Famosas não apenas pelos minérios que até hoje se escondem no seu subsolo e protegidas por um serrote íngreme e belo rodeado de caatinga densa, as minas do Coxá de Aurora ao que parece, ainda constituem um grande mistério. Um enigma atemporal como um constante acerto de contas do passado com o presente em nome das utopias do futuro. Uma verdadeira saga sertaneja que por mais de um século de história tem alimentado de causos e contos fantásticos as vastas narrativas da crônica caririense e nordestina. Assim como de aventuras e sonhos de riquezas, a imaginação de todos quantos de algum modo são tocados pelos encantos do seu rico chão. Como se ver, uma página das mais palpitantes da nossa história regional, cuja escrita ainda não se concluiu no seu todo.No passado pertenceram ao padre Cícero Romão que as adquiriu, segundo dizem, por compra junto aos sitiantes do lugar, provavelmente antes de 1903. Entretanto, a sua posse legal constitui-se por anos a fio como um dos mais ferrenhos litígios daquela época fazendo com que sua demarcação definitiva se desse pela força das armas e à revelia da lei. (Fonte: José Cícero)
Constitui um dos atrativos naturais que compoe o rio Salgado Aurorense. Encontra-se localizado praticamente na entrada da cidade da direção de Lavras da Mamgabeira. Mais precisamente nos limites do sítio Santa Bárbara. No passado representou um ponto de encontro e de lazer da população notadamente nos feriados e finais de semana. trata-se de um ambiente natural com fartura de água e árvores em cujo leito as correntezas do Salgado percorrem sobre um leito constituido de muintas rochas. Caracterizando-se por uma formação geologica de rara beleza propricia para os banhos e piquiniques.
O monumento foi edificado pela secretaria de cultura local sob os auspícios da gestão municipal no sentido de assinalar os 190 anos da passagem do revolucionário pernambucano pelo território aurorense que seguia em direção ao Crato. No Juiz de Aurora Caneca foi preso com cerca de 600 revoltosos sendo reconduzido ao Recife onde um ano depois foi fuzilado, juntamente com outros companheiros, inclusive com execuções em Fortaleza, a exemplo do célebre padre Mororó. Sendo o fim do movimento libertador que envolveu rebeldes de Pernambuco, Paraíba e Ceará.
Formação geológica localizada às margens do rio Salgado no sítio Volta, trata-se de um conjunto de formação rochosa através do qual correm as águas do rio Salgado. Encontra-se localizada no sítio Volta na região do Pavão sendo por isso mesmo um dos atrativos naturais bastante apreciados pelos aurorenses e todos quantos o conheçe de perto.
FRANCISCA AUGUSTO DA SILVA, nome completo da MÁRTIR FRANCISCA. Nasceu na cidade de Aurora-Ceará no sítio Creoulas aos 21 de fevereiro de 1941. Sendo seus pais Manoel Pedro Ferreira e Júlia Augusto da Silva. Seu batismo teve como celebrante o reverendíssimo Padre Juvenal Colares Maia no dia 23 de maio de 1941 na igreja Matriz do Senhor Menino Deus.Os padrinhos de batismo foram Paulo Gonçalves Ferreira e Josefa Gonçalves Pinto. No dia 09 (nove) de fevereiro de 1958 às 14:00 hs, no sítio Mororó nesta mesma cidade o correu o seu falecimento.Numa noite de dezembro de 1994, se reuniram os irmãos penitentes no Sítio Mororó para fazer suas orações, penitências como de costume.quando de repente começou a chover, neste momento o Decurião João Soares Chagas (João de Mundoca) lançou a idéia para os irmãos presentes no sentido de se construir uma igrejinha da Mártir Francisca no Sítio Mororó (várzea de Conta). Todos os irmãos presentes ficaram de acordo com a idéia da construção da referida igrejinha.
Estação da Estrada de Ferro da RVC, em Aurora; palco do atentado que levaria a morte o coronel Isaias Arruda, principal mentor do plano de ataque de Lampião a Mossoró. Neste episódio apesar de algumas literaturas fazerem sua ligação à traição cometida por Isaias a Lampião, o fato realmente se deu em função de intrigas entre o referido coronel e a família Paulino.A Estação de Aurora pertence a Linha-tronco, ou Linha Sul, da Rede de Viação Cearense e surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense (RVC) , imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A estação de Aurora foi inaugurada em 1920 e a linha chegaria ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul até o dia 16 de novembro de 1989, quando encerraram suas atividades de transporte de passageiros.
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
O Portal da Prefeitura Municipal de Aurora utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.