolescentes.

Para debater acerca do assunto, a mesa de honra do evento contou com as seguintes autoridades: Gardênia Gonçalves (Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social), Dr. Luiz Alexandre (Promotor de Justiça), Dr. Felipe Marinho (Delegado de Polícia Civil), Cristiane Alencar (Assistente Social), Erilâdia Sinézio (Coordenadora do CREAS), Irislene Oliveira (Conselheira Tutelar), Socorro Macedo (Coordenadora do CRAS) e Irmã Maria José (Representante da Igreja Católica).

A anfitriã do acontecimento, a Psicóloga Gardênia Gonçalves, discorreu a respeito da idealização nacional de celebrar a data 18 de maio, que em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência. Contudo, Gardênia destacou a importância da gestão municipal do prefeito Júnior Macedo trabalhar com programas sociais que corroborar para com o combate a todo e qualquer tipo de violência.

A Assistente Social, Cristiane Alencar, disse que de 2010 a 2017, o município de Aurora registrou 24 casos de abuso sexual de crianças, inclusive incentivou a população a denunciar os agressores através do disk denúncia (Nº 100) ou ainda na sede do Conselho Tutelar, que enviará o caso as autoridades superiores.

O Promotor de Justiça, Dr. Luiz Alexandre, destacou a princípio a importância do debate propositivo, como também ressaltou o trabalho do Ministério Público em parceria com as Policias Civil e Militar, dentre outros segmentos representativos que possam contribuir no combate ao crime. Disse também que a promotoria está de portas abertas para atender a população de Aurora.

O Delegado de Polícia Civil, Dr. Felipe Marinho, disse a princípio que o papel da polícia civil, não é apenas de punir o infrator, mas também de acompanhar o caso até o seu processo final; falou também que é dever da sociedade colaborar com a justiça, portanto, não esperar apenas por ela (justiça); informou que em Aurora existem vários casos de abuso sexual sendo investigados.

A Conselheira Tutelar, Irislene Oliveira, ressaltou a vivencia atual em que as famílias de Aurora tratam a situação como se fosse algo do outro mundo, inclusive citou o caso de um padrasto com uma criança de apenas 6 anos de idade. A conselheira tutelar aconselhou as famílias a denunciar os casos de abuso sexual através do próprio conselho tutelar ou pelo disk denúncia (100), bem como ressaltou casos de pedofilia existentes no município, inclusive com agressores presos e outros foragidos.

A rica palestra contou também o momento de tirar as dúvidas dos participantes, cuja platéia contou com alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), alunos do 3º ano da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, coordenadores de diversos segmentos do poder executivo municipal, professores, pais de alunos, bem como a sociedade de modo em geral.

Vale salientar que durante os trabalhos houve também apresentações artísticas com crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de distribuição de lanches para todos os participantes do ensejo.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 06/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Comunicado da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e segmentos representativos A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Aurora, Gardênia Gonçalves, juntamente com as coordenações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) comunicam aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes que as aulas do exercício 2018 terão inicio neste mês de fevereiro.

Informa ainda que as aulas acontecerão no Centro Social Urbano, obedecendo o calendário abaixo descrito.

Dia
06/2

07
:30h - Crianças que estudam no período da tarde
1
3:00h - Crianças que estudam no período da manhã

Dia 08/2

07:30h - Adolescentes que estudam no período da tarde
13:00h - Adolescentes que estudam no período da manhã

Atenção! O transporte obedecerá a
seguinte rota:

Bairro Araçá - Praça Padre Cícero
Mororó - Capela da Moça
Bairro São Benedito - Capela São Vicente e esquina da Rua Miguel Rodrigues
Praça do Alto da Cruz
Praça da Vitória (Beira Fresca)

EM TEMPO

A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Gardênia Gonçalves comunica também que por motivo de força maior, a entrega do material didático previsto para acontecer nesta terça, 6/Fev, foi adiada para o próximo dia 16, as 09:00h da manhã, na sede da mencionada pasta.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto

#AssistênciaSocial 03/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Aurora inicia atividades 2018 com juventude da melhor idade do SCFV A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Aurora, por meio do seu legitimo segmento representativo, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) iniciou na noite de sexta-feira, 2/Fev, no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, a programação anual alusiva as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV/Idoso).

O momento reuniu um animado e motivado público da melhor idade, tanto da sede do município como do Distrito de Ingazeiras. A animação musical ficou por conta do Grupo Forró Pesado e Chamba do Acordeon, que fez a garotada da melhor idade arrastá o pé, suar a camisa e balançar o esqueleto no ritmo forró pé de serra.



O forró inicial das atividades 2018 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), também foi prestigiado pela anfitriã do evento, Gardênia Gonçalves; o Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo; o vereador Cícero de Nequinho; a Coordenadora do Grupo de Idosos, Lúcia Quezado; a Coordenadora Geral do SCFV, Elaine Cristina (Nana); a Orientadora do programa, Rosana Araújo; entre outros.

Foi na verdade um inicio de trabalho bastante animador e divertido para o público da melhor idade. A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Gardênia Gonçalves disse que nos mesmos moldes o forró acontecerá Np próximo mês de março, no Distrito de Ingazeiras.

Assessoria de Comunicação

Fotos e Vídeos: Luiz Neto


#AssistênciaSocial 29/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prazo para matrículas de alunos no SCFV termina nesta terça, 30, em Aurora A Coordenação Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Prefeitura Municipal de Aurora iniciou, nesta terça-feira, 9, as inscrições das crianças e adolescentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Segundo a Coordenadora, Elaine Cristina (Nana), as matrículas podem ser feitas na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, no período manhã e tarde, com exceção das sextas-feiras, ocasião em que o atendimento acontece somente até as 13:00h. Já no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, as matrículas poderão ser efetuadas no período da manhã.

As famílias terão até o próximo dia 30 vindouro para matricularem seus filhos. No ato da inscrição os pais ou responsáveis pelo aluno deve apresentar Xerox dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, Cartão do Bolsa Família, Registro da Criança e ou Adolescente.

Em Aurora, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um trabalho de competência da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que inclusive conta com uma competente equipe de profissionais qualificados, prontos para atender a contento as crianças e adolescentes participantes do programa.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto
#AssistênciaSocial 09/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Abertas inscrições do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) A Coordenação Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Prefeitura Municipal de Aurora iniciou, nesta terça-feira, 9, as inscrições das crianças e adolescentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Segundo a Coordenadora, Elaine Cristina (Nana), as matrículas podem ser feitas na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, no período manhã e tarde, com exceção das sextas-feiras, ocasião em que o atendimento acontece somente até as 13:00h. Já no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, as matrículas poderão ser efetuadas no período da manhã.

As famílias terão até o próximo dia 30 vindouro para matricularem seus filhos. No ato da inscrição os pais ou responsáveis pelo aluno deve apresentar Xerox dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, Cartão do Bolsa Família, Registro da Criança e ou Adolescente.

Em Aurora, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um trabalho de competência da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que inclusive conta com uma competente equipe de profissionais qualificados, prontos para atender a contento as crianças e adolescentes participantes do programa.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto
#AssistênciaSocial 29/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Aurora realiza doação de 200 cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social
A prefeitura de Aurora realizou na manhã desta sexta-feira (29) a distribuição de 200 cestas básicas às famílias do município que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A ação solidária foi idealizada em conjunto, pelo prefeito Júnior Macedo, o secretário de Governo e Gestão - Adailton Macedo e pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social - Gardênia Gonçalves.

A entrega das cestas básicas aconteceu na sede da STDS, localizada na Avenida Antônio Ricardo, ao lado da prefeitura, no Centro da cidade. A ação solidária da gestão municipal beneficiou famílias das comunidades de Ingazeiras, Santa Vitória, Tipi, Varzantes, Santo Antônio, Araçá, dentre outras.

O evento contou com a presença do prefeito Júnior Macedo, que disse às famílias presentes, que seu intuito seria realizar ação bem mais abrangente, entretanto, as condições econômicas do município não permitiram. O gestor municipal aproveitou o momento para desejar a todos, um ano novo de muita paz e conquistas.

“.. Essa cesta básica veio em boa hora, eu estava precisando. Eu já fui atendida outras vezes com cestas básicas, graças a Deus eu só tenho a a
gradece”r, disse a dona de casa Suzana Bezerra, que reside no Bairro Araçá.

O Secretário de Governo e Gestão - Adailton Macedo felicitou a todos e classificou a iniciativa como louvável e frisou que a intenção da gestão seria beneficiar mais famílias, porém, neste momento não foi possível.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social - Gardênia Gonçalves disse que as famílias beneficiadas com a ação solidária da prefeitura foram filtradas de acordo com o nível de vulnerabilidade, ou seja, foram agraciadas com cestas básicas as famílias mais carentes do município, com base nas informações contidas em seus respectivos cadastros junto à STDS.

O evento também contou a presença do presidente da Câmara, o vereador Aderlânio Macedo, o vereador Cícero de Nequinho e João Filho.

Segundo o prefeito Júnior Macedo, sua intenção é continuar realização ações como esta, buscando beneficiar um número de famílias cada vez maior.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
TEXTO / FOTOS: RENATO RITO
#AssistênciaSocial 22/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Aurora realiza solenidade de lançamento do programa Criança Feliz A Prefeitura Municipal de Aurora, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou nesta manhã de sexta-feira, 22/12, nas dependências do Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, a solenidade de lançamento do Programa Criança Feliz - Primeira Infância, do SUAS.




A anfitriã do evento, a psicóloga Gardênia Gonçalves fez o lançamento oficial do programa, inclusive discorreu de forma minuciosa acerca da importância dessa ferramenta socioassistência que beneficiará 150 famílias carentes aurorenses, com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade.




O Prefeito Municipal Dr. Júnior Macedo disse a principio que não poderia deixar de participar desse momento tão importante como o lançamento do programa Criança Feliz. Falou ainda que programa como esse serve para fortalecer os laços familiares, tornando as crianças e suas respectivas famílias mais felizes.




O Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo, destacou a importância de parcerias com outras secretarias municipais no sentido de fortalecer cada vez mais o programa Criança Feliz, visto que o citado programa social serve para que essas crianças, principalmente das famílias mais carentes, tenham um acompanhamento adequado, conseguindo se desenvolver e criar boas raízes.




Na mesma oportunidade, houve a entrega de Kits bebê para gestantes assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inclusive o secretário de Governo, Adailton Macedo, ressaltou que nesse ano de 2017, foram entregues 100 Kits, e que para o ano vindouro a demanda possa aumentar ainda mais.




Enquanto as famílias assistiam atentamente a solenidade de lançamento do programa Criança Feliz, a criançada se divertia nos Brin quedos existentes no local, além de saborearem aquele delicioso algodão doce.




Participaram também do acontecimento, o Presidente da Câmara de Vereadores, Aderlânio Macedo, vereadores Osasco Gonçalves e Cícero de Nequin, o secretário de Finanças José Macedo, dentre outros.












Para que serve o programa Criança Feliz





O programa Criança Feliz serve para que essas crianças, principalmente das famílias mais carentes, tenham um acompanhamento adequado, conseguindo se desenvolver e criar boas raízes.





Pois, muitas vezes, com o pai e a mãe tendo que trabalhar fora, essas crianças ficam sem uma orientação adequada, assim, o programa surge para preencher esse vácuo, o qual, tem uma importância enorme no desenvolvimento dessas famílias.




Quais são os objetivos




O objetivo principal desse programa é conseguir promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. Isso é possível com visitas periódicas dos profissionais de saúde e da vara da infância na casa dessa população mais carente.




Com esse programa, o Governo espera reverter um pouco o quadro bastante delicado que a situação da infância vem sendo tratada no Brasil.




Assessoria de Comunicação







Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 20/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Alteração: Programas “Criança Feliz” e “Cartão Mais Infância” serão lançados nesta sexta-feira em Aurora
O ato de lançamento dos programas “Criança Feliz” e “Cartão Mais Infância”, este primeiro de competência do Governo Federal e o segundo do Governo do Estado, ocorrerá nesta sexta-feira (22) e não mais na quinta-feira (21), conforme havia sido anunciado anteriormente.

A solenidade terá início às 09:00h desta sexta-feira, no Centro Social Urbano, na Vila Paulo Gonçalves. A mudança de data e horário se dá em virtude de uma alteração na agenda da Primeira Dama do Estado, Onélia Santana, que marcará presença no evento para o lançamento do Cartão Mais Infância, o qual ela é embaixadora.

A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Aurora, Elma Gardênia está convidando a todos para participar do evento. O prefeito Junior Macedo deve marcar presença no evento para assinar o termo de adesão ao referido programa.

O programa Criança Feliz atenderá 150 famílias do município, já predefinidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Enquanto o Cartão Mais Infância beneficiará 239 famílias aurorenses.

Serviço

- Lançamento dos Programas Criança Feliz e Cartão Mais Infância
- Data: Dia 22 de Dezembro, sexta-feira
- Local: Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves
- Horário Às 09:00h da manhã


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
RENATO BRITO
#AssistênciaSocial 30/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Grupo mulheres de Ingazeiras participam de palestra sobre o alto exame do câncer de mama Com o intuito de intensificar as orientações sobre o alto exame do câncer de mama, o grupo de mulheres do Distrito de Ingazeiras, zona rural do município de Aurora, participou no sábado (28/Out), de uma importante palestra com a Drª Uilna Feitosa.




Cerca de 18 mulheres batalhadoras participaram do evento, na perspectiva de adquirir novos conhecimentos acerca de como se cuidar. Enquanto as mulheres recebiam as orientações necessária, em outra sala as crianças participavam de muita brincadeira e diversão .




Logo após a palestra, houve corte de unhas, cabelos e sobrancelhas , que deixaram as mulheres muito mais lindas, sob a parceria de Cantinho das Unhas em Ingazeiras, Lhy Sobrancelhas em Ingazeira e Rosana Makeup e equipe . Por ser nossas parcerias neste evento . o grupo tem resistrado 21 mulheres todas de Ingazeiras .




Tendo como equipe: Técnica - Cristiane Alencar dos Santos e como orientador Social . Cícera Rosana da Silva Araújo . Que sempre tem o apoio e dedicação da STDS na pessoa de Helma Gardênia . Foi uma manhã de muita informação e diversão; os encontros acontecem toda quinta feira às 17:00 no clube 2 de prata em Ingazeiras .



Assessoria de Comunicação
#AssistênciaSocial 26/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS promove palestra para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Sob o tema ‘Saúde Bucal’ - a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em parceria com a Secretaria de Saúde realizou na tarde de terça-feira (24/Out), importante palestra voltada para as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).




O evento teve lugar no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, e teve como palestrante o Odontólogo, Ismael Luna, acompanhado pela assistente Évila discorre acerca da importância da higiene bucal, inclusive houve aplicação de flúor na criançada.



Vale salientar que atualmente a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) é gerenciada pela psicóloga, Gardênia Gonçalves, enquanto a de Saúde é chefiada pela enfermeira Monalisa Holanda.



Assessoria de Comunicação





Fotos: STDS
#AssistênciaSocial 29/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SCFV e CAPS promovem palestra sobre o Setembro Amarelo - Mês de Prevenção do Suicídio Em alusão a campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, denominada de Setembro Amarelo (Mês de Prevenção do Suicídio - Falar é a Melhor Solução), a Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) promoveu nesta quinta-feira (27/Set), importante palestra acerca do assunto.




O evento que teve lugar no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, teve como público alvo os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), cuja palestra foi ministrada pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Psicóloga Fabiana, a Enfermeira Thamyres Quezado e o Assistente Social Jeymes Pereira.




A campanha ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.




Assessoria de Comunicação






Fotos: SCFV
#AssistênciaSocial 16/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria de Ação Social realiza entrega de Kits Bebê à gestantes assistidas pela prefeitura A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Aurora (STDS) realizou nesta quarta-feita, 16, ato de entrega de Kits Bebê as mães gestantes assistidas pela gestão municipal do prefeito Júnior Macedo e do vice Edglê Filho.




A solenidade de entrega dos Kits ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Bairro Araçá, na presença da titular da pasta competente, Gardênia Gonçalves, e demais profissionais da área da Ação Social e CRAS.




Ao todo, foram contempladas 11 (onze) gestantes, que segundo a técnica de referência do programa, a assistente social Wanessa Lustosa, o grupo de gestantes foi selecionado através de visitas domiciliares, portanto, um trabalho minucioso para constatar in loco as famílias que se enquadravam no programa.




Durante o período de gestação, as futuras mamães participaram de reuniões mensais, com profissionais que discorreram temas ligados ao processo de gravidez. É importante ressaltar, que o programa é subsidiado exclusivamente com recursos do município, portanto, recebendo o apoio total do prefeito Júnior Macedo.




Assessoria de Comunicação




Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 08/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cerca de 500 crianças, jovens e adolescentes são assistidas pelo SCFV em Aurora Com um público alvo de aproximadamente 500 crianças, jovens e adolescentes, inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), assistidos pelo Governo Municipal de Aurora, tendo a frente o jovem prefeito Júnior Macedo e seu vice Edglê Filho, tem se desdobrado no sentido de oferecer todas as condições necessárias para melhorar cada vez mais o desempenho dos profissionais atuantes no programa. A pasta demandante do programa é a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, chefiada pela psicóloga, Gardênia Gonçalves.

Em Aurora, o programa funciona de forma descentralizada, ou seja, além da sede as atividades se estendem pelas localidades de Ingazeiras, Crioulas, Coxá, Santa Vitória e Tipi. Os monitores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizam atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. Ainda contamos com a brinquedoteca, aulas de música e violão.

Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:
Crianças e adolescentes de 6 a 12 anos; Adolescentes de 13 a 17 anos; Pessoas Idosas, nos seguintes horários de funcionamento:
Segunda-feira: das 13:00 as 16:00 horas, crianças de 06 a 12 anos;
Terça - feira: das 13:00 as 16:00 horas, crianças de 06 a 12 anos;
Quarta-feira: das 07:00 as 10:00 horas, adolescentes de 13 a 17 anos manhã; 13:00 as 16:00 horas, adolescentes 13 a 17 anos tarde;
Quinta-feira: Idosos , realizam atividades no CRAS.

O programa é coordenado pela profissional Elaine Cristina (Nana), tendo com como técnicas responsáveis a psicóloga, Yanne e a assistente social, Edilene Santos, além dos coordenadores administrativos - Stênio e Vânia.

O q
ue é o SCFV?

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Unidade de oferta

O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência. Em Aurora funciona no CSU (Centro Social Urbano), por ter um espaço amplo e acessível.

Público Atendido

Pode participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Objetivo

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Ações
/Atividades

Formas de Acesso

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 27/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Aurora realiza VIII Conferência Municipal de Assistência Social Em cumprimento ao disposto no artigo 18, inciso VI, da Lei 8.742, de 07 de dezembro de 1993, a Prefeitura Municipal de Aurora, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), juntamente com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou nesta quarta-feira, 26 de julho, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social.

A programação aconteceu no auditório Dona Santô, Casa da Cultura, ao lado da Igreja Matriz, ocasião em que a principio foi servido lanche para os participantes, ouvimos os hinos nacional e municipal, seguido de apresentação cultural; fala da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Gardênia Gonçalves; Secretário de Cultura e Turismo, professor José Cícero (que na oportunidade representou o prefeito Júnior Macedo); o advogado Nardeli Macedo; bem como a Coordenadora do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Maria Edilene dos Santos Leite.

A 8ª Conferência Municipal tem por objetivo avaliara e propor diretrizes para o aperfeiçoamento/consolidação do Sistema Único de Saúde (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores, qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistênciaias; aprimoramento de mecanismo quem favorecem o protagonismo do usuário (a), participação social e controle social e escolher/eleger delegados (as) para a XII Conferência Estadual de Assistência Social.

A conferência foi ministrada pela assistente social, Maria Eliane Pedro dos Santos, que prori discorreu a respeito da situação política que passa o país, inclusive comentou se o momento fosse com a assistência social. A conferencista ressaltou que o evento não é ilustrativo, visto que o público tem poder de deliberação.

Na mesma oportunidade, Maria Eliane exibiu um vídeo acerca dos direitos socioassistênciais; destacou a importância da participação de todos os públicos nos debates; como também enalteceu o trabalho dos segmentos vinculados a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Na sequência, houve orientação para os trabalhos em grupos, seguido de Plenária de aprovação das propostas dos grupos, escolha/eleição dos delegados para a XII Conferência Estadual de Assistência Social.

Por fim, foi servido almoço para todos os participantes do evento, como também entrega de certificados.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto
#AssistênciaSocial 12/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Aurora realizará 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, dia 26 de julho O Governo Municipal de Aurora por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), juntamente com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizará no próximo dia 26 de julho vindouro, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social.

O acontecimento terá lugar no auditório da Casa da Cultura, situada ao lado da Igreja Matriz, centro da cidade, a partir das 08:00h da manhã. As conferências de assistência social são espaços de caráter deliberativo que oportunizam o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

São também espaços de debate coletivo que devem oportunizar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo, às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

Assessoria de Comunicação
#AssistênciaSocial 28/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é celebrado com exitosa programação em Aurora Em alusão a Campanha Mundial contra o Trabalho Infantil, data celebrada oficialmente no dia 12 de junho, aconteceu na tarde de terça-feira, 27, no auditório do Casarão da Cultura, centro da cidade, importante palestra concernente ao assunto em destaque.

A programação celebrativa ocorreu através de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o apoio da administração municipal do prefeito Júnior Macedo.

A palestra foi ministrada pelas técnicas do CRAS, Edilene Santos e Yanne Carvalho, assistente social e psicóloga, respectivamente. A principio, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Elma Gardênia, agradeceu a presença dos participantes, ressaltando que o poder público municipal está fazendo a sua parte, porém, espera-se que a sociedade de modo em geral possa fazer a sua.

O vereador Osasco Gonçalves disse que o combate ao trabalho infantil é uma luta de todos, visto que o trabalho infantil tira a infância das crianças, portanto, se não cuidarmos de nossas crianças qual será o futuro delas?, questionou o parlamentar.

Dando inicio a palestra propriamente dita, a assistente social Edilene Santos, a priori definiu o evento como uma roda de conversa, inclusive frisou que os pais não poder tirar seus filhos da escola para que eles exerçam atividades que caracterizem o trabalho infantil, mesmo que seja para ajudar nas despesas da casa.

Por sua vez, a psicóloga Yanne Carvalho discorreu sobre a Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, que altera vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Disse que é preciso diferenciar o trabalho infantil do caseiro, ou seja, aquele em que a criança ajuda a mãe no dia a dia, como por exemplo: varrer a casa, lavar a louça, arrumar o quarto, etc.

Voltando a fazer o uso da palavra, Edilene Santos destacou a união entre os segmentos CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, inclusive falou que o CRAS é a porta de entrada para tentar solucionar problemas dessa natureza, seguido da exibição do vídeo, Meia Infância - o Trabalho Infantil no Brasil.

Por fim, houve várias apresentações dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Pracinha do Menino Deus.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Rosana Araújo
#AssistênciaSocial 22/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Município de Aurora é contemplado com projeto Brinquedopraças do Governo do Estado O município de Aurora acaba de ser contemplado com o Projeto Brinquedopraças do Governo do Estado. A notícia foi veiculada no Diário Oficial do Estado, na edição de terça-feira (20/jun), pelo Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Virgínio Clementino.

Além de Aurora, os municípios de Brejo Santo e Milagres foram vencedores do segundo edital de chamada pública que contempla as cidades com as Praças Mais Infância Tipo 02 e Brinquedopraças.

No município de Aurora o projeto será instalado na Praça Padre Cícero, situada na Rua Cel. Botelho Leite (ao lado do antigo prédio da estação ferroviária). A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Aurora, Gardênia Gonçalves, disse que está muito feliz com essa conquista da gestão municipal do prefeito Júnior Macedo, visto que para alcançar tal objetivo, houve um grande engajamento de sua pasta.

Assessoria de Comunicação
Foto: Reprodução/Arquivo da Imprensa
#AssistênciaSocial 13/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Representantes de Aurora participam de Campanha contra o Trabalho Infantil no Cariri Nesta segunda-feira, 12, representantes da administração municipal do prefeito de Aurora, Júnior Macedo e do seu vice, Edglê Filho, estiveram no Centro de Convenções do Cariri, na cidade do Crato, participando da programação alusiva ao Dia mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

No Estado do Ceará, o título escolhido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) foi: # CEARÁ DIZ NÃO AO TRABALHO INFANTIL. Oportunamente, o município de Aurora esteve representado por agentes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O evento contou apresentações culturais dos municípios de Juazeiro do Norte, Várzea Alegre, Granjeiro, Santana do Cariri, Crato e Lavras da Mangabeira, apresentação artística - Felipe Rima. O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) Josbertini Clementino expôs o Panorama de Desafios dos 11 municípios Prioritários das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).


Segundo dados da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, na região, foram identificados 216 casos, em 2017, de exploração laboral de crianças, dos quais 84 já foram solucionados, em seis cidades. Entre 2014 e 2015, o Estado do Ceará foi o que mais reduziu o trabalho infantil no País.

O evento é mais uma ação da Campanha Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil, desenvolvida pela STDS, no Ceará. “Esta Campanha representa mais um passo para a completa erradicação das piores formas de trabalho infantil no Estado, meta proposta para este ano.

Nós mobilizamos os municípios da Região do Cariri porque precisamos do total engajamento e compromisso das equipes que acompanham, de perto, o dia a dia das famílias mais carentes do Ceará”, explicou o titular da Pasta, lembrando que, em seis anos, o Ceará reduziu em 75% o trabalho infantil no Estado.

Assessoria de Comunicação
Informe/STDS - CE
Fotos: STDS-Aurora
www.aurora.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 10:30:27